terça-feira, 16 de setembro de 2008

PRÉ-SAL, IMPRENSA E GENTE DECENTE



Estudo da Câmara defende nova estatal para explorar pré-sal.
(Vermelho)


"Um estudo realizado pela Consultoria Legislativa da Câmara dos Deputados diz que o Brasil é o único país entre os maiores produtores de petróleo que ainda utiliza livres contratos de concessão, orientados para atrair investimentos. Em grande parte do mundo, a exploração em áreas como a do pré-sal é feita por meio de Contratos de Partilha de Produção. “Esses contratos transfeririam a propriedade do petróleo produzido à União”, alerta o trabalho que defende a aplicação dos recursos do pré-sal na erradicação da pobreza, ciência e tecnologia e educação.""

Pois é. Essa manchete na minha forma de ver, merece dois enfoques: O primeiro, que desfaz ( e tem que desfazer) a imagem de que todos os funcionários públicos, de carreira, do poder legislativo, executivo e judiciário são incompetentes e não dão bola para o país. Afinal, o estudo mencionado é supra partidário e feito pelo corpo técnico do órgão mais odiado da República, a Câmara dos Deputados. No meu cotidiano vejo gente com a maior competência, brasilidade e sentimento de justiça atuando nos três poderes.

O segundo enfoque é o da imprensa, como ela vê o pré-sal. Na data de 16 de setembro, de tardezinha, Boris Casoy e Joelmir Betting exortavam população e empresários (através do medo que tentam incutir) a forçar o Governo a partilhar o pré-sal com a iniciativa privada. Não se trata de deixar ou não a iniciativa privada executar tarefas, gerar empregos e ter lucros com o pré-sal. Se trata de ENTREGAR o pré-sal para os interesses alienígenas.

É isso que não podemos permitir, e que já foi feito diversas vezes em terras brasileiras.Como disse o leitor Marco Antonio Leite, o pessoal do entreguismo não tem pátria, portanto não se incomoda se o dinheiro vai pra fora. Mas você e eu temos pátria e por isso precisamos estar atentos às manobras espertas desse lobby.

Podemos sim, e devemos, chamar investidores para esta caminhada. Mas cada um tem que saber o seu lugar. O Brasil só será decente de verdade, quando tivermos educação e saúde para todos. E esta é uma oportunidade de ouro.

O pré-sal é um "superávit", é um bônus que encontramos no meio do jogo. Vamos usar isso ao nosso favor.

Eu como brasileiro, aceito dividir. Mas não aceito entregar. O dinheiro gerado no Brasil por recursos brasileiros deve ficar no país e ser empregado em favor de nosso povo. Empregado em favor de quem precisa e não simplesmente destinado a pessoas que sequer tem mais o que fazer com tanto dinheiro.


.

Nenhum comentário: