segunda-feira, 13 de abril de 2009

A MAIOR DEMOCRACIA DO MUNDO

.
Você cresceu ouvindo falar que os EUA eram a maior democracia do mundo. Também cresceu ouvindo dizer que Fidel Castro era um cruel ditador, que restringia a vida dos cubanos que sequer podiam sair de sua ilha.

Na medida que o tempo foi passando, os mais antenados se deram conta que a história verdadeira não era bem essa.

Neste semana, Obama anunciou, antes de sua viagem a Trinidad e Tobago, uma facilitação nas relações entre seu país e o de Fidel.

Entre as medidas, estão a permissão do envio de dinheiro dos Estados Unidos para Cuba, desde que não seja para membros do governo daquel país ou para o Partido Comunista; também será permitido que haja viagens livres para a ilha do caribe.

Também haverá uma abertura para as telecomunicações do país, permitindo que as empresas americanas licenciem satélites, que permitirão a operação de celulares, televisões e computadores naquele país (nesse caso, naturalmente as próprias empresas estadunidenses lucrarão).

A outra medida é reverter as restrições do envio de presentes para os parentes dos cubanos americanos na terra de Fidel. As restrições abrangiam roupas, produtos de higiene pessoal, equipamentos de pesca e coisas afins.

Pois bem, mas o que chama a atenção é o seguinte. Se os EUA são mesmo uma democracia, como pode não permitirem viagens dos americanos para Cuba? Como pode não permitirem que se enviem coisas para lá como podemos fazer aqui no Brasil para qualquer parte do mundo (incluindo Cuba)? Como pode não permitir que você, se for residente na América, traga um mísero charuto cubano da ilha sem correr o risco de ser preso e pagar uma bela multa?

Entende por qual razão a tal democracia americana é, e sempre foi, uma farsa?

Se fosse real, nada disso seria proibido.

Em tempo, convém saber o seguinte. Não é proibido sair de Cuba e viajar para os Estados Unidos de avião. O governo da ilha não proíbe. Porém, o governo dos EUA é quem proibe a CHEGADA de aviões vindos de Cuba em sua nação. E sim, é somente por este motivo que os miseráveis cubanos vão de balsa até Miami. Porque este é o único modo PERMITIDO pela legislação americana para que um imigrante CUBANO entre em seu país. Os haitianos podem chegar de avião, de carro, de pombo-correio, se quiserem, mas não os cubanos. Afinal, que graça teria não ter mais manchetes nos jornais daqueles pobres diabos fugindo do regime sanguinário dos Castro?

Não daria para fazer propaganda contra o regime comunista se eles pudessem entrar livremente na tão sonhada América.

E antes que você diga que se Cuba fosse boa de verdade, ninguém tentaria fugir, eu relembro que o número de cidadãos americanos vivendo no exterior, não pára de aumentar. No mundo inteiro sempre houve imigração. O continente americano inteiro foi construído assim. Porém, só a imigração dos cubanos assume contornos eminentemente políticos

Leia a notícia das liberações no NY Times.

Clique aqui para ler outras notícias.

.

Um comentário:

Anônimo disse...

Si, probabilmente lo e