segunda-feira, 9 de março de 2009

FHC: "MEU AVÔ QUERIA FUZILAR O IMPERADOR"

.



Esta veio de um leitor do PHA, o Borges, datado de 6 de março:

"FHC EM ENTREVISTA A ROBERTO TOLEDO:


“FHC: ….fui criado numa família afeita à política. Então, desde menino, bem menino mesmo, com oito ou nove anos – meu pai era uma pessoa muito aberta, muito democrata –, eu participava das conversas, ou assistia às conversas. Já na casa de minha avó era assim: depois do almoço ou do jantar – mais do jantar – começava a discussão política. Havia muita briga entre eles. Meu pai era militar e meu avô também. Tinham participado de muitos episódios da história do Brasil. Outro dia li um artigo do Sarney mencionando um jovem tenente – ou alferes, como diziam na época – que tinha proposto fuzilar o imperador. Eu disse: “É o meu avô”. Há um quadro clássico de três oficiais levando ao Imperador a ordem de banimento. Um é meu avô (Toledo,1998, pp. 339-340)"


Primeiro que ele acha que o mero militarismo significa "política".  Certamente a Folha também acha isso, tanto que emprestou seus veículos para que nossos caros generais transportassem as pessoas que iam torturar.

Segundo, que a palavra "golpe" aparece dissimulada no discurso de Don Fernando. Para ele, é ordem de banimento. Matar um imperador não é golpe, é ordem de banimento. Bonita palavra, Fernandinho!

Terceiro, que de acordo com o que ele mesmo diz, sendo de uma família de militares, dá pra imaginar como deve ter sido duro seu "exílio" na Europa (sobre o qual ele tanto se orgulha) e como seu pai, um general, deve ter se esforçado barbaridade para acabar com a ditadura brasileira.

E quarto mas não menos importante; sabemos como foi democrático seu governo, passando o trator sobre tudo e sobre todos (quem não lembra de Sérgio Motta?) para aprovar o mais rápido possível as privatarias (a melhor foi a da Vale, que foi doada por menos de um centésimo de seu valor real) e a reeleição, esta última ao custo de 200 mil dólares por deputado.

Curioso é que desse mensalão, nossa imprensa não fala, afinal, como sabemos, foram Lula e o PT quem iventaram a corrupção.

Serra vencendo o pleito de 2010 sob os auspícios de Don Fernando, o Brasil entra definitivamente na era das trevas. Afinal, pela forma como lidam com os movimentos sociais e a imprensa,  não temos dúvida de que são democratas de carteirinha!

A obra de Don Fernando, O Esquecido, é vasta e irretocável. Sua vida é um primor. Vejamos alguns insights:

Clique aqui para saber que FHC surrupiou obra escrita de um colega, e falou que era dele.
Clique aqui para relembrar a filha deste homem, que ganhava sem trabalhar, empregada pelo DEM.
Clique aqui para ler sobre o filho escondido de FHC com a jornalista da Globo, que a mídia acoberta.
Clique aqui para derrubar o mito do "poliglota". Inglês macarrônico igual ao do Joel Santana.

Clique aqui para ver o que o NY Times falou sobre o filme de Lula.

No destaque, 5 charges de Angeli sobre este saudoso tempo de nossa República, em que fomos governados por uma pessoa tão sábia e interessada pelo brasileiro.
.
.

Nenhum comentário: