domingo, 12 de setembro de 2010

NOBLAT DÁ PREJUÍZO A VEJA

.

O que você faria se batessem na sua porte e lhe dissessem que em 20 dias você vai perder sua casa, seu carro, sua conta bancária e o seu emprego? Ficaria desesperado, certamente.

E se a pessoa que te deu esta notícia falasse que a única forma de evitar tudo isso seria executando uma tarefa extremamente difícil, como subir o K2 e voltar vivo, mesmo não tendo você nenhum treinamento específico para isso?

Bem, algumas pessoas se contentariam com todas as perdas e diriam que começariam de novo. Afinal, são bens materiais. Outras pessoas ficariam piradas e correriam para o aeroporto buscando o pico.

Ainda que pareça desconexa com a realidade, a situação acima não destoa do que acontece hoje em dia com a possibilidade quase certa da nova derrota da direita brasileira nas eleições de outubro. A impressão que passa é que bateram na porta dos veículos de comunicação e fizeram a ameaça mencionada. Ou derrubam Dilma e levam esta joça para o segundo turno ou serão outros 8 anos sem as tetas do Governo Central para mamar.

Pois me corrija quem me achar errado. Não é muito estranho que praticamente todos os órgãos da imprensa privada brasileira se lancem em desabalada carreira para impedir que a candidata do PT vença já no primeiro turno?

O Globo através de Ricardo Noblat,  neste domingo chega ao cúmulo de reproduzir na íntegra a reportagem da Veja, que só é disponível para os assinantes* da revista ou para quem a compra na banca. Em outras palavras, a Veja nem se incomoda em não vender um único exemplar de papel ou ter um novo assinante, desde que sua historinha seja lida pelo maior número possível de pessoas. Serão potenciais manipulados.

Isso mostra os indícios de verdade do que certa vez me disseram e eu contei a um colega. Me parece que a "grande" imprensa não procura escândalos políticos para vender mais. Ela procura apenas para obter barganhas de poder. O dinheiro ela ganha depois, com as volumosas verbas públicas e com os desvios que seus amigos apadrinhados, obterão do poder. Ao verificar os fatos de hoje, tudo soa muito lógico.

Na empreitada desesperada correm todos os outros do círculo do imprensalão tucano. Folha, Estadão, etc, fazem a repercussão das famigeradas reportagens da Veja. Claro que as reportagens da Veja, latu sensu, carecem de comprovação, pois costumam ser feitas nas coxas e ir direto pra prensa.  Foi assim com os tais dólares de Cuba, e todo o resto. Mas o expediente da Editora Abril já está manjado pelos cerebrinos brasileiros que se desprenderam da tolice de achar que estão "bem informados" lendo o folhetim da Gestapo brasileira.

Se não temos escândalo nenhum, não há mal em fabricá-lo. Afinal, quem liga para apuração de fatos?

Quem não se lembra da "ficha criminal" da Dilma que a Folha publicou como sendo verdadeira e depois que a perícia comprovou ser uma montagem grosseira, disse que não tinha certeza se era falsa, então veiculou mesmo assim?

Na reportagem deste domingo, a tal fonte citada por Veja já desmentiu  (clique aqui para ler) que fora procurado pela revista. Novamente, Veja faz o papel porco de jogar o que resta do jornalismo no esgoto,

Ingenuidades sobre o mundo político à parte, realmente causa perplexidade (mas não surpresa) que na reta final das eleições NENHUMA palavra seja dita sobre desvios, desmandos ou corrupção da tucanolândia. O PT e sua máquina fantástica são os únicos corruptos no mundo ocidental. Estavam juntos com Bin Laden ao planejar os ataques aos Estados Unidos.

Basta ver. NENHUMA matéria contra a oposição nas manchetes dos principais veículos. Chega a ser patético. 

A mídia brasileira, capitaneada por necios jornalistas parece imaginar que ninguém nota. Que ninguém liga o ponto A com o ponto B.

Como a classe-média adora dizer, "se este fosse um país sério" (para ela, só os EUA são sérios), a Abril processaria o Noblat por lhe impingir prejuízo franqueando uma reportagem que só pode ser lida por pagantes.

Mas vá procurar nos distribuidores dos fóruns cíveis do Brasil para ver se encontrará alguma ação indenizatória contra o Noblablablá.

Jogo de compadres ou você tem algum outro nome pra isso?


* A Veja em situação similares, diversas vezes abriu ela mesma a reportagem da internet a qualquer curioso. Sempre em momentos cruciais. Desta vez não fez, mas espere que fará novamente nas próximas semanas.


Clique aqui para ver porque uma pessoa séria não vota em Serra.
Clique aqui para ver o que parecem ratos abandonando o navio.
Clique aqui para ver a ótima charge do zezinho na escola.
Clique aqui para ver outra das integrantes do pelotão de jornalistas pró-Serra.
Clique aqui para ver que o sigilo de Lula também foi comido. Mas o Zé não liga.
Clique aqui para ver que patético, o Zé agora quer a cabeça até de um office boy.
Clique aqui para ver o náipe da militância tucana.
.

2 comentários:

Airton disse...

Na verdade a coisa é muito maior do que isso.
Não é a grande mídia que define esta estratégia, são grupos imensamente mais poderosos que utilizam a mídia para alcançar suas metas

Wilson Garcia disse...

Bom com relaçao oa Noblat eu ja disse em outro cometarios que este rapaz esta perdendo tempo no jornalismo,esta desperdiçado deveria estar em um programa de humor qualquer da televisao.Quanto a veja esta revistinha mequetrefe e porcalhona,E so regulamentar a lei das midias. nao da mais pra continuar ver partidos politicos fantasiados de imprensa escrita fazendo o que querem, caluniando difamando,acabando com reputaçoes,sem responder a nada,sai impune.e pior elas acusam em nome da imprensa livre, sem ter na maioria das vezes nem base e nem prova do que estao acusando.principalmente em epocas de eleiçao fabricam ou distorce as noticias para atingir e conseguir o que eles querem.nao,nao da mais. precisamos arrebentar, faze-los pagar pelo mal que fazem.eles precisam sofrer as consequencias dos atos que praticam que e a calunia e a difamaçao.