domingo, 1 de março de 2009

A LÓGICA DO COMUNISMO

.
A dialética é mesmo uma coisa fantástica.

Lí no NY Times que os republicanos estão chamando Obama de socialista.

Sabemos que para o americano médio, essa palavra, bem como "comunista" significam praticamente "filho do capeta" ou "anticristo".

O povo comum não sabe que socialismo e comunismo são apenas sistemas econômicos, do mesmo modo que é o capitalismo. Confundem com ideologia de repressão e um monte de outras tolices.

Mas claro, isso foi feito de propósito. Esta distorção dialética surgiu nos EUA nos anos 1920 e tomou força a partir dos anos 40 do século passado para misturar as idéias da pessoa comum. Não deixar que a lógica soviética, que prometia uma vida menos desigual às pessoas, invadisse aquele país.

Nem vou entrar no mérito se isso funcionou ou não funcionou. Ao contrário de muita gente por aí, temos cérebro e sabemos fazer cálculos.

O fato é que jamais soube o grande público americano, que por trás da liberdade prometida pelo capitalismo, também havia repressão, condenações sem acusação, fome, guerra e ditadura. Tudo isso promovido com amor e carinho especialmente pelo governo de tio sam e do governo inglês.

Basta lembrar que a América Latina toda já teve seus dias de ditadura (a Folha de S. Paulo acha que não). E nenhum daqueles cruéis bandidos no poder eram comunistas. Mesmo os EUA já viveram épocas de perseguição ideológica, onde a pretexto de se cassar inimigos da "liberdade" se colocava na cadeia qualquer um que andasse com uma camiseta vermelha mais suspeita. Recentemente, Bush ceifou as liberdades individuais de seus concidadão em sua luta não contra o comunismo mas sim, contra o "terrorismo".

Leia o "ato patriótico" e se assuste ao imaginar que está em plena "ditadura" stalinista.

Bem, com os republicanos chamando Obama de socialista, pretendem jogar o povo contra o Presidente por causa de seus projetos de universalização da saúde, de cobrar mais impostos dos ricos, etc. Assim, tentam fazer com que continue o modelo excludente implantado naquele país onde os ricos foram ficando cada vez mais ricos, mais imunes à lei e os pobres, foram sendo jogados no moedor de carne.

Mas parece que desta vez o discurso não vai colar como tem colado nos últimos 90 anos. Por causa da crise nascida e causada pelos EUA, os americanos estão começando a pensar que pode haver alguma coisa boa nos sistemas socialistas da Europa, notadamente na Suécia, na Finlândia.

Esses países não usaram a dialética para dizer que os comunistas eram ditadores, nem para dizer que os capitalistas são libertadores. O povo soube dar valor a Marx, Keynes do mesmo modo que deu valor a Adam Smith.

E a nós, aqui abaixo do equador, cabe lembrar que muito já se fez em nome da ideologia. Muita gente foi morta ou perseguida por causa dessas distorções propositais que o poder resolveu tomar. Convém rememorar quantas pessoas foram mortas pelos "cristãos" em nome de Deus. Pelos muçulmanos em nome de Alá, e por ditadores em nome do comunismo e da liberdade.

Isso porque repetidamente o povo abraça as idéias de seus governantes sem questionar por quê e para quê. E continuará indo para o moedor de carne se nisso persistir.

.

Nenhum comentário: