sexta-feira, 5 de novembro de 2010

LÍDER DO PSDB

.

Eis que nesta bela sexta-feira nos deparamos com esta notícia curiosa do Poder Online. Se Aécio quiser a liderança do PSDB no Senado (e portanto, a liderança -ao menos, moral- da oposição), terá que "disputar" com Álvaro Dias.

Hm. Disputar?

Aécio é "o" escolhido para ser o próximo Presidente do Brasil, esperando apenas acabar o tempo de Dilma na cadeira. Ele não precisará sequer de eleições. É um fato concreto. Tão concreto quanto era o empoderamento de Serra. Quem não lembra da capa da fabulosa Veja com o Zé Chirico na capa e as letras garrafais "o Brasil pós Lula"?

Ou seja, Aécio não disputa nada com ninguém.

Mas Álvaro Dias fala uma coisa interessante na pequena entrevista que dá ao IG (veja). Ele diz que se Aécio tiver mesmo vontade, haveria um pequeno bate chapa. Mentira porque não haveria bate chapa algum. Álvaro faz parte do setor "babando de raiva" da tucanalha e Aécio do setor "marido da Barbie". Quem será que o imprensalão vai escolher pra fazer repercussão de qualquer projeto do governo no Congresso? Aécio, claro.

O que é verdade nas palavras de Álvaro é que Aécio pode muito bem não querer o cargo. Ele é estilo low profile. Mineiro tradicional ele come pelos flancos. Não vai querer ficar se queimando à toa. Aécio se for esperto ficará sentado no trono e só aceitará ser ouvido quando tiver que dar o voto minerva. Ele não é besta de ir para a rinha de galos que tem na Câmara Alta brasileira todos os dias (os poucos dias que eles trabalham, deixemos claro).

Deixará o fight para quem é menor que ele, para quem não é iluminado.

Álvaro poderá até se acostumar a dar entrevista todo dia pro Jornal Nacional dizendo que Dilma não presta. Afinal, todo mundo sabe que ele não vai além disso, mesmo. É inofensivo. Álvaro nunca vai ser Presidente nem será outra vez Governador do Paraná. Então, ele que fique com os holofotes.

Claro que tem a questãozinha da análise do PSDB sobre o caso. Como Álvaro é o representante dos babões raivosos e os babões raivosos perderam as últimas eleições, talvez a tucanolândia queira alguém incisivo, mas bonitinho ao mesmo tempo. Porém, pouco importa o que o partido quer. Agora quem manda é Aécio porque a facção paulista do PSDB foi pelo ralo junto com Serra e FHC.

Se Aécio quiser, vai estar apenas se desgastando. E ele é bem menos besta do que parece.


Clique aqui para ver que jovens demotucanos, pregam o golpe militar.
Clique aqui para ver como funciona a militância do tucanato.
Clique aqui para assistir ao vídeo onde Dilma esculacha a Folha de S. Paulo.
.