sexta-feira, 13 de março de 2009

O BRASIL VISTO DE FORA

.
Apesar da patética campanha veiculada pelo PFL (ops, "democratas") detonando o Brasil e o Governo Lula por causa da crise, vejamos o que saiu na BBC (trazido pelo UOL) a respeito da importância de nosso país:

"Uma reportagem publicada pelo diário britânico "Financial Times", nesta sexta-feira, afirma que o Brasil faz parte de uma lista informal de países-chave nas discussões do G20 financeiro, elaborada pelo governo britânico.

Citando "um relatório confidencial" vazado do Ministério do Exterior britânico, o artigo diz que a lista de 11 países --da qual Argentina, México e mesmo a Rússia ficaram de fora-- revela um "retrato intrigante" de como o governo britânico "vê o mundo".

Além do Brasil, que presidiu o G20 no ano passado, estão entre os "países prioritários" EUA, Reino Unido, Alemanha, França, Itália, Japão, Coréia do Sul, China, Índia, Arábia Saudita e África do Sul.

O envolvimento do G20 --um grupo formado por países desenvolvidos e emergentes-- nas discussões sobre a crise econômica mundial é resultado de reivindicações por uma maior democratização nas decisões sobre a economia do planeta.

Líderes de países em desenvolvimento pedem mais voz nesta questão, apontando que foram ironicamente os países desenvolvidos que permitiram os desequilíbrios que levaram à espiral dos tempos atuais. O encontro do G20, marcado para Londres, simboliza essa tentativa de diálogo.

Emergentes como Argentina, Rússia, México, Turquia e Indonésia não foram classificados como "Estados prioritários" na lista do ministério britânico, revela o editor político do jornal. A lista se completa com dois países desenvolvidos: Canadá e Austrália.

"O documento confidencial foi divulgado em dezembro passado (...) para fornecer (subsídio) a serviços de relações públicas para a cúpula de Londres", diz a reportagem. Segundo o "FT", a ideia do governo era contratar empresas lobistas e empresas de RP para atuar junto aos países prioritários.

As iniciativas incluiriam a promoção de campanhas de mídia, para "elevar o perfil do encontro para o público geral e para os formadores de opinião, facilitando uma tomada positiva de decisões".

Mas no fim, diz a reportagem, o contrato de lobby de cerca de R$ 1 milhão não foi outorgado.

O governo britânico respondeu que a lista "não é em absoluto uma hierarquia firme dos Estados mais importantes para as nossas relações políticas"."

Quer dizer, que ainda não se deu conta, ou ainda cai na conversa de nossos bem intencionados senhores da direita, eu proporia que procurasse saber mais. Tem muita gente sendo enganada por aí!

.

Nenhum comentário: