domingo, 22 de março de 2009

FHC, POLIGLOTA

.
Para todos aqueles que sempre ouviram que FHC é um cidadão letrado, um intelectual, eu lhes digo que honestamente, tenho minhas dúvidas. Antigamente eu até costumava ler o que ele escrevia, ouvir o que ele falava. Hoje sei que não passa de um amontoado de retórica. A mesma retórica que o elegeu e que o no poder, o levou a realizar quase nada do que pregava. Ele conseguiu deixar o país com a economia estável, mas substancialmente mais pobre do que era antigamente.

Porém, uma das coisa que ele escreveu e fez, foi entregar o Brasil à submissão. Quem não acredita em mim que procure os discursos deste homem nos anais quando ainda era congressista. Ele afirma que nós só nos daríamos bem se fossemos "anexos" das grandes economias, notadamente dos EUA.

FHC, portanto pregou, e fez, a submissão nacional.

Don Fernando como um cara inteligente é mais um daqueles mitos urbanos que nem todos têm a disposição de contrapor. E claro, nossa mídia não ajuda.

Bem, mostro aqui uma entrevista deste senhor à Aj Jazeera. Nela, ela fala coisas muito básicas. Boa parte delas, tira das experiências do Governo atual. Que aliás, são bem diferentes das que ele fez. Ele não fala e o entrevistador não pergunta, mas a verdade que se encontra em suas palavras é que boa parte das vezes, ele afirma que a posição do Brasil hoje em dia, é extremamente diferente da posição que tinha quando ele era o chefe. 

Resumo da ópera. Ele pega carona neste Brasil pra dizer que quase tudo é fruto do que ele fez. Acredite nisso quem quiser.

Mas trocando em miúdos, é novamente o "esqueçam o que eu escrevi", de sua autoria, que o fez tão famoso.

A entrevista é em inglês e infelizmente, sem legendas.  Quem entende a língua notará que aliás, FHC é sofrível nesse idioma. Seu inglês não é nada mais avançado do que o de botequim. Estranho, para um poliglota.




.

2 comentários:

Charlinhoo disse...

tenho certeza de que ele é infinitamente mais letrado do que o lula.


eu nunca vi FHC prescisar de um interprete nos países estrangeiros

Anônimo disse...

Do you speaking better?