segunda-feira, 6 de abril de 2009

BLOGSFERA

.


Diversos setores estão se dando conta do poder da blogsfera. Curiosamente, em contraponto às toneladas de e-mails espalhando a tal "ficha corrida" de Dilma Roussef, cada vez mais os cidadãos que usam o cérebro para alguma coisa, estão se habituando a não acreditarem de cara no que lêem e procuram informações sobre cada assunto que pipoca em sua caixa de mensagens.

Naturalmente não me refiro às pessoas que acreditam na revista Veja e seus assimilados. Falo de pessoas com senso crítico.

O poder "formiguinha" da blogsfera se faz notar nos finais de tarde, nos últimos minutinhos do horário do almoço, no início da manhã. Esses são os horários que todo mundo que pode, dá uma olhadinha nas correspondências e quando recebe alguma coisa que lhe chama a atenção, movimenta o Google para saber mais notícias.

E aquele mais reparador, perceberá que os veículos de internet estão bem mais sintonizados com a realidade fática. A Folha Online não é tão cara-de-pau quanto o seu correspondente de papel. As filiais virtuais desses jornalões sofrem de cara a concorrência dos portais de informação sem nenhum vínculo maior empresas quatrocentonas. E mais, apanham descaradamente dos trilhões de blogs que se espalham pelo mundo todo.

Todos se querem fazer ouvir e em verdade, há sim, espaço para todos.

No caso da recente declaração de amor de Obama à Lula, a imprensa convencional deu manchetes no dia, fingiu que achou bacana (em verdade, odiou), fez fusquinha, mas no dia seguinte esqueceu. Como era conveniente que fizessem.

Contudo, no mundo cibernético Obama continua dizendo que Lula é o cara. Berlusconi continua falando ao celular e fingindo que tem poder pra esnobar seus colegas mandatários. A Record continua descendo a ripa na vagabundagem editorial da Folha de S.Paulo.

No mundo virtual, o trabalho formiguinha nunca é desprezado. Aliás, tal como as antigas (e atuais) "consultoras" da Avon, os formiguinhas são valorizados. Os blogs têm seus seguidores, que repercutem as notícias e as não-notícias transformadas em notícias para favorecer ou denegrir alguém.

Para o bem ou para o mal, a blogsfera tem senso crítico.

Ainda que Dilma continue sendo acusada de terrorismo pelo que se revelou ser mais uma reportagem farsesca daqueles que querem-porque-querem eleger Serra, o mundo formiguinha vai tratando de desmentir a matéria falsificada, mostrando aos internautas a palavra verdadeira de quem foi a "fonte" da matéria, mas teve suas impressões fantasiadas e descaradamente deturpadas.

Se esquecem os grandes veículos da mídia tradicional, que os novos integrantes dessa classe-média que não pára de crescer no Brasil, não enxergam com bons olhos a grosseira tentantiva de manipualação da qual são vítimas cotidianamente.

Não gostam e boicotam.

Proliferam os blogs políticos que satanizam a imprensa tradicional e corrupta, como é o caso do sempre polêmico Cloaca News; ou os não totalmente políticos mas igualmente sintonizados com o mundo real como o da colega Marcia, do Apenas, Marcia. Todos têm suas opiniões lidas, revistas e enviadas por e-mail para centenas de amigos dos leitores, a cada dia.

Os mais atentos, já se deram conta. Obama foi um deles. Sabe que o que é dito numa hora, é visitados centenas de milhares de vezes por dia em todo o planeta.

Porém, os dinossauros continuam vivos. Diogo Mainardi e Reinaldo Azevedo continuam falando para as paredes e para seus iguais, um grupelho de desinformados com suástica no braço, que odeia tudo o que não seja eles mesmos.

Perdem tempo, esses senhores. Mas como já bem afirmado pelos dois ilustres senhores da mídia aqui relembrados, Reinaldo e Diogo, eles fazem o que fazem apenas por dinheiro. Sequer se trata de ideologia.

Existe alguma esperança de luz no fim do túnel. A América Latina tem mostrado isso a cada nova eleição. Os próprios Estados Unidos tem dado demonstrações vigorosas de que os cérebros estão sendo tirados do plástico para finalmente, após décadas de sono profundo, começarem a ser usados.

Isso sim é uma boa notícia.

.

Nenhum comentário: