sexta-feira, 26 de setembro de 2008

THAT´S ALL FOLKS



Ainda há quem acredite na capacidade americana de dar a volta na crise.

Imaginam que como ocorreu no final dos anos 70, poderia haver uma corrida em massa dos países pelo refúgio "seguro" dos títulos do governo estadunidense.

Mas infelizmente, não há mais espaço no mundo para isso. Não há inclusive, mais a necessidade de fazerem isso. Até porque, já ficou claro que a possibilidade de o próprio governo pagar seus débitos é cada vez menor. E ficará menor ainda na medida que as empresas forem falindo.

Menos arrecadação, dívidas com guerras, contribuintes exaustos de tantas mentiras.

Não dá mais imprimir dinheiro como foi feito nos anos 70/80 porque os EUA não podem mais exportar sua dívida. As reservas mundiais em dólar estão caindo e os países e empresas aos poucos (e agora cada vez mais) estão optando pelo euro e outras moedas promissoras. Isso signfica que se imprimirem dinheiro, terão o mesmo destino do Brasil e tantos outros países tiveram nos anos 80: Inflação.

Naquela época os EUA tinham pra onde expandir seus tentáculos financeiros e bélicos.

Atualmente não há mais espaços livres para serem ocupados. A quebradeira só não será maior porque naturalmente alguns governos terão que ajudar, pra não verem a crise ficar maior ainda na sua própria casa.

Porém, aí entra a (in)disposição do contribuinte mundial em se ralar pra ajudar os arrogantes-mór do mundo...

Eu não poria minhas fichas na América desta vez...

A não ser é claro, que resolvam fazer mais guerras pra estimular sua economia, como sempre fizeram. Daí, eu digo, tomemos cuidado!


.

Nenhum comentário: