domingo, 4 de outubro de 2009

RIO 2016: O CUSTO DAS OLIMPÍADAS

.

Começaram as teorias da conspiração. Era previsto que os iletrados sem boa intenção e os de boa intenção, mas também desconhecedores das coisas, começassem a questionar o "custo" das Olimpíadas.

Lula está certo ao dizer que não importa quanto se gasta e sim, quanto se ganha com ela. De acordo com a visão míope do PSDB, do PFL (que por algum motivo se autodenomina "Democratas") e do PPS (que por alguma razão extra-terrestre tem em seu nome a palavra "socialista") tudo o que trazemos para este país, não presta.

Na visão dessa gente, comprar as plataformas de exploração do petróleo no exterior era melhor, porque sairia mais barato para os cofres públicos. Ora, é ÓBVIO que não sai. Se você faz a construção no Brasil, gera empregos no Brasil. Se por um lado o governo gasta mais em um primeiro momento, arrecada MUITO mais em impostos em todas as etapas do processo. E o mais importante, claro é, como já dito, GERA EMPREGOS NO BRASIL.

Então, volta a roda do círculo virtuoso. Cidadão empregado GASTA DINHEIRO e gastando dinheiro, a economia cresce porque o dono do mercadinho, da quitanda da região, também passam a ganhar mais. Ganhando mais, os fornecedores e fabricantes dos produtos que eles vendem, também aumentam de tamanho e contratam mais gente, gerando mais emprego e renda.

Foi assim nos EUA de 1929 e na Europa do pós-guerra. Por essa simples razão e pela aplicação de uma matemática extremamente elementar, estes países se tornaram as potências que são hoje. Está sendo assim no Brasil. O governo coloca dinheiro público para dar o pontapé inicial, e daí sim, o mercado entra em ação.

Keynes já explicou tudo isso muito tempo atrás. Mas claro que aqui nesse blog, ninguém espera que nossos jornalistas saibam quem foi esse rapaz.

A questão das Olimpíadas e da Copa do Mundo é a mesma coisa. Ora, quantos estádios, quantos hotéis, quantos meio de transporte precisam ser construídos? Quanta gente precisa ser capacitada para atender os visitantes? Quantos turistas restarão a mais depois desses eventos?

Não importa quanto se gasta e sim, quanto se ganha depois.

Mas então porque é que você está ouvindo tanta ladainha da Mírian Leitão e dos imbecís de plantão da mídia brasileira quanto aos gastos com os eventos?

Ora, pelo simples fato de que eles naturalmente, por sua própria natureza, NÃO QUEREM que o Brasil dê certo. Preferem que sejamos colônia sempre. É a mentalidade terceiro mundista da revista Veja e da porca mídia nacional.

Afinal, você espera o quê de uma imprensa que apoiou o golpe de estado brasileiro, que dá suporte ao golpe em Honduras; que emprestou veículos para que os generais de nosso país transportassem os presos para serem torturados? O que você espera? Que essa mídia esteja ao lado do cidadão?

Não seja ingênuo.

Quer ver seu país crescer? Desligue a "grande" imprensa brasileira. Ela só quer preservar os interesses DELA e dos amigos DELA. Se o que você, cidadão, espera para o seu país coincidir com tais interesses, muito bem. Se não, esqueça. Nada que seja diferente disso, a ela convém.

Clique aqui para ver que no último Datafolha, Dilma empatou com Serra.
Clique aqui para ver o que é falta de criatividade no mercado de livros-denúncia.
Clique aqui para saber que o que Boris Casoy fez é crime previsto no Código Penal.
Clique aqui para ver que Serra firmou um inacreditável acordo com videntes quando era Prefeito.
Clique aqui para ler mais sobre o delírio subserviente da revista Veja.
Clique aqui pra saber os motivos pelos quais você não pode confiar nesta oposição que está aí.
Clique aqui para ver uma pesquisa que mostra que psdbistas são filhos de neandertais.
Clique aqui para ver o óbvio. Que o Brasil é das elites.
Clique aqui para ler outras notícias.

.

Nenhum comentário: