quarta-feira, 10 de novembro de 2010

PANAMERICANO

.

É claro que este medíocre escriba não está dizendo que tenha acontecido com o Panamericano de Silvio Santos, o que vamos relatar a seguir. Apenas é uma coisa sobre a qual, vale a pena pensar. Ir aprendendo as coisas do mercado. Ou seja, nem adianta vir processando porque que fique claro, ninguém aqui está afirmando nada. Estamos apenas ventilando coisas que aconteceram no mundo. Só coisa pra quem tem boa memória.

Diz a lenda nas teorias da conspiração, que George Soros o mega-especulador (que a mídia graciosamente chama de mega-investidor) quebrou a economia da Malásia, lançando boatos sobre a moeda local. Ela perdeu valor e ele comprou muito. Depois, quando subiu novamente (porque obrigatoriamente subiria) ele vendeu na alta. Ou seja, faturou zilhões de dólares.

Do mesmo modo, os mesmos teóricos da conspiração, que pretendem acabar com a boa fama desse filantropo, disseram que em 1992 ele quebrou o banco da Inglaterra. Usou o mesmo expediente. Falou que o governo iria desvalorizar a moeda. Com os boatos, o valor da moeda caiu ainda mais. O que ele fez? comprou, comprou, comprou. E depois? Vendeu, vendeu, vendeu. Tudo na alta...

No Brasil, tivemos o advento de um tal Naji Nahas, amigo de Daniel Dantas e alguns políticos pátrios como o falecido Celso Pitta, pupilo de Maluf na Prefeitura de São Paulo. Ele fez coisa dessa lavra também. Simulou a alta das ações de sua própria empresa, comprando através de laranjas tais ações. Assim, capitaneava novos investidores que imaginavam que as empresas estavam sendo lucrativas.

O que você faria se fosse dono de uma empresa grande que pode passar por dificuldades e está na mão de quem você não gosta? Eu, se fosse o dono e fosse um pouco esperto, faria o seguinte. Abriria um escândalo pra derrubar as ações (escândalo baseado em realidades, diga-se). Como isso não seria suficiente pra quebrar a empresa porque ela tem lastro (lastro que eu mesmo ofereceria como garantia), a queda no valor das ações teria limite. Aliás, limite estabelecido pelo próprio lastro e pela existência de um fundo garantidor, tipo um PROER.

Assim, eu esperava chegar no mínimo e comprava tudo. Depois, como a empresa está calçada (por mim mesmo), vagarosamente as ações voltariam a subir. Mesmo que demorasse um ano pra atingir os patamares pré-crise, eu teria ganhado bilhões porque em qual aplicação se ganha tantos porcento em um ano?

Só tráfico de drogas e prostituição.

Eu se fosse um cara de dinheiro e tenaz, faria isso.

Silvio não faria porque ele é honesto e todo mundo sabe disso. Diz a lenda que é o maior pagador individual de impostos do Brasil.

PS. Ainda pra quem tem boa memória, a frase da manchete, "siga o dinheiro" teria sido dita no caso Watergate ao jornalista (esse, jornalista de verdade, não os arremedos que vemos por aí) Bob Woodward. Pela frase, a pista pra encontrar os detalhes do escândalo do então Presidente americano Richard Nixon. Ou seja, siga o dinheiro e você descobrirá tudo.

Clique aqui para ver o assessor do Serra que fugiu com 4 milhões e a imprensa "não viu".
Clique aqui para relembrar outro caso bacana sem similar no Brasil.
Clique aqui para ver algo sobre os culpados da crise do ano passado.
.

Nenhum comentário: