quinta-feira, 23 de setembro de 2010

O NOVO "CANSEI"

.

Existe uma palavra que soa muito adequada para descrever a chamada "grande" imprensa no Brasil. 

"Lixo".

Me corrija quem me achar errado, mas o quê, veículos que APOIARAM a ditadura militar podem entender sobre democracia? Especificamente o Estadão, a Folha e O Globo, todos estiveram ao lado dos ditadores canalhas que mataram, mutilaram, torturaram e desapareceram com milhares de pessoas no país. Agora vêm falar que Lula é autoritário?

Quem não viu os editoriais elogiosos desses jornalecos agradecendo pelo golpe de 64? Quem falta saber que a Folha empresatava seus veículos para que a ditadura transportasse os torturados sem dar muita bandeira?

Qual era a relação dos Marinho com os ditadores? E dos Mesquita? Dos Frias?
E a relação dos Civita, da Editora Abril?

Consultando os anais da história, tudo leva a crer que esses impávidos senhores não só não lutaram contra o regime de exceção, mas se locupletaram dele.
Aparecem pra falar de democracia e autoritarismo? Com que autoridade?

Qual motivo? Lula devia ficar quieto enquanto ouve o monte fétido de absurdos propalado todos os dias pela imprensa nacional? Uma imprensa que mente, distorce e inventa tudo o que melhor lhe convier para eleger o seu candidato, aquele que melhor lhe dará acesso às fabulosas tetas do Tesouro Nacional? É isso?

É suficiente ligar a internet pela manhã. Basta assistir à televisão. Essas casas de imprensa, todas privadas e que buscam tão somente o lucro, não a informação isenta, fazem o que querem. E arregimentam imbecís do mais alto grau a lhes servir de aríete para os impropérios.

O que Roberto Freire sabe sobre democracia? Talvez ele entenda mais de legendas de aluguel. O que Hélio Bicudo entende sobre governo? Ele, que logo que Lula assumiu a Presidência se bandeou do partido, junto com pessoas do náipe de Heloisa Helena, para não precisar aguentar o peso de ser vidraça e não mais ser pedra. Foi um vice-prefeito obscuro de São Paulo que quando chamado às falas, sempre desconversava. Fazia papel de joguete nas mãos da imprensa tão temida.

A liberdade de expressão no Brasil vale só para  esse povo? O Presidente não pode falar o que acha? O cidadão não pode?

Por qual motivo esses senhores pensam que estão acima da lei, ou que ela foi feita para seu único benefício?

Manifestar-se é autoritarismo? Então a imprensa é autoritária, porque nas 24 horas do dia, ela fala o que quer. Onde está o direito ao contraditório? Não se pode mais se defendar no Brasil? Para se ter direito de reposta neste país é preciso recorrer ao judiciário, porque experimente pedir ao veículo que te detratou, para ver o que acontece.

O que querem esses senhores é aquilo que conhecemos por democracia sem povo. Uma mentira deslavada feita para inglês ver, onde manda quem pode, obedece quem tem juízo.

Mas sim, existe uma forma de parar com isso. Existe uma forma de vê-los espernear (ainda mais). É simplesmente não lhes dando audiência. Não lhes comprando o lixo que publicam. Não sintonizando seu telejornal golpista e elitista.

Pois não se iluda quem pensa que o que está acontecendo hoje no Brasil é diferente do que aconteceu nas prévias do golpe de 64, que os vassalos carinhosamente chamam de "revolução".

Estes senhores estão se preparando para voltar. Custe o que custar. Não aceitarão ficar mais uma década longe do poder.


Cique aqui para ver o mapa de quem é dono da imprensa, no Brasil.
Clique aqui para ver porque uma pessoa séria não vota em Serra.
Clique aqui para ver a ótima charge do zezinho na escola.
Clique aqui para ver outra das integrantes do pelotão de jornalistas pró-Serra.
Clique aqui para ver que o sigilo de Lula também foi comido. Mas o Zé não liga.
Clique aqui para ver que patético, o Zé agora quer a cabeça até de um office boy.
.

Nenhum comentário: