sexta-feira, 10 de abril de 2009

O LAMAÇAL AMERICANO

.

.
Esta boa caricatura de Kal mostra o lamaçal em que está metida a América no Afeganistão.

Seria ótimo se no mundo da realpolitik, os líderes pudessem pensar como pensamos nós, como pensaria um ser comum. Ou seja, porquê não saem daquele país de uma vez por todas e deixam seus cidadãos terem uma vida normal, deixam que os afegãos possam decidir sobre o próprio futuro?

A resposta está nas palavras do Garganta Profunda, aquele que colocou às claras os escândalos de Richard Nixon na Casa Branca:

"Siga o dinheiro", disse ele.

Então, siga o dinheiro, siga os óleodutos e a posição estratégica do Afeganistão para saber porque nunca encontram o tal Bin Laden e por isso precisam ficar lá naquelas terras miseráveis, cheias de cavernas e areia.

Sigam o dinheiro e saberão porque um país absolutamente inexpressivo sob quase qualquer ponto de vista foi tão disputado pela União Soviética (que lá fez o seu Vietnã) e agora pelos Estados Unidos, que continuam matando gente inocente sob os pretextos mais desavergonhados com o único intuito: preservar seus interesses econômicos e por conseguinte, os interesses econômicos dos grandes conglomerados financeiros que se utilizam do Estado como seu aríete, como se utilizava a igreja séculos atrás, nas tais expedições "evangelizadoras". Todo mundo era muito "bem" intencionado. E continua sendo.


Leia mais notícias aqui.

.

Nenhum comentário: