domingo, 25 de outubro de 2009

FOLHA + PSDB

.



Sempre é repetido aqui. A imprensa escrita* pode ter lado, desde que reconheça isso em público. Daí o leitor já sabe o que esperar do folhetim. Mas quando ela tem a desfaçatez de falar que é isenta, deveria se aplicar, o mínimo que fosse, para isso.

Mas claro que não o fará. A imprensa brasileira é lixo. E tem rabo preso com quem a financia, não com o leitor, como quer fazer crer a Folha em seus comerciais.

Bem, veja esta manchete que o quadro acima traz, veiculada pelo UOL. Note que ela começa desclassificando a notícia dizendo que só é feita, porque estamos em ano eleitoral. E por isso, decerto, precisa ser desconsiderada. Clique aqui para ler o original, mas não faça isso se sofrer de azia.

Curioso é ver que José Serra é candidato ao mesmíssimo cargo que Dilma Roussef, mas nenhuma manchete da Folha fala que suas obras são meramente eleitoreiras. Nem o fato de ele visitar o Nordeste uma vez por mês pra participar de inaugurações de seus aliados políticos, o que é estranho, levando em conta que ele governa São Paulo, a milhares de quilômetros de distânia. Nem tampouco o "detalhe" de ele, através da empresa de saneamento paulista, com dinheiro dos paulistas, fazer anúncios televisivos desde o Mato Grosso até o Amazonas. Isso pra mostrar como é bom o saneamento em São Paulo.

O que é que o amazonense tem a ver com isso?

Isso não é eleitoreiro, pra nossa imprensa.

* Convém esclarecer que imprensa escrita pode ter lado porque ela não é concessão pública. Mas novamente, essa parcialidade tem que ser declarada. Ao contrário, as TVs e as rádios, são, e tais concessões são votadas pelo Congresso Nacional. Portanto, como têm caráter de serviço público jamais poderiam ser usadas para, primeiro, enriquecer absurdamente seus donos. E segundo, transformar o país num circo, propagando opiniões e informações tendenciosas, que só servem a eles e a seus amigos.

Clique aqui para ver o engajamento eleitoreiro do presidente do STF, o braço judiciário do PSDB.
Clique aqui para ver outro exemplo (corriqueiro) de manchete manipulada pela Folha.
Clique aqui para ver um exemplo da qualidade dos jornalistas que escrevem o que você lê. E pior, você acha que eles são de confiança.
Clique aqui para ver que ao contrário do que diz a Mírian, Lula é respeitado lá fora.
.

Um comentário:

Saulo disse...

E ainda conseguem pocriar muitos defensores, como muitos trabalhadores assalariados, honestos, porém, inocentes úteis. A manipulação diária da imprensa ainda tenta criar exércitos de Anti-petistas e de Anti-Lula. É a direitona fazendo o seu papel.