terça-feira, 2 de novembro de 2010

A REALIDADE E A FICÇÃO

.

Sabido é que, conforme o Cloaca mostrou em sua diatribe de hoje, uma manchete do La Republica do Uruguai mostrou exatamente o que ocorreu nas eleições deste domingo. Nem a direita, nem a mídia nem o Papa conseguem derrotar Dilma (veja).

O que veremos no Brasil nos próximos anos é uma venezuelização do país. A mídia vagabunda encabeçada pelos quatro "grandes" (Veja, Estadão, Folha e Globo) criará um clima fantasioso de cerceamento de liberdade de expressão, e boa parte da nossa elite loira e classe média cairá no golpe.

É muito fácil notar que isso já começou. Quando a Veja disse que Lula é ditador e a mídia em geral começou com a história da tal censura da imprensa (censura que até o FInancial Times de Londres disse que não existe) vimos que a semente foi lançada. Dilma, num discurso apaziaguador, garantiu que manteria as liberdades de expressão. Ela deveria ter sido mais dura porque seu recuo pode dar a entender, para quem quiser encarar assim,  que verdadeiramente, algum dia as liberdades tivessem sido tosqueadas pelo PT.

Serra em sua ameaça de despedida fez o mesmo. Bateu na tecla da "democracia" como se vivessemos em uma ditadura. E como se não fosse seu partido, seus aliados e a imprensa pátria vadia, quem estivessem procurando fazer nascer no Brasil um governo de exceção Especialmente a exceção econômica, colocando as classes sociais em franco conflito.

Para aquele cidadão comum, com o QI que lhe permite somente acreditar no que é falado pelos veículos tradicionais do imprensalão brasileiro, ficará o medo angustiante de que um dia o governo petista descambará para o totalitarismo.

Essa é a artimanha usada largamente no mundo todo. É assim nos EUA, foi assim na União Soviética. Na Venezuela e na Europa. O que é preciso perceber é, os donos da mídia têm muito claro que os países são seus e portanto, deles podem dispor como bem entenderem. Lembremos que essa mentalidade nasceu em uma época anterior à internet, onde produzir informação custava caro e assim, o zé povinho não seria chamado para participar. Ou seja, no clube do bolinha da mídia mundial, só entrava quem tinha capital suficiente. Em consequência disso, as notícias importantes foram sempre sendo moldadas de acordo com os interesses dos patrões.

Quem consegue se dar conta disso é privilegiado. Mas infelizmente, é a minoria da minoria da sociedade. 

A colagem das manchetes desta postagem mostram as duas vertentes do meio informativo brasileiro. No Última Hora vemos que até o mercado brasileiro pedia a continuidade de Lula, externando o pensamento de um empresário português que já havia ameaçado sair do Brasil se Serra vencesse. No outro lado, dentro da imprensa golpista, o Estadão começa com seu celeiro de crises. Um dia depois da vitória, já querem dividir para conquistar. De uma reunião absolutamente comum e despretensiosa, a famiglia Mesquita pretende fazer acreditar que Dilma já está passando a perna em seus aliados. Assim, imaginam que podem disseminar a raiva e as disputas internas. Querem enfraquecer o governo.

Dilma no começo do mandato terá algum capital político para fazer mudanças grandes na forma de lidar com a imprensa, o grande câncer do mundo moderno. Se deixar passar algum tempo, estará de mãos atadas. 

Na opinião desse escriba devia agir de maneira simples e eficaz. Devia cortar a verba destinada a esses "grandes" veículos, e redistribuí-la entre os demais, para minar o golpismo. Isso já foi feito de maneira tênue, quando o governo redirecionou as verbas federais de publicidade, tirando o oligopólio dos "grandes" (O Globo fez até editorial esperneando). O caminho é esse mesmo, porém, deve ser acelerado e asseverado. 

Dilma não é Lula, é necessário reconhecer. E ela além de tudo, não terá nenhum dia de sossego sem levar bombardeio. A matemática é simples, o imprensalão brasileiro e os coronéis da direita não suportam a idéia de permanecer mais quatro (quiçá oito) anos longe do poder. Farão de tudo para voltar e se der, até mesmo antes do tempo.


Clique aqui para ler sobre o empresário que sairia se Serra ganhasse.
Clique aqui para ver o adeus de J. Serra.
Clique aqui para saber o que virá agora para Dilma.
Clique aqui para ver Serra detonando a jornalista da RBS.
Clique aqui para ver Serra detonando Marcia Peltier.
Clique aqui para ver o único tipo de jornalista que agrada J. Serra.
.

2 comentários:

Wilson Garcia disse...

Concordo que a midia golpista,tv globo,folha,estao,veja,vao querer continuar.Mas sou de opiniao e isto ja constatei de que esta mesma midia golpista levou uma cacetada na sua credibilidade na eleiçao de dilma, mostra disto foi tudo que eles fizeram em materia de factoides para impedir a eleiçao de dilma,no etanto nao conseguiram,nao vou entrar em detalhes as razoes pelas quais nao mais conseguiram os resultados que eles conseguiam a alguns anos atras.Mas o fato é, que hoje se esta mesma imprensa golpista e vagabunda que nao tem vergonha de se parcial,mesmo se escondendo sobre o manto da imprensa livre.Penso que que ela pode ate tentar minar dilma novamente como fez violentamente com lula durante o seu gover, mas desta vez nao encontrara um campo fertil para suas pretençoes, como por exemplo a midia da internet globosfera como este bolog por exemplo e tantos outros,mas encotra agora ainda a barreira da nao monopolizaçao de que esta midia tinha completo dominio no brasil em anos passados, hoje eles tem que enfrentar uma concorrente em tv aberta com muito peso,fora Record Neus,R7,acho que esta grande rede mais a os blogs progressistas e toda globosfera,se encarregarao de fazer o contra ponto no combate as manipulçoes do pig,e a presidente dilma ja deu demonstraçao quando barrou as pretençoes da venus latinada de ter em primeiro lugar no seu video a sua imagem,quando dilma da preferencia para dar a primeira entrevista excluisiva para Rede record,acho que começa um novo paradigma para esta midia golpista a partir de agora.Lembro de uma frase do presidente lula na inauguraçao da rede record news,se podemos ter duas televisoes porque ter-mos so uma. e edir macedo disse em seguida:ACABOU O MONOPOLIO DA INFORMAÇAO NO BRASIL.

Julinho Neves disse...

Gostaria de saber se posso utilizar algumas materias deste blog na confecçao do meu blog? Pois, também, sou um inveterado eleitor de esquerda (que chegou e melhorou a condição do nosso país) e fico muitas vezes insatisfeito pelo tratamento imparcial dos fatos que a "grande midia" tece sobre o governo.O link do meu blog é http://enriopoltico.blogspot.com