segunda-feira, 20 de abril de 2009

MULTA MILIONÁRIA PARA A TELEMAR

.
No blog Os Amigos do Presidente Lula vemos esta interessante nota:

"O Ministério Público Federal em Varginha (MG) ajuizou ação civil pública pedindo a condenação da empresa Telemar Norte Leste S/A (mais conhecida hoje por seu nome de fantasia – OI Fixo), ao pagamento de indenização no valor de R$ 50 milhões por danos morais coletivos.

Em agosto de 2006, foi criada, no site de relacionamentos Orkut, uma comunidade virtual chamada de Poder Nazista.

Além de divulgar mensagens de apologia ao regime liderado por Hitler, a página propagava xingamentos e ofensas a pessoas negras, incitando ao ódio e à discriminação racial.

Após investigações conduzidas pelo MPF, com quebra de sigilo telemático autorizada pela Justiça Federal, apurou-se que a página teria sido criada em computadores pertencentes à unidade da Telemar (Oi), em Varginha, sul de Minas Gerais.

Funcionário da empresa, durante o horário de serviço, utilizara equipamentos do local de trabalho para cometer o crime de racismo por meio de mensagens que foram divulgadas a um número indeterminado de pessoas através da rede mundial de computadores.

A Justiça requereu então informações à Telemar (Oi), cuja sede é no estado do Rio de Janeiro, para identificação e qualificação do funcionário, de modo a poder dar sequência à persecução penal já iniciada.

Estranhamente, porém, a empresa ignorou solenemente a requisição judicial. E continuou a fazê-lo nas duas vezes seguintes em que o juiz reiterou o pedido de informações.

Após quase um ano de protelação, a empresa finalmente enviou resposta ao pedido judicial, alegando, no entanto, ser impossível a identificação do funcionário devido, entre outras desculpas, ao “grande lapso de tempo” transcorrido.

A inércia proposital e a omissão da Telemar configuraram, segundo o MPF, verdadeiro descompromisso e desrespeito com a Justiça, na medida em que dificultou propositalmente a identificação do autor do crime que estava sendo investigado.

A atitude da empresa fica pior ainda ao se considerar sua justificativa de que tal identificação não seria possível em razão de “lapso de tempo” a que ela mesma deu causa.

“A conduta da empresa gerou consequências que exigem a reparação do dano moral causado à coletividade”, defende o procurador da República Marcelo Ferreira.

E isso pode ser visto sob três vertentes:

1) por ter permitido, sem qualquer fiscalização, que funcionário de seus quadros, lotado na unidade de Varginha/MG, utilizasse seus equipamentos e instalações para promover a disseminação do ódio racial pela internet;

2) porque, mesmo após o conhecimento do crime, a empresa se eximiu de identificar o funcionário responsável;

3) ao deixar de cumprir as requisições judiciais para a identificação desse funcionário, a empresa foi responsável por causar a impossibilidade de punição do crime. Esses atos, e suas consequências, geram na coletividade a sensação de impunidade, de descrédito nas instituições que promovem a Justiça.

Para o procurador, o dano moral coletivo resultante da conduta da Telemar (Oi) atinge não somente as pessoas diretamente afetadas pelas mensagens racistas divulgadas por seu funcionário a partir dos computadores da empresa, quanto pelo sentimento gerado em cada cidadão de que, no país em que vive, as leis não são cumpridas.

“O mais grave ainda é que o próprio autor do crime, munido do sentimento de desprezo às instituições, zomba e escarnece da Justiça como um todo, na medida em que permanecerá impune seu ato criminoso”.

Responsabilidade objetiva - O MPF lembra que a responsabilidade da empresa é do tipo objetiva, ou seja, independe do conhecimento prévio acerca dos atos danosos praticados por seu funcionário, e mesmo de eventual relação entre esses atos e as funções desempenhadas por ele na empresa. É o que dispõe os artigos 932, III, e 933 do Código Civil. “Para a caracterização da responsabilidade, que é, repita-se, objetiva, pouco importa que o ato lesivo não esteja dentre as funções do funcionário. Basta que as funções por ele desempenhadas facilitem sua prática”, afirma o procurador.

O MPF pede a condenação da Telemar ao pagamento de indenização no valor de R$ 50 milhões, nada impedindo que o juiz aplique valor mais alto se assim entender.

O procurador Marcelo Ferreira lembra que “a sanção terá evidentemente caráter pedagógico, um exemplo para que a empresa não reincida nos mesmos erros. O valor, calculado com base no bilionário patrimônio da empresa e em parâmetros definidos pela Lei de Telecomunicações, destina-se a compensar devidamente o abalo sofrido pela coletividade em ver que o crime de racismo praticado em suas dependências ficará impune devido à conivência da empresa para com o funcionário não identificado”.

Ação penal – Os responsáveis pela Gerência de Segurança Empresarial da Telemar (Oi), setor encarregado do recebimento e resposta a ofícios e demais requisições dirigidas à empresa, foram denunciados pelo MPF em junho do ano passado. Ao deliberadamente retardarem e se omitirem na resposta às requisições judiciais, protegendo a identidade do autor da conduta ilegal, eles teriam cometido os crimes de desobediência (art. 330) e favorecimento pessoal (artigo 348 do Código Penal)."

Minha questão é a seguinte, alguém acha mesmo que essa multa será aplicada? "Siga o dinheiro", como disse o Garganta Profunda (que denunciou Nixon). E mais, siga a propriedade. Quais são os nomes fortes da Telemar na política?

Então o MPF que espere sentado algum arbítrio "maior" do que esse valor condenatório. Inclusive espere sentado a concessão deste valor.

Não na Terra Brasilis.

.

Nenhum comentário: