.
Que a nossa imprensa é vassala, você já sabe. E vassala ao melhor estilo de subserviência do século 16 (quando uma claque se deleitava com as chicotadas dos suseranos, apenas para poderem frequentar as entranhas dos salões reais e se saciarem com as migalhas. Claro, com isso, obtinham garantia de certas "preferências"). Os vassalos não se achavam em nível inferior aos suseranos, e isso é que era o pior. Só eles não viam o óbvio.
Para a nossa imprensa, estar à disposição de certos suseranos, "vale a pena".
Pois bem, baseado nessa vassalagem me estranho com o que vejo no UOL (do Grupo Folha, o que emprestava carros pra ditadura brasileira transportar os torturados. veja). Uma reportagenzinha vinda da BBC falando que Michelle Obama brinca de bambolê na Casa Branca pra estimular hábitos saudáveis nas crianças.
Fico pensando se isso fosse no Brasil. Se fosse com D. Marisa. Iam cair de pau. Especialmente uma certa Bárbara Gancia (baixo clero da mídia). Lá, o Presidente e a Primeira Dama podem (e devem) dar o exemplo. Aqui, se fazem isso, são chamados de populistas por pessoas da estirpe de Boris Casoy, por exemplo.
Essa midiazinha vagabunda que ocupa nossos meios de comunicação são parecidas com um certo pedaço da nossa classe-média. Não se incomoda em limpar latrinas nos EUA (até porque, se chamam de "cleaners" e não de domésticas). Mas quando é no Brasil, rodam a baiana.
Clique aqui para ver que não deixaram D. Marisa em paz em outras situações.
Clique aqui para ver Obama dando o exemplo, mas se fosse Lula, seria taxado de populista.
.
Nenhum comentário:
Postar um comentário