segunda-feira, 2 de novembro de 2009

MARINA E HELOISA

.



Marina Silva, A Ingênua, reuniu-se com Heloísa Helena, A Íntegra, para discutir coisas do processo eleitoral. Olhando as duas falarem até parece que não estavam no Partido dos Trabalhadores até outro dia. HH, menos, naturalmente, já que pulou do barco assim que Lula assumiu. Ela sabia que em primeiro lugar, seria cobrada (como se cobra qualquer governo do mundo) e ela não teria respostas pra tudo. Em segundo lugar, colocou seu interesse próprio acima das questões do país já que quem a acompanhava, sabia que ela não apoiava a candidatura de Lula. Não queria que ele fosse Presidente.

Para HH, melhor era ficar na oposição, fazendo gritaria entre os dentes (relembre aqui). Até porque sabia que não ganharia nenhuma cadeira em Ministério algum justamente por causa de seu temperamento tolinho. Assim, melhor ser líder de nada do que vice de alguma coisa.

Já Marina foi para os verdes. Não se entende o motivo já que de verdes, eles só têm o nome. Mas também não dava pra entender porque Cristóvam Buarque foi para o PDT. Se atribuem essas decisões a questões de foro íntimo já que se tivesse algo a ver com possibilidades concretas de fazer alguma coisa pela nação, ficariam onde estavam, aguentando o rojão e ajudando a construir políticas públicas.

Marina, é verdade, já vinha se desgastando havia algum tempo. Respeitando seu passado lutador ao lado de Chico Mendes, é um fato que ela se tornou uma ecoxiita. Fica complicado justificar que não se pode matar o "salmão da Amazônia" em prol de colocar comida na mesa do pobre. Pobre que aliás, ela já foi um dia.

Políticas públicas devem ser atenuadas e pensadas olhando a foto grande. E é pra isso que serve um governo, pra contrabalançar os interesses e fazer a coisa fluir. Colocando o meio ambiente acima de tudo, o planeta sobrevive mais alguns milhões de anos, mas de pouco nos adiantará já que os seres humanos, especialmente os menos favorecidos, já terão todos morridos de fome e por doenças características do subdesenvolvimento.

De toda forma, uma frase que chama a atenção neste novo périplo de Marina, sobre o meio-ambiente, é a seguinte: "a proposta governamental está atrasada, "não existe"". Ora, Além de ela ser ingênua, consta que deve estar com alzheimer pois sua memória recente está sendo apagada.

Se a proposta para o meio-ambiente do Governo "não existe", boa parte da culpa é dela, não é? Carlos Minc não é Ministro desde sempre e era ela quem estave com a caneta na mão durante a maior parte do tempo do Governo Lula.

Não adianta vir com a ladainha, a mesmíssima que usou Cristovam Buarque, que não lhe deixavam fazer nada. Isso é conversa para boi dormir, e todo mundo sabe. E se fosse mesmo verdade, porque ela não abandonou o barco logo no primeiro semestre? Por que esperou tanto tempo pra dizer que no negócio não funcionava?

Estranhas, muito estranhas, estas coisas da política.

Outra coisa boa para se pensar na cama é o seguinte. Até o mundo mineral (como diz Mino Carta) sabe que o PV é aliado do PSDB e amiguinho da Veja. Ora, se Marina quer conduzir os verdes para a extrema esquerda como é o caso do PSOL, alguma coisa se perderá no caminho. Ou metade da banca do PV (que já não é tão grande assim) vai embora, ou o partido de Heloisa Helena vai ter que engolir de novo todo o trololó de que o Governo Lula é neoliberal, já que estará de mãos dadas, NOVAMENTE, com os tucanos.

Pra quem não lembra, HH votou sistematicamente ao lado do PSDB e do PFL contra os projetos de Lula.


Clique aqui para ler mais sobre HH, A Íntegra.
Clique aqui para ler sobre Cristovam Buarque, aquele que não implantou uma vírgula na Educação.
.

Nenhum comentário: