sábado, 21 de agosto de 2010

O ÚLTIMO DATAFOLHA

.

O último Datafolha aponta que Dilma tem 17 pontos na frente de Serra. E que vence já no primeiro turno.

A análise da Folha sobre a fotografia da pesquisa eleitoral é a seguinte: Dilma disparou porque está sendo mostrada de maneira positiva na TV e nos programas de rádio.

É uma meia verdade. Explicação obviamente deficitária feita por um conjunto de pessoas de quem não se pode exigir muito.

Claro que é compreensível o raciocínio dos articulistas ao dizerem isso. Mas como é de se esperar, não vão a fundo na observação. E não vão, não porque tenham má-fé (não, neste caso), mas simplesmente porque sua lógica não lhes permite verificar que Dilma está ganhando porque representa uma coisa. Serra está perdendo, porque representa outra coisa.

Ora, Dilma está sendo muito exposta nos programas? Sim, e Serra não está? Serra inclusive particupa de um programa eleitoral que o pinta de uma forma que claramente, ele não é. Aliás, o pinta de diversas formas. Não escolheu um foco. Serra vai de carona no Governo e tenta jogar Dilma para fora da estrada, se utilizando de artifícios. É infantilizar demais o eleitor.

Dilma vence não porque está exposta. Serra está exposto há muito mais tempo que ela, com a complacência da imprensa vendida que sempre o favoreceu. Dilma vence porque o tipo de administração que ela representa e se compromete a dar continuidade, é aprovada pela maioria esmagadora dos brasileiros. 

Nestas eleições ficaram claras as intenções do eleitorado. Quem está comprometido com o crescimento verdadeiro do país, escolhe Dilma. Quem está comprometido com o crescimento de somente uma parcela do Brasil, escolhe Serra. Simples assim.

Parece uma visão simplória? Sim. E é, de verdade. Muito simplória. Fazendo a ressalva daqueles bem intencionados, mas péssimos em matemática que não conseguem somar dois mais dois. Serra só é escolhido por quem tem pensamentos visivelmente elitistas.

O brasileiro era um povo conservador em termos eleitorais. Votava sempre em coronéis e salvadores da pátria. O eterno trololó da promessa vazia. Não sabia que existia alguma coisa um pouco diferente daquilo. No dia em que cansaram, resolveram arriscar com Lula. E seja dita a verdade. Não foi Lula quem ganhou as eleições em 2002. Foram a incompetência e a ganância da direita, que perderam o pleito. Se FHC tivesse feito um segundo mandato apenas moderado, teria feito o sucessor. O povo ainda estava embebedado com o plano real. 

Mas um mês depois da vitória, o amargo despertar. A moeda se desvaloriza bárbaramente e o país começa a descer a ladeira em desabalada carreira. E nada daquilo foi obra do destino. Foi consequência de uma política safada, apenas. E foram alertados. O PT mesmo alertou bastante. A própria mídia conservadora e vendida avisava que o caminho estava errado. O exemplo da Argentina dava mostras claras do caminho que iríamos seguir.

Então não venham dizer que Dilma não está ganhando por fruto do governo de Lula. Não adiantam explicações pela metade. É preciso olhar dentro da coisa. Dilma vence porque sua proposta de Brasil é melhor do que a de Serra.

Não a proposta das palavras. As palavras são sempre vazias, já aprendemos isso em nossa jovem democracia. O que interesse é fazer. E Lula fez. E provou que dava. 

Bem básico.

Mas a direita raivosa do país sempre achou que não precisava ligar para o povo, que seu reinado era eterno. Um dia, foi passada para trás. E não voltará tão cedo.

Clique aqui para ver que nossa imprensa é uma das piores do mundo.
Clique aqui para ver que Serra diz que é o legítimo herdeiro de Lula.
Clique aqui para ver FHC dizendo que Serra fez as privatarias.
Clique aqui para ver que Serra fala de tudo.
Clique aqui para ver que Lula guiará Dilma, e é isso que o povo quer.
Clique aqui para ver que Serra tem mania de perseguição.
.

2 comentários:

Airton Morassi disse...

Esta vantagem do PT, frente a direita será ampliada, pois boa parte dos que se dizem "de direita" na verdade apenas tem um profundo preconceito contra Lula, por ele ser de origem pobre e nordestino.
Dilma "permite" que estas pessoas possam votar no PT.

Tenorio_SP disse...

Um dos melhores textos que já li aqui no site. Parabéns.