terça-feira, 31 de março de 2009

BALADA SP

.
As elites são todas conscientes e preocupadas com o cidadão comum. Baseado no que você verá neste vídeo feito pela MTV é que temos a certeza de que se José Serra for eleito presidente do Brasil, finalmente teremos um país mais justo, livre de populismos e desse operário ignorante.

Vou me filiar já já no PSDB pois como diz a Veja, esse é o "Brasil que queremos ser".



.

LULA, OLHOS AZUIS

.
Estavam esperando a primeira oportunidade de ouro para dizer que esse tal Lula é um bruta ignorante. 

Enquanto lá fora todos entenderam muito bem o que o Presidente queria dizer com "olhos azuis", aqui a imprensa deita e rola e os alienados de plantão tripudiam sobre o ato "preconceituoso" de Lula.

Agora dizem, regozijantes que a "marolinha" é um tsunami. Pouco importa se estão indo para o ralo com esse tsunami, o importante é provar que o operário estava errado. Aliás, que o operário está SEMPRE errado.

Nada os faz entender que não era irresponsabilidade do Presidente dizer "continuem consumindo". Os imbecís de plantão não entendem que os empregos na economia capitalista dependem de gente gastando dinheiro.

Realmente Luiz Inácio tem que tomar cuidado com o que diz. 

O Brasil está dividido em 3 tipos de pessoas. O mal intencionado, o alienado, e o cidadão comum. Nossa mídia é infestada pelos primeiros, a blogsfera pelos segundos e a vida real pelos terceiros.

Desses 3 tipos; 2 deles preferem viver na Brasíndia e ter o PSDB no comando a qualquer custo. Nem que o país todo vá para o esgoto. Afinal, FHC "falava" três idiomas. É assim que um presidente tem que ser.

Como disse um amigo meu, nos idos de 1992: "Acho ruim esse negócio de vender carros baratos. Se todo mundo tiver carro, como é que eu vou me destacar?".

Além de preconceituoso e elitista ele não era muito esperto.  Na Europa "todo mundo" tem carro. Quem quer se destacar, que compre um carro de luxo.

Mas na visão de gente que pensa assim, não importa se ele nunca chegará a ser rico. Importa é que o pobre não lhe faça sombra.

.

segunda-feira, 30 de março de 2009

BLUEBUS: LÁ FORA, ENTENDERAM O RECADO

.
Deu no BlueBus:

"Do Toda Midia hoje na web - Os "banqueiros de olhos azuis" de Lula ecoaram e, no domingo que antecede o G20, o New York Times alertou que "Obama vai enfrentar um mundo desafiador" aos EUA. Os americanos viajavam por Índia, Brasil, China dando liçao de moral sobre a necessidade de abrir e desregular mercados. Agora essas políticas sao vistas como os réus do colapso. No destaque do Huffington Post ontem pela manha, com Reuters, 'Lula, Nós rejeitamos a fé cega nos mercados'. No inglês Observer, também destaque do Post, 'Banqueiros de olhos azuis despertam divisao do G20', em longa reportagem sobre o "crescente racha entre o Ocidente e as potências emergentes". Em suma, no enunciado do NYT para longa análise, trata-se do "capitalismo anglo americano em julgamento"."

Pois bem, lá eles entenderam o recado. Aqui nossa classe-média alienada e nossa imprensa psdbista acha que Lula foi inconveniente.

De fato. É inconveniente falar a verdade. Pra toda essa gente que leu e adotou a cartilha de FHC, certo mesmo é o Brasil ser anexo dos EUA pra sempre.

.

INÚTEIS PARA A SOCIEADE

.

.
De tempos em tempos você consegue saber do que são feitas as pessoas. Essa charge de Bruno, reproduzida no Vermelho nos dá um bom termômetro da falácia que são as relações patrão-empregado (hoje carinhosamente chamado de "colaborador") diante da primeira crise.

Claro, aqui naturalmente estou dizendo do grande empresário safado. Que não se doam os pequenos empregadores, que trabalham duro e chegam ao final do mês com uma dificuldade imensa de pagar o salário de seu funcionário. Nem me refiro ao grande que cumpre seus deveres. Raros, mas existem. Falo da maior parte do PIB da FIESP que sempre que pode, mostra suas garras, faz chantagem, coloca a empregabilidade e consequentemente a economia do país em perigo, em virtude  de seu narcisismo. Da sua ânsia em manter intacta sua margem de lucro.

Que obriga o governo a abaixar impostos mas sonega descaradamente, envia dinheiro para paraísos fiscais, faz descaminho, contrabando, ajuda a repressão da ditadura. Trata o cidadão comum como se fosse objeto. Compra e revende mercadoria roubada, comercializa mercadoria falsificada. Contrata funcionários através de empresas fantasmas com o único intuito de lhe vilipendiar seus direitos.

Falo do grande, que usa o artifício da crise pra demitir, cortar salários e para sí, ficar tudo bem. Com isso, aumenta a crise e leva toda a nação ao desepero.

Falo deste pilantra, que, estivéssemos sob os augúrios de Mao Tsé, seria enfileirado no paredão por ser nocivo para a socieade mas que em nosso país, consegue generosos habeas corpus das instâncias superiores de nossos tribunais, por não "representarem perigo para a sociedade".

Falo DESTE crápula, que infelizmente, consegue a simpatia de muita gente e inúmeros defensores. É tido como um grande produtor de riquezas e não como um bandido.

.


domingo, 29 de março de 2009

LULA NA CNN

.
Nesta entrevista dada por Lula à CNN ele fala uma série de coisas que já sabemos, pelo simples fato, de que ele já as disse por aqui. Então ok, não há novidades.

Porém, o que ocorre é que o que deixa as audiências do mundo atônitas quanto ao Presidente brasileiro, é sua capacidade de ser informal e falar a verdade, e basicamente, de improviso.

Coisa rara na diplomacia. Lá fora, queira ou não a nossa "elite", Lula tem uma imagem irretocável. Aqui, não dão o braço a torcer. Afinal, como pode um torneiro mecânico se tornar presidente e ter mais poder do que a maioria dos almofadinhas do Brasil? E pior, como pode o país dar certo sob o seu comando e quebrar por 3 vezes nas mãos do boquirroto Don Fernando, O Segundo?

A seguir o vídeo em inglês. Destaque para a pergunta "Presidente Lula, o sr. é provavelmente o líder mais popular do mundo. Como?"






.

sábado, 28 de março de 2009

MENDES E SUA PATOTA

.
Aberta a guerra dos dois judiciários. O que manda prender e o que manda soltar.

De um lado, Fausto de Sanctis, que expediu a ordem de prisão dos envolvidos na Operação Castelo de Areia, da empreiteira subornadora de políticos (do PSDB e do PFL, osp, DEM), Camargo Corrêa.

Do outro, a turma de você sabe quem.

Veja a notícia do Estadão:

"A decisão foi tomada pela desembargadora Cecília Mello, da 2.ª Turma do TRF. Ela acolheu liminarmente habeas corpus dos advogados dos suspeitos e mandou expedir alvará de soltura em favor dos executivos Fernando Dias Gomes, Pietro Francesco Giavina Bianchi e Dárcio Brunato, capturados preventivamente na manhã de quarta-feira por decreto do juiz Fausto Martin De Sanctis, da 6.ª Vara Criminal Federal."

Enquanto isso, o povo fica no meio. E o "você sabe quem" vai rindo da nossa cara, mostrando que em verdade, é ele, aliás, os amigos dele que têm muito, mas muito dinheiro, é que mandam no Brasil.

Que maravilha chegar a esta conclusão.

Jogue fora seus cadernos de filosofia de onde você tirou seus pensamentos ideológicos. Eles não valem nada no Brasil de Mendes e sua patota.

.

sexta-feira, 27 de março de 2009

DASLU

.
Alguém tinha alguma dúvida sobre a liberação da dona da Daslu?

Segundo o UOL:

"O ministro do STJ (que lhe brindou com o HC) levou em conta o princípio da presunção de inocência, pois as prisões ocorreram antes do trânsito em julgado da decisão condenatória (fase em que não cabe mais recurso)."

Rico que rouba verba pública e por isso leva centenas de pessoas a morrerem nas filas dos hospitais não é um perigo para a sociedade. 

Pobre que furta carne porque tem fome, é. 

Para ele, não existe HC do STJ, do STF nem de ninguém.

E a imprensa, porca e bandida, quando a polícia algema Daniel Dantas é porque está fazendo espetáculo.

Nosso judiciário não se dá conta que está brincando com a democracia, que isso não se faz.

Nosso judiciário está rindo do cidadão comum, que paga impostos, que cai na malha fina do Imposto de Renda. Nosso judiciário consegue transformar o Direito numa instância vergonhosa de favorecimento a privilegiados, enquanto causas da gentalha mofam por anos esperando para serem julgadas.

Enquanto o brasileiro não parar de dar audiência para as TVs, para as revistas, para os jornalões que transformam esta gente patética em celebridade, não veremos progresso nesse país.

Enquanto nossa instância superior da magistratura não se convencer que isso é nojento, estará fragilizando cada vez mais a sustentação de uma sociedade pacífica.

Nossa sociedade precisa mudar. E ela só mudará se a onda vier de baixo. Não espere exemplo vindo de cima. Eles estão confortáveis demais para abrir mão de alguma coisa.

.

quinta-feira, 26 de março de 2009

O GLOBO

.
A imprensa comandada pelo PSDB é de um descaramento invejável. Veja esta "capa" de O Globo na internet. O PT recebe verbas limpas da construtora, e eles metem a ripa. No entanto, SEQUER CITAM na manchete os outros 7 partidos que receberam dinheiro ILEGAL!

São mesmo fabulosos nossos jornalistas brasileiros!

Além do mais, vejam a artimanha da manchete: "candidatos do PT receberam até 500 mil legais da Camargo Corrêa"

Primeiro, colocam um valor mais alto do que a verba ILEGAL do DEM e do PSDB, que era de cerca de 300 mil. E segundo, mascaram a palavra "legal" para que numa rápida olhada, ela se pareça com ILEGAL.

Olhe correndo, e terá a sensação que esses bandidos do PT receberam bem mais dinheiro sujo do que os outros.

Dá pra dormir com um barulho desses?



Clique aqui e leia outras notícias.

.

CAMARGO CORREA

.
Nossa "grande" imprensa segue impávida sua estratégia de esconder a pilantragem dos amigos. Como já bem lembrado pelo blog Os Amigos do Presidente Lula, Agripino Maia, do PFL (ops, DEM) e Flexa Ribeiro do PSDB receberam boas quantias da mega-empreiteira Camargo Corrêa.

Convém também frisar que Agripino é dono da TV Record de Natal. Será que a Record daria a notícia? Não, né?

Só quem deu desta vez ( mas não se acostume) foi a Band, que furou o bloqueio da vassalagem.

Assista ao vídeo:



.
Clique aqui para ler outras notícias.

.

quarta-feira, 25 de março de 2009

ESTAMOS FERRADOS

.
Essa saiu no Yahoo! Fico pensando o que mais nos resta quando temos esse tipo de figura em nosso judiciário. Vejamos:

"A Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe) rebateu hoje em nota a declaração do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, de que a Justiça de São Paulo, na figura do juiz Fausto De Sanctis, tentou desmoralizar a Corte ao mandar prender pela segunda vez o banqueiro Daniel Dantas após o habeas-corpus concedido pelo STF. Na nota, a associação sustenta que a afirmação é "leviana", chama Mendes de "veículo de maledicências" e contesta acusação de que juízes tentaram intimidar desembargadores contra o habeas corpus.

No texto, assinado pelo presidente da Ajufe, Fernando Cesar Baptista de Mattos, a associação cita um voto contrário ao habeas-corpus dentro do próprio Supremo. "Com efeito, é imperioso lembrar que, ao julgar o habeas-corpus impetrado no Supremo Tribunal Federal em favor do banqueiro Daniel Dantas, um dos membros dessa Corte, o ministro Marco Aurélio (Mello), negou a ordem, reconhecendo a existência de fundamento para a decretação da prisão", argumenta a Ajufe, para concluir que "não se pode dizer que, ao assim decidir, esse ministro, um dos mais antigos da Corte, o tenha feito para desmoralizá-la. Portanto, rejeita-se com veemência essa lamentável afirmação".

Em relação à acusação de que os juízes teriam tentado intimidar desembargadores a não conceder habeas-corpus, a Ajufe alega que a afirmação "não só é desrespeitosa, mas também ofensiva. Em primeiro lugar porque atribui a juízes um poder que não possuem, o de intimidar membros de tribunal. Em segundo lugar porque diminui a capacidade de discernimento dos membros do tribunal, que estariam sujeitos a (sic) "intimidação" por parte de juízes."

Na nota, os juízes dizem ainda que "não se sabe como o ministro teria tido conhecimento de qualquer reunião, mas sem dúvida alguma está ele novamente sendo veículo de maledicências. Não é esta a hora para tratar do tema da reunião, mas em nenhum momento, repita-se, em nenhum momento, qualquer juiz tentou intimidar qualquer desembargador. É leviano afirmar o contrário."

.

BIG BROTHER BRASIL

.
Foi triste quando fui até a casa de um amigo bater papo. Minha intenção era dar uma força porque ele era empregado de uma dessas grandes empresas que ceifaram dezenas de centenas de trabalhadores em uma ou duas tacadas. Ele, naturalmente, estava no meio dos demitidos.

Fiquei verdadeiramente chateado e nossa conversa se alongou porque claro, ele além de triste, estava indignado.

A indignação ia em direção ao tal mercado. Ele sabia que era por pura sacanagem que a empresa o mandara embora.* Foi desculpa das mais esfarrapadas a tal "crise". A empresa tinha experimentado uma queda no faturamento, mas isso em verdade não justificava tantas demissões. Meu amigo era do departamento pessoal e tinha noção do custo dos funcionários. Para ele era mais fácil fazer as contas de quanto se fatura e quanto se gasta por mês.

Lá pelas tantas eu tirei da minha garganta o que já começava a ficar engasgado. Pedí que não me levasse a mal, mas apontei que até pouco tempo atrás, ele era um alto defensor de todas as privatizações do mundo, e comia com farinha a besteirada infundada espalhada por Mirian Leitão todas as manhãs no Bom Dia Brasil.

Como não falo o nome do meu amigo, tenho a liberdade de dizer que ele acredita até no Big Brother Brasil. Dizer o que para uma pessoa assim?

Agora ele estava sendo vítima desse mesmo "senhor" mercado que tudo sabe.

Aliás, ele estava sendo vítima do senhor mercado que com nada se importa, exceto com a diminuição da margem de lucro (clique aqui para ver o que a FIESP e o presidente da Philips pensam sobre essa margem).

Pena que agora é meio tarde. Realmente espero que ele consiga logo outro emprego e que comece a parar de prestar atenção e dar apoio a essas ratazanas brasileiras que pululam nossa imprensa mal intencionada a serviço de você sabe quem.



* Na outra ponta, um outro amigo, só que esse eu não via ha muito tempo, tem outra visão da crise. Veja qual.



Leia mais notícias clicando aqui.

.

FHC, UMA BIOGRAFIA

.
Vassalagem na imprensa é uma constante no país chamado Brasil. De maioria psdbista, ela não pretende sequer esconder suas convicções políticas. Atualmente, estoura champanha para comemorar a queda na aprovação de Lula. E anuncia, agora que viram que dá certo, vão usar artilharia pesada para dizer que a crise do mundo, é culpa do operário ignorante.

Só Serra, salva!

Se querem ter lado, que tenham. Mas não venham com essa ladainha de que são isentos e estão aí apenas para denunciar e ajudar o Brasil a ficar melhor. Não querem! Como se diz nas páginas da neo-nazista Veja, "o Brasil que queremos ser." Me inclua fora dessa, cára-pálida. Eu não quero um Brasil onde uns morrem de fome para outros andarem de Rols Royce.

Sobre as declarações de FHC nesta terça a respeito de corrupção, a visão mostrada pelo Estadão é no mínimo curiosa.

Vejamos este parágrafo, um primor de adesismo:

"FHC ironizou as críticas feitas pelo presidente Lula, que disse ontem que ex-presidentes devem se manter calados. "Ai, que saudade do governo militar, em que eu podia falar", disse. Na década de 1960, o ex-presidente já era conhecido como sociólogo de renome internacional e ficou exilado no Chile e na França nos anos mais violentos da ditadura militar."

Bem, em primeiro lugar, fico pensando se alguém, por mais alienado que seja, realmente leva a sério o que este senhor diz por aí. A biografia de FHC e o que ele fez pelo Brasil lhe precedem.

E em segundo  lugar, pessoalmente não tenho dúvida de que Don Fernando, o Segundo, tem saudades do governo militar. Era filho de general e passou suaves anos na Europa no que resolveu chamar de exílio, enquanto a "ditabranda" usava os carros da Folha, as empresas da FIESP e as páginas do Estadão para assassinar, torturar e amputar pessoas por esse brasilzão de Deus. Mas tocante mesmo é o rabicho da matéria, onde se desfia rosas ao vendilhão mór da República. "Sociólogo de renome internacional"?

Ora, vamos...


Clique aqui para ler mais notícias.

.

segunda-feira, 23 de março de 2009

WALL STREET JOURNAL: "LULA TEM RAZÃO"

.
Se você procura sobre Lula no WSJ de outubro de 2009 sobre as Olimpíadas, clique aqui.

Se não, continue neste artigo para saber que, devidamente lembrado pela colega da blogsfera Gloria Leite, leio na BBC o seguinte:

"A colunista (do Wall Street Journal) se mostrou impressionada com a palestra que o presidente brasileiro fez em uma conferência para investidores patrocinada pelo Wall Street Journal em sua visita a Nova York na semana passada. "Se a tarefa de um líder durante uma crise é inspirar confiança então (...) o presidente Lula da Silva estava fazendo horas extras."

Durante a palestra, Lula fez "algumas advertências sutis sobre como as coisas podem se tornar difíceis se os Estados Unidos continuarem a lidar mal com seu papel de liderança financeira" no mundo.

O'Grady disse que o presidente brasileiro "tem razão". "

Vejam bem, senhoras e senhores. O´Grady, uma jornalista americana de um dos principais jornais de negócios do mundo, disse que o Presidente brasileiro TEM RAZÃO!

Não deve saber nada essa O´Grady. Deveria vir urgentemente para cá fazer um estágio com Mirian Leitão, Carlos Alberto Sardenberg e o resto dos Cavaleiros do Apocalipse da imprensa tupiniquim.

O fato é, só gente da grande imprensa de fora diz isso. Nossa mídia psdbista daqui não elogiaria Lula nem que fosse debaixo das torturas que seus colegas da "ditabranda" lançaram aos muitos que resolviam discordar do antigo regime.

Em se falando de "ditabranda", clique aqui e aqui para saber mais sobre a ditadura que era boazinha, mas só para algumas pessoas.

E clique aqui para saber mais da blogsfera que não recebe mensalinho de ninguém no Congresso.

.

"GOVERNADORA" YEDA

.
O imbróglio da "governadora*" do RS, Yeda Crusius e os escândalos de corrupção que pipocam toda semana naquele estado, mas que curiosamente a chamada grande imprensa parece ignorar quase que por completo, tem um novo feito no dia de hoje.

o chefe de gabinete de Yeda se aproveitava do sistema de informações da polícia para investigar a vida alheia. No caso, a vida do ex-candidato à prefeitura de Lajeado, integrante do PT.

Vejam o que saiu no Terra:

"Em uma das conversas, a voz identificada como sendo a de Lied demonstra ter obtido informações sigilosas sobre a ficha policial do ex-deputado Luis Fernando Schmidt (PT) que, na época, era candidato à prefeitura de Lajeado. Lied teria feito uso indevido do sistema de informações da polícia para pesquisar a vida de um adversário político. "Na ficha do Luis Fernando, não tem nada na ficha dele. Eu tenho comigo (...) Ele tem só uma perda de documento, nunca teve nada na ficha", disse a voz identificada com sendo a de Lied. "

Obviamente a "governadora" não vai conseguir explicar mais essa. Mas também, quem se importa? Como a mídia hegemônica do PSDB não cobre nada, como poderia o povo comum ficar sabendo de alguma coisa para quem sabe, cobrar alguém?


* Diziam antigamente, que a palavra Governador é destinada a quem governa. Mal ou bem, somente a quem governa. Não parece ser o caso da ilustríssima.


Leia mais notícias clicando aqui.

.

domingo, 22 de março de 2009

AH, NOBLAT...

.
Todo cristão brasileiro ( e os não cristãos também) sabe que nossa "grande" mídia é um lixo. Quase em sua totalidade, os jornalistas que a compõem são um bando de almofadinhas, que se retroalimenta, que se adula, que se afaga e que se protege. 

Como se não bastasse o espírito de corpo, também são peritos em proteger e adular uma classe política perversa que transformou o país em um eterno gigante adormecido há 500 anos, entregando graciosamente para os amigos do rei, as riquezas da pátria brasilis.

Pois bem, o blog do "jornalista" Ricardo Noblat (aquele do mensalinho do Senado) comemora seus 5 anos.

Em uma das vinhetas de comemoração, a jornalista sumida e ex-circuitão Leda Nagle explica qual a razão de morrer de amores pelo figura.

"Leio porque preciso. Porque tem credibilidade e porque faz da minha cesta básica de informações do dia a dia. Porque gosto de estar informada, saber das coisas e gosto até de ler opiniões divergentes para acompanhar cabeças que pensam diferente da minha. Confio no Noblat e adoro acompanhar a vida de Luana. Que dure cem anos".

Ela "confia" no Noblat.

Que bom hein, Leda?

Se você não  "confia" no Noblat, continue lendo notícias por aqui e pela blogsfera que não recebe mensalinho de ninguém.

.

FHC, POLIGLOTA

.
Para todos aqueles que sempre ouviram que FHC é um cidadão letrado, um intelectual, eu lhes digo que honestamente, tenho minhas dúvidas. Antigamente eu até costumava ler o que ele escrevia, ouvir o que ele falava. Hoje sei que não passa de um amontoado de retórica. A mesma retórica que o elegeu e que o no poder, o levou a realizar quase nada do que pregava. Ele conseguiu deixar o país com a economia estável, mas substancialmente mais pobre do que era antigamente.

Porém, uma das coisa que ele escreveu e fez, foi entregar o Brasil à submissão. Quem não acredita em mim que procure os discursos deste homem nos anais quando ainda era congressista. Ele afirma que nós só nos daríamos bem se fossemos "anexos" das grandes economias, notadamente dos EUA.

FHC, portanto pregou, e fez, a submissão nacional.

Don Fernando como um cara inteligente é mais um daqueles mitos urbanos que nem todos têm a disposição de contrapor. E claro, nossa mídia não ajuda.

Bem, mostro aqui uma entrevista deste senhor à Aj Jazeera. Nela, ela fala coisas muito básicas. Boa parte delas, tira das experiências do Governo atual. Que aliás, são bem diferentes das que ele fez. Ele não fala e o entrevistador não pergunta, mas a verdade que se encontra em suas palavras é que boa parte das vezes, ele afirma que a posição do Brasil hoje em dia, é extremamente diferente da posição que tinha quando ele era o chefe. 

Resumo da ópera. Ele pega carona neste Brasil pra dizer que quase tudo é fruto do que ele fez. Acredite nisso quem quiser.

Mas trocando em miúdos, é novamente o "esqueçam o que eu escrevi", de sua autoria, que o fez tão famoso.

A entrevista é em inglês e infelizmente, sem legendas.  Quem entende a língua notará que aliás, FHC é sofrível nesse idioma. Seu inglês não é nada mais avançado do que o de botequim. Estranho, para um poliglota.




.

LULA 2002

.
Vale muito a pena dar uma olhada nos vídeos "Entreados", de Moreira Salles. Eles retratam os bastidores da campanha de Lula em 2002.

Veja no Youtube, assista o primeiro e vá depois selecionando os seguintes, na barra lateral.




.

JOSÉ SERRA E A PESQUISA

.
Nossa "grade" mídia é dominada por paulistas. Aliás, pela direita paulista. Assim, não escondem a alegria de ver Serra em primeiro lugar na corrida presidencial inclusive tirando Aécio de campo.

Verdade é que isso mal começou. Sabemos muito bem que Nosferatu tem pés de barro. Ele cai sozinho pelos seus próprios argumentos. Claro, não sem antes estropiar Aécio pelo caminho. Aécio e qualquer outro que rivalize com ele no pretenso lugar da oposição.

Roseana Sarney, Ciro Gomes, Garotinho que o digam. Sentiram o fel do governador paulista, na pele.

Todavia, vejamos o festejo publicado na Folha Online:

"Líder na corrida pela sucessão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 2010, o governador de São Paulo, José Serra, tem o apoio de 40% dos eleitores mineiros quando seu adversário dentro do PSDB, Aécio Neves, está fora da disputa pelo Planalto, aponta pesquisa do Instituto Datafolha divulgada pela Folha neste sábado (íntegra da reportagem disponível para assinantes do jornal e do UOL).

Segundo a pesquisa, o resultado está apenas um ponto percentual menor do que o desempenho geral de Serra, que tem 41% das intenções de voto no principal cenário apresentado ao entrevistados.

O governador de Minas não apresenta desempenho semelhante entre os paulistas. No cenário em que aparece como o candidato tucano, Aécio conta apenas 14% das intenções de voto em São Paulo, atrás de Ciro Gomes (PSB), com 24%, do percentual de votos brancos ou nulos, 23%, e de Heloísa Helena (PSOL), com 19%.

Aécio está tecnicamente empatado com a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff (PT), com 11% dos votos em São Paulo. Segundo o Datafolha, 65% dos entrevistados disseram conhecer o governador de Minas Gerais e apenas 11% afirmaram estar bem informados sobre ele. Serra é conhecido por 93% dos mineiros.

A pesquisa foi realizada entre segunda (16) e quinta-feira (19), com 11.204 entrevistados. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos."


Leia outras notícias clicando aqui.

.

sexta-feira, 20 de março de 2009

OBAMA PASSA O CHAPÉU

.


"Aproveitando que vocês estão aqui, vamos passar o chapéu para o próximo pacote de ajuda aos bancos..."

Excelente cartoon de Kal, para o Economist


Leia mais notícias que a imprensa não gosta clicando aqui.

.

ZEITGEIST - INCONSCIENTE COLETIVO

.

Existe uma sensação comum, observada de perto pela psicologia, que é a do desamparo. A impressão cruel de se estar sozinho em casa, em seu país, no universo todo. Sozinho em sua vida.

Por causa dela, as pessoas são levadas a se associarem. Elas se reunem em igrejas, em clubes, em torcidas organizadas, no que quer que seja. O humano convencional não consegue lidar com a hipótese do desamparo total. De viver e morrer sozinho.

Baseado nisso, o ser que seja razoavelmente inteligente pode se utilizar desta paúra para conseguir seus intentos. E digo razoavelmente, porque mesmo o melhor e mais bem arquitetado dos planos de dominação, sempre deixa furos. Tais furos são percebidos por indivíduos isolados, mas não são notados pelo inconsciente coletivo. Este inconsciente coletivo é uma das mais marcantes e intrigantes "coisas" da humanidade. Cidadãos que são levados a ter raciocínios coerentes quando estão sozinhos, tornam-se bestas ensandecidas e estupidas quando estão em grupo.

Prova disso são os linchamentos. Nesse caso, se assume uma coragem e uma ausência de razão proveniente do coletivo. Na outra ponta, existe também o medo coletivo. Ele perfura a mente da pessoa, deixando que o pânico se instale. Do mesmo modo, retira do indivíduo a capacidade de pensar logicamente.

Esta é uma introdução para dizer que as teorias da conspiração existem e sempre existirão. Mas vai um alerta. Por mais cético que seja, nunca duvide da capacidade malévola de alguém. Jamais se deixe levar pela frase "ah, imagina que alguém faria isso!".

Sim, sempre existe alguém disposto a fazer coisas inimagináveis.

Guerras demonstram isso. E mais recentemente a estúpida guerra no Iraque e os covardes ataques dos israelenses aos palestinos nos dão a exata medida da covardia dos líderes de alguns povos.

Existe no Google Vídeos um ótimo filme disponível que se for assistido com paciência e percepção, pode sim abrir muitos horizontes. Só não abrirá o horizonte do tolo que supõe que há um limite claro para a maldade. Não há limites para a maldade nem existe a preocupação sobre quantas pessoas inocentes morrerão. Guerras são feitas por puro interesse, seja pelo poder, seja pelo dinheiro. E se alguém chega a esse ponto é porque não tem apreço à vida de outrem.

Se livre de seus pré-conceitos e veja como uma nação que se entitula "a mais poderosa" pode ser idiotizada ao extremo. Porém, mesmo esta nação não está sozinha. O resto do planeta segue seus passos. Ligue a televisão e verá.

Os primeiros dez minutos são um pouco enfadonhos. Resista e absorva o que o filme Zeitgeist tem a oferecer. O filme é uma grande teoria da conspiração. Há nele coisas com as quais você pode concordar e outras não. Ele fala de religião, dinheiro e poder. Mas sempre é bom saber das versões alternativas para as coisas que circulam o mundo.

Pensar não mata. Não pensar, certamente. E o exercício do cérebro só existe quando você pratica o pensamento.

Em tempo, Zeitgeist em alemão significa justamente o "espírito de uma época" ou em outras palavras, o sentimento coletivo em um determinado tempo.

Clique aqui e vá até o Google Vídeos na versão já legendada para o português.

.

MENDES CENSURA DEBATE

.
Dizem por aí que o Ministro Gilmar Mendes (que mandou um jornalista "tomar cuidado" com a pergunta que fazia) ordenou a retirada do site da Câmara dos Deputados o programa de debates onde um jornalista de O Globo e outro da Carta Capital discutiam grampos telefônicos, operação Satiagraha, etc.

O "mando" foi feito diretamente ao Presidente da Câmara, o deputado Michel Temer que ao que tudo consta, atendeu graciosamente.

Na página do Youtube do Azenha, temos o programa censurado. Assista e veja se encontra o motivo de tamanha indignação de Mendes.







.

quinta-feira, 19 de março de 2009

JARBAS, FALA!

.
É verdadeiramente difícil entender o que se passa na cabeça do senador Jarbas Vasconcelos e seus delírios sobre impunidade, corrupção e honestidade.

Todo dia é uma nova manchete no jornal. Ele está adorando a exposição grátis.

Jarbas não é nenhum novato na política. Consta que tem cargos eletivos desde 1971. Me causa surpresa que só agora tenha percebido que existe corrupção nas esferas do poder.

Ora, qualquer brasileiro que tenha mais do que três anos de idade sabe que existe corrupção na política. Até agora, Jarbas não nos deu nada de novo.

Um outro cidadão antes dele, uns anos atrás, um tal de Roberto Jefferson teve afãs similares após ser pego com a boca na botija. De repente virou herói nacional. Não foram poucas vezes que ví pais de família de classe-média, devidamente bovinificados pela revista Veja, dizendo aos filhos que aquilo sim era exemplo de coragem.

Eu diria tudo a meu filho. Jamais diria para ser como Roberto Jefferson.

Mas a memória do brasileiro é seletiva. Achou que Jefferson era corajoso. Esqueceu de se lembrar que sua coragem só apareceu porque foi surpreendido com a mão no jarro. Desviou de sí o foco e o direcionou para onde sabia, seria melhor aproveitado pela imprensa.

Me ocorre que nesses dias, Jarbas Vasconcelos faria um favor à nação se declinasse QUEM são os tais corruptos. 

Por que ele não fala? 

Ora, se ele sabe quem é por qual razão não denuncia? Saber dos desvios e não falar, na qualidade de Senador da República, é crime.

Jarbas aproveita seus 15 minutos da fama, chovendo no molhado. O chato é que depois dele, virão centenas de políticos, igualmente sem seriaedade, e que também, não darão nomes aos bois.


Mais notícias, clique aqui.

.

PROFESSOR GALDINO ACUSADO DE ASSÉDIO

.


Professor Galdino foi um candidato à vereança em Curitiba nas últimas eleições. Foi eleito com boa votação e até surpreendeu a população.

Ele ficava pelo centro da cidade, desfilando com uma bicicleta armada com caixa de som e microfone, entrevistando os passantes e tocando sua musiquinha prá lá de chata.

"Professor Galdino, meu voto não tem preço, Professor Galdino, meu volto te ofereço..."

Virou uma figura folclórica.

Bem, na Folha Online de hoje sai a seguinte notícia:

"O vereador de Curitiba (PR) João Galdino de Souza, o professor Galdino, foi expulso do PV (Partido Verde) depois de demitir dois militantes do partido que não compareciam ao trabalho na Câmara Municipal. A expulsão ocorreu na noite de anteontem, em reunião da Executiva do PV no Paraná.

Galdino disse que há um mês havia dito à direção do PV que os dois militantes, lotados em seu gabinete, seriam demitidos caso não comparecessem ao trabalho. ''Não se pode utilizar dinheiro público para sustentar funcionários fantasmas ou invisíveis'', disse Galdino.
(...)
Em nota, o PV disse ontem que a expulsão de Galdino foi motivada por uma denúncia de assédio sexual contra uma assessora parlamentar do partido, que trabalhava até dezembro para o vereador não reeleito Paulo Salamuni. Ela havia sido indicada pelo PV para trabalhar no gabinete de Galdino.

Na nota, Galdino é acusado de pedir sexo oral à assessora, em troca de salário de R$ 5.000 por mês no gabinete. Katia Rosana Curtis de Mello, a assessora, disse ontem à Folha que o suposto assédio aconteceu no dia 18 de dezembro, na diplomação dos vereadores eleitos de Curitiba. Ela disse que preferiu não registrar denúncia contra Galdino na época.

Galdino disse que o suposto assédio "é uma armação, pois querem a vaga de vereador para o suplente que não foi eleito [Paulo Salamuni]''. Segundo ele, Katia seria contratada em janeiro, mas exigia um mês e meio de férias antes de iniciar seus trabalhos de assessora. ''Como poderia contratar alguém que pede férias antes de começar a trabalhar? O dinheiro público não pode ser usado dessa maneira'', disse.

O vereador disse que irá recorrer à direção nacional do PV e ao TRE (Tribunal Regional Eleitoral) contra a sua expulsão. O PV também irá ao TRE, mas para pedir a vaga de Galdino na Câmara Municipal de Curitiba para o partido. ".

Naturalmente não dá pra emitir juízo do ocorrido. Não conheço Galdino exceto por tê-lo visto na rua e honestamente, odiar sua musiquinha; mas também não conheço Salamuni nem os integrantes do PV.

Contudo, o que me chama a atenção é o argumento da suposta assediada, presente na matéria: "Ela disse que preferiu não registrar denúncia contra Galdino na época."

Ora, só agora, quatro meses depois, quando já acabaram todas as reviravoltas e mudanças de secretarias da Prefeitura que costumam acomodar os mais influentes que por ventura não consigam votação suficiente para se eleger?

E ainda, baseado somente em UM argumento o partido o expulsa? E as provas adicionais? Havia testemunhas?

Será que tem boi nesta linha?

Mas Galdino está tentando dar a volta por cima. Criando factóides sobre Dilma, o que é realmente uma bobagem. Ele está, enquanto pode, sem partido e procurando algum pra entrar. Vai atirando assim, para todo os lados para ver em quem acerta. Não foi uma boa hora ter sido expulso do PV, que agora tem a Marina Silva. Não que a Marina realmente tenha chances para a Presidência, mas há exposição, isso não se nega.

Galdino mira no PSDB que no Paraná, está bem, mas que nacionalmente, desaba a cada dia.  Só que pra ele, vai cabar sobrando algum PTB da vida.

Clique aqui para ver por qual razão o PSDB nacional entrou numa roubada (desculpe o trocadilho).
Clique aqui para saber que o que Boris Casoy fez foi crime previsto no Código Penal.
Clique aqui para saber mais UM dos motivos pelos quais você não deve acreditar tanto na imprensa.
.

Leia mais notícias clicando aqui.

.

quarta-feira, 18 de março de 2009

CRISE

.
Tarde dessas, no trabalho, toca meu telefone. É um velho conhecido de quem perdi contato. Ele precisava de orientações jurídicas e como há muito não nos víamos eu o convidei para um café na padaria do próximo quarteirão. Lá poderíamos falar de trabalho e jogar conversa fora.

Como nunca mais soubera de sua vida, ele me contou que tinha um cargo razoavelmente alto em uma indústria. Salário polpudo e muitos compromissos. Conversamos sobre as amenidades da vida e inevitavelmente, veio à tona a "tal" crise.

Como bom cidadão da classe-média alta, desceu a ripa no Presidente Lula, atribuindo a ele todas as mazelas do século. Mesmo aquelas que sabemos todos, ele nem que quisesse, conseguiria ser culpado. 

Mas deixou escapar lá pelas tantas que a indústria para a qual trabalhava, se utilizou do argumento da crise para passar a régua no pessoal. Diminuiram a folha de pagamento em 25% em questão de poucas semanas.

Perguntei como se sentia tendo botado no olho-da-rua dezenas de chefes de família, trazendo com isso dificuldade para centenas de pessoas.  Isso, sem necessariamente precisar. A empresa sequer estava em dificuldades. Estavam apenas projetando o futuro com um quadro mais enxuto.

Falei que isso só acentuava a crise. Eram centenas de pessoas a menos consumindo. Ele ponderou que pouco importava. Os produtos que ele vende não são para os remediados, mesmo. 

Quer dizer, não são para quem ganha os salários que ele paga.

E foi um misto de surpresa e arrepio quando ele no limiar da honestidade revelou que a sensação de poder era muito grande e prazeirosa. Aquela coisa de deixar o boato rolar solto, o medo dos funcionários, a preocupação de não conseguir se recolocar em tempo hábil. E a cada 3 dias corria uma lista de demitidos.

Falou dos puxa-sacos que começavam a alisar seu ego e até das mocinhas que se assanhavam para o seu lado tentando evitar o pior. Disse que se sentia meio divino. No corredor da empresa todos o respeitavam quando passava, mas sabia que ao virar as costas, falavam mal dele.

Mencionou o livro A Fogueira das Vaidades, de Tom Wolfe. Falou que hora ou outra se sentia o Sherman McCoy.

Eu o lembrei que o Sherman se dá mal no livro. Ele se resignou. Se calou por um instante. Olhou o cardápio e pediu um rocambole de calabresa e mais outra xícara de café.

Achei melhor mudar de assunto e voltar para as tolices do cotidiano.

À noite, no caminho para casa, tentei entender se tinha sido boa coisa me reencontrar com aquele tipo. 

Procurei pensar que sim. Pelo menos, eu confirmava minhas desconfianças sobre uma certa parcela de "Skafs" perdida em todos os cantos desse Brasil de Deus.

Agora, ao relatar esse ocorrido, leio a manchete de que Protógenes é indiciado por "excessos"

As coisas estão invertidas, mesmo. Definitivamente, não existe pecado do lado de baixo do Equador.



.

FHC, DANIEL DANTAS, GILMAR MENDES

.
Finalmente encontrei um vídeo com bom som. A maioria dos disponíveis na rede está inaudível.

Valeu a pena a procura para ver FHC "ter ouvido dizer" que Daniel Dantas é brilhante, falar que não sabe quem é Protógenes Queiroz e chamar de corajoso e competente o ministro Gilmar Mendes.

"Escuite" com seus próprios ouvidos.



.
Este vídeo veio do blog Acerto de Contas.
Mais notícias em Anais Políticos.

FOLHA X RECORD

.
De maneira geral, a mídia se odeia.

Ela só topa se unir, se for contra um "mal" maior. No caso atual, o PT e o Presidente Lula. Fora isso, ela está sempre de escaramuças com algum outro veículo.

A versão mais recente dessa briguinha feia, que mais parece com as discussões em forma de picuínha das Irmãs Cajazeiras, é a da Folha de S. Paulo com a Rede Record.

Uma puxa o cabelo da outra. Dá tapas e gritinhos. Ficam fazendo insinuações tolas nas reportagens e realmente, se assemelham muito a duas crianças em duelo. E aos poucos, as verdades sobre uma e outra vão aparecendo.

Mas em fato, se fosse pra escolher uma das duas, ficava com a Record. Ela, por sua própria natureza, é bem menos facista que a Folha. E também não colaborou nem emprestou veículos para a ditadura brasileira assassinar ou torturar pessoas.

Lembrado pelo Esquerdopata, acompanhe essa resposta da Record às tonterías lançadas pela Folha.



Clique aqui para ver o episódio mais recente da briga, com um editorial lançado pela Record.

Clique neste link e leia mais notícias.  

.

SÃO PAULO, 19h

.

No Terra: "Um assalto à mão armada foi fotografado na tarde desta terça-feira na avenida Santo Amaro, na altura do nº 1.300, no sentido Santo Amaro, em São Paulo (SP).

Um adolescente rendeu o motorista de uma caminhonete Tucson preta por volta das 17h55 e roubou a bolsa do condutor do veículo.

O garoto também obrigou o motorista a tirar o relógio enquanto apontava a arma para ele. Assim que o motorista entregou os pertences, o assaltante fugiu pelo meio do trânsito."


Enquanto o morador de São Paulo, tanto o Estado como a cidade, continuar pensando que assaltos nos sinais e o caos por causa da chuva forem coisas normais, quase "dadivas divinas", tudo continuará igual.

Ele não consegue perceber que existe uma relação de causa e efeito nisso tudo. Os investimentos em seguraça pública são pífios e mal direcionados. A cidade está um caos em todos os sentidos. Perde dinheiro e investimentos a olhos vistos. A educação claudica mostrando aos alunos que existem dois Paraguais, com qualidade média de ensino das piores do país.

E infelizmente, o cidadão médio continua deitado em berço esplêndido.

O que esperam os moradores de São Paulo?

foto UOL
.

terça-feira, 17 de março de 2009

MORREU O DEPUTADO CLODOVIL

.
Clodovil Hernandes foi um cara controvertido e polêmico. Deputado pelo obscuro e conservador partido PR de São Paulo, dividia as opiniões das pessoas por onde quer que passasse. Veja algumas de suas frases e um pequeno resumo de sua carreira. Dados coletados da Folha Online.

"Eu entrei [na política] mais para ser garoto propaganda da Câmara do que qualquer outra coisa. Porque não tenho feito nada. Eu vim aqui para trabalhar e não para brincar." - Na Folha, em 2007

"Eu sou do tipo de homem que gosta verdadeiramente de mulher porque eu nunca enfrentei uma mulher." - Na Folha, em 2007

"Da fruta que eu gosto, o Leonardo DiCaprio gosta até do caroço. Sei disso porque boi preto conhece boi preto." - Na revista "Veja", em 2007.

"Digo aos senhores que a única coisa de que tenho medo --já me fizeram muito medo aqui, como estrangeiro que sou nesta Casa-- é da expressão 'decoro parlamentar'. Eu não sei o que é decoro, com um barulho destes enquanto um deputado fala. Eu não sei o que é decoro, porque aqui parece um mercado! Nós representamos o país! Não entendo por que há tanto barulho enquanto um orador está falando. Nem na televisão, que é popular, fazem isso." - Primeiro discurso na Câmara dos Deputados, em 2007

"Será que precisamos de gravata ou de seriedade?" - Na Folha, em 2007

Direita ou esquerda? "Erecto" "É claro que vou precisar de apoio, porque sozinho a gente não consegue nem se masturbar --tem de pensar em alguém." - Na Folha, em 2006

"Você conhece alguém com 70 anos que tenha essas pernas?" - No Guia da Folha, em 2006

"Estava desempregado e não tenho cara de pobre; não conseguiria nem inventar uma. Precisava fazer alguma coisa. Acordei num domingo de manhã, depois de operado de câncer de próstata, e resolvi escrever um espetáculo. Você sabe, o segredo da cura é o bom humor." - No Guia da Folha, em 2006

"Se o Collor tinha aquilo roxo, o meu é cor de rosa-choque." - No site G1, em 2006

"As donas-de-casa me adoram porque sabem que eu vim de baixo. Vivi a história da Cinderela. E pobre gosta mesmo é de luxo." - Na Folha, em 1998

(Clodovil apresentou 17 propostas como deputado) Algumas dessas propostas são controvertidas e outras geraram críticas dos próprios colegas como a PEC que sugere a redução de 513 para 250 deputados federais na Casa. Segundo Clodovil, não havia necessidade de manter o atual número de políticos no Congresso.

A proposta que mais avançou foi a que autoriza o enteado a adotar o nome de família do padrasto. A proposta tramita na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) do Senado.

Filho adotivo de um casal de espanhóis, Clodovil sempre mencionou a mãe com carinho. Por sugestão do deputado, deveria seria instituído o Dia da Mãe Adotivo que seria comemorado no terceiro domingo de maio.

Os problemas de saúde de Clodovil começaram a surgir em 2005, quando ele foi diagnosticado com câncer de próstata. Ele retirou o tumor em uma cirurgia e não precisou fazer tratamentos complemantares.

O deputado resolveu fazer campanha de esclarecimento sobre o assunto. Clodovil apresentou uma proposta que torna obrigatório e gratuito o exame de próstata em homens com mais de 40 anos.

O parlamentar também sugeriu, por meio de projeto de lei, que o governo federal mantivesse um serviço de atendimento médico, psicológico e social para as vítimas de violência sexual em todo país.

Na relação de propostas apresentadas por Clodovil, há ainda a ampliação do período de internação sócio-educativa para as crianças e os adolescentes acusados de crimes. Atualmente a idade limite é de 18 anos, mas o deputado propôs que a internação se estenda para os 26 anos - com a ressalva que o período de internação seja de no máximo 8 anos.

Para o deputado, assim como os médicos, os dentistas também deveriam fazer residência médica. O deputado integra quatro comissões permanentes de Relações Exteriores, Educação, Direitos Humanos e Seguridade Social.

Já o antropólogo Luiz Mott no Terra Magazine, vai mais longe. Diz que Clodovil foi um desperdicio de inteligência. Veja:

"Clodovil sempre foi polêmico. Foi eleito com quase meio milhão de votos, por eleitores não predominantemente homossexuais, num partido, o PR, absolutamente contrário aos direitos GLBT (Gays Lésbicas, Bissexuais e Transgêneros). Como decano do movimento homossexual, eu estendi a mão diversas vezes, enviando a agenda do movimento para tentar fazer de Clodovil nosso aliado. Apesar de ter entrado na frente parlamentar (GLBT), ele só fez declarações antipáticas e hostis a nossas reivindicações."

------

Apesar de este ser um blog político, neste caso específico nos abstemos de ponderar sobre conduta do morto. Não porque morreu, mas porque politicamente falando, ele era pouco importante e super baixo clero. Era um inexpressivo com alguma fama anterior. Verdade é sim, que muita gente no Congresso poderia ter algumas de suas qualidades. Mas claro, como todo mundo, Clodô tinha zilhões de defeitos.


Saiba o enfoque da política que a "grande mídia" não dá, em Anais Políticos.


.

RODRIGO VIANNA: CRESCE A ONDA VERMELHA

.
Faço minhas as palavras de Rodrigo Vianna sobre a vitória de Maurício Funes em El Salvador. Um novo presidente de esquerda para ajudar a enterrar a dominação norte-americana na América Latina. 

A vitória em El Salvador é especial porque lá foram treinados, com as vigorosas verbas da CIA, milhares de terroristas e mercenários vindos de todo o planeta, para assassinar políticos, padres, civís inocentes e militantes da esquerda especialmente na Nicarágua então sob o primeiro governo de Daniel Ortega, que foi covardemente deixado de joelhos (até voltar, triunfante em 2007 sob a nova onda vermelha do continente); mas não somente lá, e sim em todos os outros países da região que ousassem destoar do discurso ditatorial de Washington.

Vá até o site de Vianna e leia seu artigo completo.

Clique aqui para ler mais notícias.

.

O DISCURSO DE LULA

.
Nesse vídeo temos as palavras de Lula no final de sua reunião com Obama.

Naturalmente aqueles que são contrários ao Presidente acharão que não, verão apenas defeitos no que ele diz, terão asco e o chamarão de ignorante. Porém, o discurso foi além das palavras vazias que normalmente costumamos ouvir dos Chefes de Estado. Sejam quem forem.

Lula teve partes de seu discurso repetido mundo afora e por ele foi aplaudido. Claro que o mesmo não aconteceu aqui, devido à pequenez de nossa mídia, que o odeia. Preferiram zombar das palavras erradas proferidas. Mas os dizeres desse homem foram fundo em todo o planeta porque exigem providências concretas ao invés da tagarelice habitual. Isso o colocou em um patamar ainda superior entre os líderes das nações e assim ele é visto lá fora. 

Falou inclusive sobre Cuba.

Nenhum outro Presidente teve o peito de dentro da nação americana, em um encontro bilateral, pedir abertamente o fim ao embargo contra aquele país.

No Brasil, a imprensa imunda, favorecida e cooperadora da ditadura fez troça. A classe-média sentiu arrepios. Isso é comum, infelizmente. Se esquecem que com isso, querendo aprofundar o poço, estão abrindo as portas para neste mesmo buraco, jogar seus filhos, que morarão no País que construirmos de agora em diante.

Mas felizmente o Brasil não é mais governado por quem só trabalha para meia dúzia de amigos. Acompanhe o discurso:




Se quiser, assista aos outros trechos formando o discusdo completo de Lula, direto no site Os Amigos do Presidente Lula,  a quem agradeço pela edição dos vídeos.

Clique aqui para ler mais notícias.

.

segunda-feira, 16 de março de 2009

A FIESP E A DITADURA

.
A FIESP também usou a "lista negra" da ditadura brasileira. Se alguém era fichado no DOPS, as indústrias não contratavam. Isso tudo era uma ajuda graciosa ao regime militar "brando" que se instalou no Brasil.

O tempo vai passando e aos poucos vamos notando que todos esses bastiões da democracia como nós os conhecemos, trocavam figurinhas com os generais carniceiros da nossa nação.

Não nos esqueçamos. Eles matavam e torturavam cidadãos brasileiros pela menor suspeita que fosse.

Acompanhe a notícia publicada no UOL.

.

MARCOS VALÉRIO, POR ONDE ANDAS?

.
Aquele carequinha polêmico, onde anda ele? Que fim levou?

Dê um pulo até o blog Olhos do Norte e saiba mais. 

Talvez até fique com pena dele!

.

LULA, OBAMA

.

.
O blog da Casa Branca:

"Se dizendo um grande admirador do progressista, da liderança que olha sempre para frente, o Presidente Lula; o Presidente Obama abriu a coletiva nesta tarde depois de um encontro entre os dois Chefes de Estado. O Presidente Lula descreveu os tópicos do encontro, do início da crise financeira até se dirigir aos desempregados de todo o mundo que dela resultaram. Falou também em desenvolver a África e a América Latina."

Clique aqui para ler mais notícias.

.

SKAF PRESIDENTE

Fenomenal a contribuição do blog do Mello ao Fiespiano Paulo Skaf e sua pretensa candidatura à Presidência. Skaf funcionaria como um Afif Domingos em 1989, como um Ermírio de Moraes.

É a balança que nos faltava na política. Chega de Serras e de Lulas. Votemos todos em Skaf, que atira para todos os lados, chamando banqueiros de agiotas pra amenizar sua imagem de industrial carniceiro e fala, desconcertadamente sobre juros se esquecendo que com esse discurso, está sem querer dando razão à alta da Selic meses atrás, quando seus colegas queriam urgentemente reajustar os preços mas não tinham margem para isso por causa da taxa de juros.

Vejam o que diz o Mello:

"Todo mundo sabe que existe um movimento muito forte em favor da candidatura do presidente da Fiesp, Paulo Skaf, à corrida presidencial de 2010.

Claro que esse “todo mundo” e esse “movimento muito forte” deve ser relativizado. É um todo mundo, é um movimento do mesmo pessoal do “Cansei”. Só que agora parece que eles descansaram e resolveram lançar o nome de Skaf (não confundir com Estafa, que é coisa do antigo Cansei), na base do “se colar, colou”. É só um motivo a mais para fumar charutos, tomar uns uísques.

Mas eu levo a sério essa candidatura. Como acho que Skaf é um excelente candidato para atrapalhar o tucano José Serra (o político mais perigoso do Brasil) dou aqui minha modesta contribuição para a pré-campanha.

Para tornar seu nome mais palatável para o povão, Skaf deveria se apresentar como um igual a quaisquer de nós, que somos sem-indústria. Porque isso é absolutamente verdadeiro. O presidente da Federação das Indústrias do estado mais industrializado do Brasil é um sem-indústria. A que teve (há muito tempo) faliu e deixou um espeto violento em dívidas no INSS, dinheiro que recolheu de seus funcionários e não repassou ao Instituto, conforme reportagem que você pode ler aqui. Eis um trecho:

Mergulhando mais fundo nos anais do INSS, descobre-se que, ao tempo em que mantinha quadro regular de funcionários, a Skaf têxtil acumulou dívidas com a Previdência. Em abril de 1999, quando o débito somava R$ 918,6 mil, o governo, então sob FHC, decidiu bater à porta dos tribunais.

Em agosto de 2000, a Justiça expediu mandado de penhora dos bens da indústria Skaf. Era tarde. Cinco meses antes, a empresa aderira ao Refis, o programa de parcelamento de débitos fiscais. Além da dívida com o INSS, Paulo Skaf reconheceu um passivo com a Receita. Tudo somado, o total parcelado foi a R$ 1,074 milhão.

Sancionada por FHC em abril de 2000, a lei do Refis abriu uma janela de oportunidades. O pagamento dos tributos em atraso foi atrelado a um percentual do faturamento (1,5% no caso da indústria Skaf). Sem prazo para a quitação.

Entre março e dezembro de 2000, a Skaf têxtil recolheu ao fisco R$ 360 mensais. A partir de janeiro de 2001, passou a pagar R$ 12 por mês.

Ou seja, com o pagamento de R$ 12 por mês, Skaf vai precisar de quase 90 mil anos para pagar o que deve ao INSS. Está endividado pela próximas gerações. Como nós. Ou seja, é gente igual à gente.

Não é uma boa ideia?"



Clique aqui para ler mais notícias.

.

O CRUEL HUGO CHÁVEZ

.

.
A má-fé da imprensa é algo fantasmagórico. Essa manchete do UOL (do grupo Folha) denota que pronto, está instalada a ditadura na Venezuela e esse Hugo Chávez, para quem ainda não percebeu,  é um cruel totalitarista. Praticamente um Stalin. Lá não é "ditabranda", como foi aqui (aos olhos da Folha).

O que a manchete não mostra (leia aqui) é que primeiro, os portos e aeroportos não "são" da oposição, e sim, do país. O que ocorre é que a oposição ao presidente simplesmente se nega a cumprir a lei, como lhes é de costume. A matéria apenas insinua que a tal lei foi APROVADA no Congresso e determina a transferência dos portos e aeroportos para o poder executivo. O que se passa é que somente os oposicionistas se negam a entregar.

Como já dito, básico, por lá.

Na minha opinião, se Hugo Chávez fosse ditador, já teria emparedado toda essa gente que lhe tenta o golpe (com a descarada ajuda dos EUA) e fuzilado. Pelo menos, é o que fazia a "ditabranda" aqui.

Estranho que para a Folha nossa ditadura era bem mais boazinha que a democracia da Venezuela.

.

domingo, 15 de março de 2009

COMO OS EUA ENXERGAM O BRASIL

.
Esta é uma boa entrevista com um diplomata brasileiro que vai passar meio despercebida pela grande mídia, jogada naquele "cantinho" do jornal que só pessoas  que sabem o que estão buscando, encontrarão. O original saiu no Estadão e a reprodução posterior foi do Vermelho.

A entrevista mostra um pouco do que já dissemos aqui nos Anais sobre Lula e Bush e sobre Lula e Obama. Também fala de uma visão estratégica dos EUA a respeito do Brasil que pessoas como "as Mirians" adoram ignorar.

Vejamos:

"Embaixador brasileiro em Washington até novembro de 2006, o diplomata Roberto Abdenur é um otimista. Tendo presenciado o que chama de "química impressionante" entre os presidentes George W. Bush e Luiz Inácio Lula da Silva, e vendo de perto, como consultor, o diálogo entre empresários de lá e de cá, ele aposta em "progressos notáveis" no relacionamento entre Brasil e Estados Unidos — apesar da crise e de suas incertezas.


Não lhe parece crucial que Lula reviva com o presidente Barack Obama o mesmo grau de empatia anterior — não é segredo que Obama é mais formal e reservado. Mas lembra que a ligação entre nações é determinada mais por fatos concretos do que por laços pessoais.
 
Seu otimismo vem da crescente projeção mundial do Brasil, que contribuiu para amadurecer o diálogo. "Nosso país livrou-se da dívida externa. É hoje um credor dos EUA, comprando títulos do Tesouro americano. Tem empresários investindo lá", resume. Em entrevista, ele destaca: "Nessa relação, o Brasil passou a ser parte da solução."
 
De que modo a chegada de Obama e da crise financeira vão afetar as relações Brasil-EUA?
 
O Obama tem um temperamento e uma postura diferentes da espontaneidade de Bush. Em novembro de 2005, vi de perto no encontro entre Bush e Lula a química impressionante entre eles. Mas, independentemente disso, a relação progrediu imensamente. O Brasil gozou até de certa deferência da parte americana.
 
Lula e Obama vão repetir a dose?
 
Não conheço Obama pessoalmente. Talvez ele seja mais formal, menos descontraído que o Bush. Mas é bom lembrar que o fator pessoal, embora importante, não é o definidor de uma relação entre nações. Esta se define em função de fatos concretos e circunstâncias objetivas, regionais e globais. Nesse sentido, acho que a relação pode ter progressos notáveis.
 
Por quê?
 
A base para isso foi dada nos últimos anos, por uma situação de convergência entre os dois. A crescente projeção do Brasil levou a um relacionamento que evoluiu. Passou a haver mais sofisticação no olhar recíproco.
 
No que consiste essa sofisticação?
 
Os EUA passaram a ver o Brasil, no contexto regional e no global, como um país de peso, com potencial para uma aproximação ampla. E o Brasil, num pragmatismo que é típico de Lula, passou a vê-los mais como um potencial parceiro do que como obstáculo ao seu desenvolvimento.
 
Antes era muito diferente?
 
Em outros períodos, os EUA se contrapunham ao Brasil em muitas coisas. O exemplo mais dramático foi a dívida externa. Hoje o Brasil a superou. O quadro mudou e o Brasil passou a ser parte da solução. É credor dos EUA na forma das reservas que temos em papéis do Tesouro. Pela primeira vez a solidez da nossa economia é um dado da questão.
 
Que progressos o senhor espera?
 
O melhor exemplo é o da energia, especialmente o etanol. O Brasil quer ampliar a cooperação bilateral e acho possível que o Congresso americano, em algum momento, adote uma redução gradual de tarifas para o setor. Os EUA vêm investindo muito em energias limpas e renováveis. O Brasil já é parceiro em pesquisa de hidrogênio. Somos um potencial fornecedor de petróleo. E há todo um pacote de atividades a definir, na facilitação do comércio entre os dois.
 
A crise não vai atrapalhar?
 
Ela tem impacto nos dois sentidos. Numa perspectiva mais ampla, ela tende a estimular a convergência entre os dois governos. De imediato temos a reunião do G-20, depois vem a questão do comércio — cedo ou tarde a Rodada Doha será retomada. E pela frente virá o debate sobre mudanças climáticas, sobre energia.
 
O senhor tem trabalhado em contatos empresariais com os dois lados. Dá para melhorar esse diálogo?
 
Há um potencial. O Brasil conta com uma figura influente na política americana, o senador Richard Lugar. Há alguns dias ele divulgou nota exortando o Senado a negociar um acordo de bitributação Brasil-EUA — um tema que está no horizonte imediato dos dois governos.
 
Lula admite atuar numa reaproximação entre os EUA e Chávez. Isso tem algum valor prático?
 
Há um valor diplomático e político no fato de o Brasil ter boas relações com Caracas. Mas uma coisa é o Brasil se apresentar como amigo — de um lado e de outro. Outra é proclamar, abertamente, que a Venezuela é um país democrático. O importante é lembrar que a Venezuela não é inimiga dos americanos. Sua estatal de petróleo, a PDVSA, tem quatro grandes refinarias nos EUA e mais de 15 mil postos. De modo geral, o que a diplomacia do Obama talvez pretenda seja atenuar as tensões na região, melhorar a atmosfera.
 
Qual o peso, nisso tudo, dos problemas internos americanos e do protecionismo?
 
Eles estão fazendo uma freada de arrumação. E não vão dar passos significativos, em termos de abertura comercial, enquanto não puserem a casa em ordem. Podem até ratificar alguns acordos comerciais pendentes, com a Coréia, a Colômbia e o Panamá. Quanto ao protecionismo, é preciso qualificar melhor essa história. A economia americana é muito aberta, as tarifas americanas são menos da metade das nossas, na média. Para o bem do consumidor e da inflação, nos Estados Unidos, o acesso a bens importados baratos é um dado positivo. E, como grandes exportadores, eles não têm interesse em precipitar uma guerra comercial."

.

IMPRENSA SUJA

.
Nossa grande imprensa é ruim, partidarizada, aliada do grande capital e não liga para o cidadão comum. Ela se utiliza dele como escada para seus interesses próprios e mesquinhos. Se aproveita da boa-fé das gentes, da subserviência da maioria de seus funcionários e do desconhecimento e alienação da classe-média para tripudiar, doa a quem doer.

Mais outra prova de seu desprezo pelo Brasil é a divulgação da contração do PIB em 3,6%. Pegou carona nas campanhas do PFL (que insiste em se chamar Democratas, mesmo tendo em seus quadros boa parte dos beneficiários da ditadura) e desceu a ripa no governo.

Mas se esqueceu de dizer que o Brasil teve o segundo maior crescimento de PIB do planeta, já que todos os outros países também foram afetados.

E também não disse que ontem foram divulgados dados dando conta do crescimento no comércio em relação a janeiro passado. Ou seja, crescimento real.

Os grandes conglomerados fazem chantagem sobre a crise, mas são eles os primeiros a demitir em massa, milhares de trabalhadores a cada vez. Depois,  Paulo Skaf vai à mídia dizer que os banqueiros são agiotas. Ora, ora. E eles, são o que?

A cada canetada de demissões, maior será a crise já que o consumo diminui.

Os partidos de oposição tomarem esse posicionamento contrário aos interesses dos brasileiros, eu não me  surpreendo. Primeiro porque se trata de uma camarilha de vendilhões cuja história, todos nós conhecemos. Segundo porque estão na oposição, mesmo.

Mas e a imprensa que diz que só tem "o rabo preso com o leitor"?

No entanto ainda temos muita gente que insiste em dar seu rico dinheirinho para estas publicações canalhas, comprando seus exemplares ou adquirindo os produtos neles anunciados, e nas TVs golpistas.

Bem, o meu dinheiro eles não ganham.

.

sábado, 14 de março de 2009

A COLETIVA DE LULA E OBAMA

.

.

Na entrevista coletiva entre Lula e Obama, notamos que o atual presidente americano é bem mais sisudo do que Bush, que em verdade, era bem mais simpático. Era um assassino cruel, mas era simpático.

Bush era bem mais brincalhão e Obama tenta não se parecer com ele em nada. Isso poderia ser prejudicial à sua imagem. Naturalmente isso não influenciará nas relações entre Brasil e EUA pelo simples fato de que esses senhores não estão lá para serem amigos. Estão lá para negociar e isso, os dois precisam e muito.

Só FHC é que se gabava de ser "amigo pessoal" de Bill Clinton. Como sabemos, essa amizade ajudou muito durante a gestão deste senhor.  

Ajudou a entregar quase todas as nossas empresas de graça para os irmãos do norte.

E não sou eu quem diz isso, é o jornalista americano Gregory Palast no livro A Melhor Democracia que o Dinheiro Pode Comprar. Lá, num capítulo todo dedicado às privatizações brasileiras ele mostra QUEM de verdade, era o presidente do Brasil naquela época.

.

AIG: O CRIME COMPENSA

.
Quando alguns almofadinhas visivelmente desinformados e mal intencionados como certas "comentaristas econômicas" do Bom Dia Brasil e similares, fazem cara de sabichonas e afirmam com todas as letras que o capitalismo é capaz de se fiscalizar sozinho, convém ler esta notícia do NY Times.

Nela se vê que os executivos da empresa AIG, que recebeu 170 bilhões de dólares de ajuda do governo americano para não quebrar em virtude de sua péssima administração, insiste que vai pagar 100 milhões de dólares de bônus aos seus executivos. 

Os mesmos que levaram a companhia à lona.

Ou seja, é claro que o "livre mercado" é capaz de se vigiar sozinho. Afinal, como não seria se nele só tem gente bem intencionada e consciente de suas obrigações?

Ora vamos, é claro que o crime compensa. Vemos pelas notícias dos jornais.

.

sexta-feira, 13 de março de 2009

O BRASIL VISTO DE FORA

.
Apesar da patética campanha veiculada pelo PFL (ops, "democratas") detonando o Brasil e o Governo Lula por causa da crise, vejamos o que saiu na BBC (trazido pelo UOL) a respeito da importância de nosso país:

"Uma reportagem publicada pelo diário britânico "Financial Times", nesta sexta-feira, afirma que o Brasil faz parte de uma lista informal de países-chave nas discussões do G20 financeiro, elaborada pelo governo britânico.

Citando "um relatório confidencial" vazado do Ministério do Exterior britânico, o artigo diz que a lista de 11 países --da qual Argentina, México e mesmo a Rússia ficaram de fora-- revela um "retrato intrigante" de como o governo britânico "vê o mundo".

Além do Brasil, que presidiu o G20 no ano passado, estão entre os "países prioritários" EUA, Reino Unido, Alemanha, França, Itália, Japão, Coréia do Sul, China, Índia, Arábia Saudita e África do Sul.

O envolvimento do G20 --um grupo formado por países desenvolvidos e emergentes-- nas discussões sobre a crise econômica mundial é resultado de reivindicações por uma maior democratização nas decisões sobre a economia do planeta.

Líderes de países em desenvolvimento pedem mais voz nesta questão, apontando que foram ironicamente os países desenvolvidos que permitiram os desequilíbrios que levaram à espiral dos tempos atuais. O encontro do G20, marcado para Londres, simboliza essa tentativa de diálogo.

Emergentes como Argentina, Rússia, México, Turquia e Indonésia não foram classificados como "Estados prioritários" na lista do ministério britânico, revela o editor político do jornal. A lista se completa com dois países desenvolvidos: Canadá e Austrália.

"O documento confidencial foi divulgado em dezembro passado (...) para fornecer (subsídio) a serviços de relações públicas para a cúpula de Londres", diz a reportagem. Segundo o "FT", a ideia do governo era contratar empresas lobistas e empresas de RP para atuar junto aos países prioritários.

As iniciativas incluiriam a promoção de campanhas de mídia, para "elevar o perfil do encontro para o público geral e para os formadores de opinião, facilitando uma tomada positiva de decisões".

Mas no fim, diz a reportagem, o contrato de lobby de cerca de R$ 1 milhão não foi outorgado.

O governo britânico respondeu que a lista "não é em absoluto uma hierarquia firme dos Estados mais importantes para as nossas relações políticas"."

Quer dizer, que ainda não se deu conta, ou ainda cai na conversa de nossos bem intencionados senhores da direita, eu proporia que procurasse saber mais. Tem muita gente sendo enganada por aí!

.