quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

UMA FOTO COM HELOISA HELENA

.


Queria dizer algumas palavras para aqueles que não entendem por qual razão quando eu falo sobre a "crise", dou ares de que ela "não existe".

Bem, devo esse não entendimento à minha clara incapacidade de me expressar corretamente. Então, deixa eu esclarecer:

Não é que a crise não exista e que o Brasil esteja incólume. Nada disso. Ocorre que como em qualquer país capitalista, o Brasil depende do consumo para manter o mercado em alta. Se alguém vai na televisão ou no jornal ficar martelando que o mundo está acabando, o que acontecerá em seguida? O mundo acaba. Óbvio.

Não se trata de responsabilidade ou irresponsabilidade do Presidente da República. Não se trata de esconder a verdade. Se trata da mais pura e simples matemática. Convenhamos, quem perde mais se o Brasil entrar de verdade numa crise feia como estão os EUA? Perde Lula ou perdemos todos nós, cidadãos brasileiros?

O Lula pode até não fazer o sucessor, mas quem leva pedrada de verdade é você, que está lendo estas mal traçadas linhas. Você que não é dono da Vale, que não é dono do Itaú, que não é dono da Philips, e que no fundo, nem é dono do seu próprio nariz porque infelizmente, em relação à economia, não tem outra escolha senão ir "na onda" das verdades fabricadas por esta camarilha.

Não se esqueça que na realidade (os números da própria imprensa marrom demonstram), o País está numa ótima fase. A classe-média nunca teve tanto dinheiro no bolso, os ricos nunca estiveram tão bem, e os pobres então, nem se fala. Comem carne e compram eletrônicos. Ainda que Ali Kamel odeie isso.

Mas tem um povinho que não está nada contente pois, como eu já afirmei e repito, com Lula no poder (por mais corrupto que seja o PT), eles deixaram de ganhar.

E que não venham aqui achar que estou dizendo que o PT é extremamente honesto e trólóló*. Estou afirmando textualmente que AQUELES QUE GANHAVAM ANTES, NÃO ESTÃO GANHANDO AGORA. Quem é que está ganhando neste momento eu não sei, mas sei de papel passado que os que perderam as tetas do Estado brasileiros estão doidos da vida. Por isso sua revolta e a necessidade de eleger Serra presidente.

A imprensa cria uma crise artificial para jogar o governo nas cordas. Não precisa dizer muito a esse respeito. Todo mundo já percebeu que a mídia "grande" em peso é tucana. Mesmo o brasileiro "ignorante" (na visão da Folha) já notou o parcialismo da imprensa e para quem ela trabalha.

Ou seja, digo como brasileiro comum. Pouco me importa se Lula está sendo responsável ou não ao dizer sobre a tal "crise". Eu aprendí matemática desde pequeno e estudei bastante Keynes e Marx muito antes de eles voltarem a ser moda no mundo todo. Lula está certo porque se a crise vier, não afetará os bacanas de Higienópolis. Afetará a mim e a você.

E como cidadão comum, que precisa ganhar dinheiro pra viver, isso me importa, e muito.

Então, meus amigos, se vocês pretendem comprar um carro melhor no ano que vem, ornamentar sua sala com aquela ótima LCD de 40 polegadas, ou simplesmente manter um padrão digno de vida com um churrasquinho meia sola a cada 20 dias, é bom começar a desligar o Bom Dia (?) Brasil. Naquele metro quadrado collorido estão alguns dos mais contrariados senhores raivosos de toda a história brasileira.

E pior, fazem de tudo para parecerem isentos.

----------------

* Me lembro de alguns amigos da ala mais à esquerda dos petistas, extremamente contrariados quando as denúncias do mensalão começaram a pipocar. De nada adiantava, mas eu dizia pra eles "olha, não é que eu concorde, mas por acaso você nunca percebeu que o mensalão existe desde que o Congresso Brasileiro passou a existir? O PT não inventou nada nesse campo, não...".

Mais tarde eis que descobrimos (?) que o mensalão moderno tinha começado sob os auspícios de Fernando Henrique Cardoso. Claro que a partir daí, a
imprensa brasilis resolveu não dar mais muita trela para o assunto. Estranhamente aquilo já não era mais notícia.

Por qual razão, será?

Então eu disse pra aqueles amigos mais enfezados: "Princípios são princípios, mas ingenuidade é algo que me trinca os ossos".

Goste ou não, política tem dessas coisas. Não estou defendendo, mas não vamos ignorar o óbvio.

Bem, na leva desses petistas contrariados me recordo que um dia me encontrei com a então Senadora Heloísa Helena. Antes da eleição de 2002 ela já não apoiava Lula. Ela esteve aqui em Curitiba para uma palestra.

Com ela fui ter umas palavras e
bater um instantâneo. Saí desapontado. Ela que era meu referencial de coerência, sem querer me abriu os olhos sobre a política partidária no Brasil.

Com as poucas palavras que trocamos, mudei totalmente meu ponto de vista sobre ela. Depois daquilo comecei a achar bem engraçado ela tagarelando pelos cotovelos a respeito de partido, de ética e mais um amontoado de assuntos tão em pauta em nossa República.

Então, convém ficarmos de olhos e ouvidos bem abertos sobre os santos de plantão que de vez em quando caem do céu totalmente dispostos a nos salvar.

Bem, para quebrar a seriedade da conversa, vejamos esta charge de Quinho sobre HH.



.






.

2 comentários:

Anônimo disse...

Marcelo,
Análise enxuta: objetiva e clara.
Ruim foi ouvir ontem no Observatório da Imprensa (depois de tanto tempo sem assistir o programa) a maioria dos comentaristas afirmarem que a imprensa brasileira aprendeu tanto com a ditadura que hoje é democrática e cumpre sua função direitinho (sic).
A HH é isto aí mesmo: não se pode escrever o que ela fala.

Anônimo disse...

Destino diz respeito a ordem natural estabelecida do universo. Geralmente é concebido como uma sucessão inevitável de acontecimentos provocados ou desconhecidos. O destino é muito usado para tentar explicar o absurdo dos acontecimentos existênciais, assim também, como a responsabilidade dada as divindades para tais acontecimentos. Quanto ao meu destino não dei sorte, pois nasci numa família pobre, casei com uma jovem pobre, nasci num país de corruptos. O destino quem deveria fazer é o cidadão que teve uma única sorte, foi a de ter ganho a guerra feitas entre os gametas. Destino este que poderiamos escolher os pais, a cidade para nascer, o país de origem, morar num castelo de frente para o mar. Ter as melhores mulheres, quando criança ter como coleguinha de rua o John Lennon, ter como tio o Ford, ter como primos os filhos de Fidel Castro, uma irma casada com Che Guevara, aí sim estariamos traçando nosso destino. Senhor, a vida é bela, tudo faz parte do lado humoristico de nossa existência! Desejo a todos que comentam neste espaço democratico boas festas e que o ano que esta por vir seja melhor que o que estamos vivendo. Que tenhamos menas fome, crianças abandonadas, prostituição infanjuvinil e que os governantes roubem menos, a fim de que tenhamos mais dinheiro para melhor a saúde, educação, cultura e similares. Abraços a todos?
Marco Antônio Leite