sexta-feira, 20 de agosto de 2010

LIBERDADE DE IMPRENSA

.

Uma coisa precisa ser dita. Que não é novidade pra quem tem o costume de ler blogs de esquerda. Pode ser novidade pra quem é novo por essas bandas.

A imprensa brasileira é uma das piores do mundo. Uma das mais concentradas, uma das mais vassalas, uma das mais vendidas. Uma das que menos compromisso tem com a população de seu pais.

A mídia no Brasil se especializou em ser o braço armado de facções políticas, de ideologias de direita e da extrema-direita. Se especializou em fazer parte de grupos de jagunços, de coronéis do Nordeste e do Sudeste

A imprensa brasileira é classista e racista. É hipócrita em mentirosa. 

Bateu pesado e conseguiu derrubar a lei de imprensa, um artifício usado pela ditadura pra enquadrar jornalistas dissidentes. Boa ou ruim, a lei era uma das poucas coisas que dava algum freio para a mídia nacinal, que acusa, destrói a imagem das pessoas que não lhe ensaboam.

Boa ou ruim, fosse ela criada por militares ou não, ela ainda poderia ser usada em uma democracia, praticamente sem nenhuma adaptação.

Mas um homem chamado Miro Teixeira, que foi inclusive Ministro de Lula, resolveu num ato desesperado de populismo, promover o fim da lei. E ele já era deputado de novo, na época. A visão era claro, ser o queridinho da mídia e não ser por ela esculachado.

Veja bem, esta é a minha visão da coisa. Posso sim, estar bem errado na interpretação.

Mas o fato é que a imprensa está com rédeas soltas, não admite nenhum tipo de controle. Não admite por exemplo, se submeter ao mesmo tipo de controle que você, cidadão comum, está submetido ao falar de alguém. Se você calunia, tascam-lhe um processo bem salgado nas costas. Se a imprensa calunia, nada acontece. O jeito é virar jornalista ou abrir um jornaleco. Daí você pode falar mal de quem você não gosta sem correr o risco de ter a lei no teu calcanhar.

Então, o que aconteceu esses dias dá bem o teor da bandidagem da imprensa brasileira. 

Nas manchetes, insistem em fazer crer que, primeiro, o governo Lula estaria tentando cercear a imprensa. E que depois, os candidatos "bonzinhos" assumem um compromisso de não censurar ninguém. Ainda mais censurar esta imprensa que é tão isenta, tão comprometida com os ideais da República e só presta ao bem coletivo.

Ora, o Governo Lula não tentou intimidar nenhuma imprensa, como diz o Serra e como repercutiu alegremente a mídia vagabunda do Brasil. A mídia que se completa com capitais e impostos públicos, graciosamente repassados por certos governantes.

A mesma mídia que come na mão da direita e por ela é censurada. Que o digam os jornalistas que ousaram enfrentar José Serra, com sua truculência tradicional.

Trocando em miúdos. A mídia mente, descaradamente. Inventa verdades a partir da mais completa mentira. E não se incomoda nem um pouco com isso.

Não tem vergonha na lata!

Clique aqui para ver que Serra diz que é o legítimo herdeiro de Lula.
Clique aqui para ver FHC dizendo que Serra fez as privatarias.
Clique aqui para ver que Serra fala de tudo.
Clique aqui para ver que Lula guiará Dilma, e é isso que o povo quer.
Clique aqui para ver que Serra tem mania de perseguição.
.

Nenhum comentário: