Esta notícia saiu no Vermelho:
"O grande desafio da missão lunar será trazer os astronautas de volta à Terra, disse Xu Shijie, da Universidade de Aeronáutica de Pequim, à agência de notícia Xinhua. "O problema-chave da tecnologia é o 'retorno'", disse o professor, acrescentando que qualquer missão à Lua também terá dois estágios preliminares de órbita e, então, de pouso na superfície da Lua.
O lançamento de sondas recuperáveis de 2017 a 2020 à Lua será o teste-chave de engenharia espacial chinesa. Autoridades chinesas mostram-se, oficialmente, cautelosos sobre o fato de levar o homem à Lua e estipulam 2020 como a data final para o envio da tripulação ao espaço.
No ano passado, três astronautas chineses completaram com sucesso a primeira caminhada no espaço, numa missão que durou 68 horas e foi saudada como a maior vitória dos líderes do país. A caminhada no espaço é crucial para os projetos de longo prazo para uma estação espacial e um pouso na Lua.
O programa espacial da China está agora passando a uma próxima etapa de desenvolvimento para aprimorar as necessidades tecnológicas para acoplar duas naves espaciais e pôr uma estação espacial em órbita. Em 1969, os norte-americanos Neil Armstrong e Edwin "Buzz" Aldrin pousaram na Lua — os primeiros astronautas a conseguirem esse feito com a missão Apollo"
Pois bem, sejamos lúcidos. Hoje a tecnologia não se desenvolve em escalas aritméticas e sim em escalas geométricas. Jamais se produziu tanta coisa diferente, tanta tecnologia nova em tão pouco tempo. Ademais, certas descobertas não são propriedade de ninguém especificamente. Ou seja, seria relativamente fácil de se copiar alguma coisa obtida há tanto tempo. Ainda mais algo de tanta valia.
Aí eu faço a seguinte pergunta. Será que a China de 2009 é TÃO mais atrasada tecnologicamente que os EUA de 1969? Ou será que tem algo errado na história que aprendemos e "vimos" pela televisão?
Muitas são as teorias de que o homem jamais pisou seus pés na lua. A física dá suporte a algumas delas, mas nesse campo, nem vou entrar.
Apenas me adianto em relembrar que a URSS tinha colocado o primeiro satélite não tripulado na órbita da terra e em seguida, com o Sputnik II, lançou a cadelinha Laika, que infelizmente, morreu no espaço.
Depois disso, Iuri Gagarin foi o primeiro humano a orbitar em volta do nosso planeta.
Os EUA perdiam de 3x0 contra o "império do mal".
Uma mentirinha era mais do que bem-vinda. Era o gol aos 45 do segundo tempo.
Mas o que não entendo, salvo melhor juízo, é que, se era tão fácil há 40 anos (reza a lenda que lá estiveram por 6 vezes entre 1969 e 1972) qual o problema em voltarem?
Tudo bem, hoje vá lá, sairia caro. Obama não gastaria dinheiro com essa besteira. Mas e Bush, Nixon e principalmente, o louco do Reagan com seu projeto Guerra nas Estrelas?
Reagan teria com certeza colocado alguém para pisar na lua outra vez em sua ensandecida busca para provar que seu "império do bem" era superior em tudo.
Estranhamente, os EUA se calam a esse respeito por 4 décadas. E uns anos atrás lí a notícia de que os originais das missões espaciais foram roubadas da Nasa, justamente quando começou a circular o mundo pela internet um punhado de teorias da conspiração que pregavam serem os EUA uma grande nação de farsantes.
Muito conveniente! Mas infelizmente teoria da conspiração é isso. Não dá pra saber o que é fato e o que não é.
Mas é um fato que basta procurar na internet para achar centenas de notícias de veículos confiáveis falando a respeito dos imensos investimentos para fazer o tal "retorno". Se fala de tudo, desde qual combustível seria usado (que pudesse ser compacto o suficiente) até a maneira correta de se pousar na lua.
Não estou afirmando que é mentira os EUA na lua. Mas para mim, faltam realmente provas mais fortes do que um simples videozinho fajuto. Penso aqui na minha ignorância que se esta tecnologia já existia há 40 anos, bastaria melhorá-la, ao invés de querer reinventar a roda. Se sabiam pousar na lua há 4 décadas o que houve, a física mudou as leis nesse meio tempo?
.
2 comentários:
Prezado Marcelo,
Excelente esse seu texto pondo em dúvida o fato de a lua ter sido visitada pelos astronautas americanos. Tenha certeza que você não está sozinho. Eu tenho cá minhas dúvidas também. Não vou nem perder meu tempo em perguntar a algum cientista de categoria ou físico de alto gabarito sobre essa possibilidade, pois a resposta não irá me convencer facilmente. Eu lembro naquela época na TV foi um espetáculo maravilhoso, digo espetáculo. Como agora o mundo está cobrando a fatura das mentiras americanas, tais como as guerras inventadas e agora a monumental "riqueza" oca de seu sistema financeiro é provável que haja mais novidades também no reino tecnológico. No mais, como um roqueiro inveterado, vou curtindo o que eles têm de melhor: a música e o cinema, só isso.
se tem algo que eles sabem fazer, é cinema. As vezes meio sem conteúdo, mas não faz mal. Já no rock, prefiro os ingleses!
Postar um comentário