quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

DAVOS FARÁ HOMENAGEM A LULA

.


O Fórum Econômico Mundial, aquele que acontece em Davos na Suíça e só convida os figurões da política mundial resolveu homenagear Lula pelo conjunto da obra.

São os presságios de que Lula terá um assento importante na ONU assim que deixar o mandato. Normalmente a ONU reelege seus Secretários Gerais, mas sempre há alguma exceção. A primeira foi Boutros Boutros-Ghali, do Egito. Ele foi um cara apagado de um Egito aliado aos interesses americanos em uma época em que os EUA mandavam sozinhos no planeta já que a antiga União Soviética tinha ido pro balaio e passava por sérias crises com Boris Yeltsin caindo de borracho, Clinton posava de bonitão e o mundo estava na maior pasmaceira. Ou seja Boutros era um inútil. Ninguém dava bola pra ele.

Kofi Annan quase foi pelo mesmo caminho em seu primeiro mandato. Era um cachorrinho de Bush filho. Mas daí se flagrou que o mundo esperava bem mais de um Secretário Geral que fosse negro e que especialmente, representasse a África, notadamente a parte pobre e complicada do continente, já que o Egito faz parte de uma África que desperta interesses por causa de Israel, Palestina e petróleo. Gana, país de Annan, faz fronteira por exemplo com a Costa do Marfim e o Togo, pequenos barrís de pólvora onde a carnificia real faz parte do cotidiano das guerras tribais que por alí não são incomuns.

Sendo assim, no final do primeiro mandato, Annan começou a se posicionar politicamente. E foi reconduzido ao cargo.

A segunda exceção à reeleição será seguramente Ban Ki Moon. Ele é totalmente inoperante numa época onde a ONU precisa ser presente e sua reforma é iminente. Foi colocado alí exclusivamente porque não havia ninguém mais qualificado. Os manda-chuvas queriam colocar alguém "morto" já que com a questão do terrorismo os EUA poderiam ser muito cobrados pela ONU, como já haviam sendo nas mãos de Annan. Só que o mundo mudou de 2 anos pra cá.

Lula não tirará Moon do cargo até mais ou menos 2012. Mas fontes confiáveis dão conta que ele o sucederá. O que ele vai fazer até 2012 eu não sei, mas também é provável que fique em algum lugar na esfera internacional.

O dado concreto é que daí sim, FHC, se estiver vivo até lá, se jogara da Torre Eiffel ou da Ponte do Brooklin, em NY, lugar preferido para os desiludidos tirarem a própria vida.

FHC jamais foi convidado a dar as caras em Davos, nem para assistir a uma palestra, quem dirá receber uma homenagem.

Vair se duro pros cotovelos dele. De novo!

Para relembrar os motivos de que Don Fernando anda tão chateado ultimamente, siga os links abaixo:

Clique aqui para assistir Zé Chirico, o Filme.
Clique aqui para ver o que é falta de criatividade no mercado de livros-denúncia.
Clique aqui para ver que o Financial Times acha que Lula é um dos 50 da década no mundo.
Clique aqui para ver que o Le Monde diz que Lula é o homem do ano.
Clique aqui para ver que (fato inédito) Lula foi aplaudido 4 vezes em Copenhague.
Clique aqui para ler o artigo de Zapatero, onde ele diz que Lula assombra o mundo.
Clique aqui para ver a Newsweek falando do político mais popular da Terra.
Clique aqui para ler que a diplomacia é uma das melhores do mundo, segundo a revista Time.
Clique aqui para ver o cream de tudo, Obama dizendo que Lula é "o cara".

Clique aqui para entender o que o Nordestino deveria fazer para deixar de ser saco de pancada em SP.
.

Nenhum comentário: