quarta-feira, 30 de setembro de 2009

DIPLOMACIA BRASILEIRA

.
A diplomacia brasileira é uma das melhores do mundo, diz a revista Time. Aqui em nossas terras, nossa imprensa não acha isso. As Mirians, os Machados, os Azevedos e os Mainardis, sem mencionar o "socialista" PPS, vivem de criticar Celso Amorim. Basta ver o que Jungmann foi fazer em Honduras.

Patético. Deviam ajudar o Brasil. Ao invés, querem tacar fogo em tudo.

Com toda certeza preferiam o tempo em que os chanceleres brasileiros tiravam o sapato pra entrar nos EUA em sinal de total subserviência.

Veja o que diz a Time:


"O Brasil raramente é um jogador ausente na América Latina. Em verdade, seu corpo diplomático (costumeiramente chamado de Itamaraty) é amplamente considerado como um dos melhores do mundo e teve um papel chave na dissuasão de crises sulamericanas como o entrevero do ano passado entre Venezuela e Colômbia. As tropas brasileiras comandaram a missão da ONU nos conflitos no Haiti. E Lula, um dos chefes de Estado mais populares do mundo, se tornou o mais efetivo intermediário entre Washington e a resurgente esquerda latinoamericana, anti-EUA."

Além disso a Time fala muitas outras coisas. Mas claro que você NÃO ouvirá nada sobre isso no Jornal Nacional, ou coisa que o valha.

Veja o original da Time.

Clique aqui para se divertir às custas de Heráclito, do DEMo.
Clique aqui para ver que a candidatura de Tasso é balão de ensaio.
Clique aqui para ver que no último Datafolha, Dilma empatou com Serra. 
Clique aqui para ver Leitão defendendo a privataria e dizendo que Lula é "demodé". 
Clique aqui para ver que o Estadão distorce até a lei brasileira pra fraudar manchetes. 
Clique aqui para ver o fútil mundo de Caras propagado por Ana Marina.
Clique aqui para ver o melhor de todos. Regina Duarte dizendo que tem medo do comunista Lula.
Clique aqui para saber mais sobre a Glasnost e a Perestroika.
Clique aqui para saber mais sobre o Capitalismo e o Comunismo.
Clique aqui para ler um pouco sobre a América.
Clique aqui pra ver Gorbachov, o que começou a destriuir o país de Pet, vindo ao Brasil falar pra tucanos.
Clique aqui para ver o pai dos jornalistas americanos, falando sobre socialismo.
.

terça-feira, 29 de setembro de 2009

DISCURSO DA OPOSIÇÃO

.
Quando se discute na blogsfera que a oposição ao governo Lula está sem discurso e assim deverá permanecer até as eleições, não se trata meramente de uma suposição.

Veja a captura de tela do portal Invertia, do Terra, especializado em economia. Ela data de 29 de setembro de 2009, em plena crise mundial.

Por isso a insistente necessidade de se inventar uma crise, qualquer crise, para tentar abalar a imagem do governo. Seja Zé Chirico falando que a questão de Honduras é uma "trapalhada" indo ao contrário do resto do mundo e da ONU, seja a CPI da Petrobrás que jamais decolará (se decolar quem perde é o PSDB que queria privatizá-la). De mensalão não dá pra dizer nada já que foram os tucanos de Minas que o inventaram, de taxas de juros não dá pra abrir o bico já que nunca foram tão baixas. Desemprego? Um dos menores entre os países industrializados. Corrupção? Bem, existe e não é pouca, mas com os tucanos atolados até o pescoço nela (vide Yeda Crusius).

Existe discurso para a oposição?


.

PSDB: BRASIL COM Z

.
Parece montagem? Não é! Os adesivos foram distribuídos em uma seminário do PSDB sobre EDUCAÇÃO em Natal/RN. Veja.

E então, é folclore que eles estão loucos para vender o país? A vontade chega a ser até inconsciente!


.

segunda-feira, 28 de setembro de 2009

GOLPISTA, NÃO INTERINO!

.

.
A cara de pau e a desfaçatez do UOL, do Grupo Folha, é fenomenal.

Como estavam levando vaias de todas as partes por tratarem o governo golpista de Honduras por governo "de fato", tiveram que recorrer a "especialistas" para dizer que mudarão o nome. Mas que fique claro, não reconhecem o erro.

Agora chamam o governo de golpista porque "especialistas" disseram que não havia base "legitima" para serem chamados de "inteirinos". Dá prá crer nisso?

A Folha só ficou sabendo AGORA, porque "especialistas" disseram, que o que aconteceu lá foi um golpe de estado? Eles achavam que Michelleti tinha o quê, sido eleito? Que Zelaya havia sofrido um impedimento do Congresso?

Se bem que não é de se admirar o comportamento do Grupo Folha. Para quem emprestou carros para a ditadura brasileira transportar os torturados pra dentro dos porões da carnificina, essa incompreensão é razoável (se você não sabe do que estou falando, clique aqui para ler). 

Mas é que agora perceberam que novamente Lula deu outra dentro. Que conseguiu aliados internacionais, incluindo os EUA para taxar Gorilleti de bandido. E que não foi "trapalhada" dar asilo para Zelaya, como disse Zé Chirico (veja).

Francamente, durma com um barulho desses!

É o que eu sempre falo. O governo não precisa se preocupar com essa oposição nem com essa imprensa. São amadores demais. E além de colegiais, acham que você é estúpido ao ponto de acreditar no que só eles e o Globo dizem, ao invés de ver o que o mundo todo fala.

Leia aqui o atestado de burrice do Grupo Folha.
.

O GOLPE EM HONDURAS E LULA

.
No Vermelho:

"O Brasil não irá tolerar um ultimato de um governo golpista", disse o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse neste domingo (27), rechaçando o prazo de dez dias dado pelo regime militar de Honduras para o Brasil definir o status do presidente constitucional hondurenho, Manuel Zelaya (veja)".

A matemática do golpe é a seguinte em relação ao Brasil. Zelaya entrou na embaixada porque quis e foi acolhido. Como pregam as regras internacionais das democracias.

Obviamente o Brasil, país soberano que é, comprou a briga. Ao contrário do que faria em épocas anteriores com certos governos que têm uma ave como emblema. Antigamente o Brasil tiraria a pontapés o exilado. Prova disso aliás, é a declaração de Zé Chirico dizendo que o certo é largar o presidente vítima de golpe, na mão (leia aqui). Ora, ora. Alguém esperava alguma coisa diferente dele?

Os golpistas de Honduras querem jogar pesado. Eles têm o apoio da elite de seu país, dos republicanos americanos que deram o aporte logístico ao golpe e naturalmene, contam com a simpatia da imprensa direitista mundial, sempre favorável a qualquer golpe que preserve os direitos dos de meia dúzia e escorrace o povo.

Como não poderia deixar de ser, no Brasil é a mesma coisa. Globo, Veja e assimilados tratam os golpistas como "governo de fato". Procuram subterfúgios linguísticos para fugir das palavras golpe e ditadura.

A mesma ditadura que a Folha tratou como ditabranda. E a quem o jornal O Globo dedicou um longo editorial em 1964, saudando como "democratas" e apoiando o golpe de estado.

Claro que imaginam que todo mundo é estúpido. Enquanto Demetrio Magnoli, o sociólogo da Band colocou a culpa em Zelaya pelo golpe, por ele ter tentado aprovar uma mudança na constituição que lhe permitisse se candidatar novamente, a mídia brasileira "esqueceu" totalmente que Alvaro Uribe da Colômbia faz a mesma coisa.

Mas o narco Uribe, pode. Um presidente eleito pelas urnas, não pode.

Contra o golpe estão os governos de todos os países do mundo, incluindo o governo "oficial" dos Estados Unidos. Obama não é a favor da tomada de poder, como foi Bush no golpe contra a Venezuela em 2004. Naquela situação, Bush reconheceu os golpistas como governo já no dia seguinte à deposição do presidente democraticamente eleito. Ocorre que o poder paralelo de Washington não deixa que o Obama tome atitudes mais severas. Os republicanos estão ao lado do golpista Michelletti.

E só os EUA com seu poder de pressão efetivo (econômico) poderiam ver resultados mais concretos. Coisa que eu duvido que aconteça. Obama não irá declarar um embargo contra Honduras, como declararam os EUA contra Cuba. Afinal, golpe não é golpe?

Porque só os governos de esquerda estão errados?

Ocorre que pouca gente presta atenção no seguinte: Lula não é burro. Ele sabe muito bem do que está falando quando diz o que o golpista hondurenho irá enfrentar se insistir na permanência no poder.

A ONU deverá tomar providências e os EUA irão a reboque. Do contrário, ficaria muito feio pro Obama, que tenta mudar a imagem que seus antecessores deixaram de seu país. Uma América que ajuda ditadores e expulsa democracias do poder.

E daí, só nesta situação, a nossa imprensa, que SEMPRE apoiou os golpes de estado tanto no Brasil quanto em qualquer outro país da América Latina, começará a tratar Michelletti como ditador e golpista. Só quando a imprensa estadunidense e seu governo, assim permitirem.

Pensam ingenuamente que, agindo como agem agora, desgastarão a imagem de ula. Vão cair do cavalo de novo porque além de tudo, o Presidente brasileiro sairá conhecido mundialmente como um democrata que bateu na mesa e se opôs, dentro das regras internacionais, ao golpe.

E nossa mídia será, de novo, reconhecida como um grupelho de larápios, que detesta a democracia e o povo. Como sempre foi.

.

sábado, 26 de setembro de 2009

O MÃO GRANDE

.
Do site do PHA:

"Hélio Jacinto Pereira em 25/setembro/2009 as 21:01

SERRA, garfar projetos e obras dos outros e algo normal na vida deste rei do trololo e do nhem nhem nhem.
SERRA, já garfou o projeto de seguro desemprego do governo SARNEY, projeto que existe desde 1985 na pratica, pois o projeto original e do ex dep. PAULO MINCARONE do PMDB do RS, projeto feito em 1983.
Este espertalhão se apresenta como dono do projeto de seguro desemprego e a midia divulga como sendo verdade.
Em 2010 o seguro desemprego estara compretando 25 anos de sua efetivação pelo governo SARNEY. Seria uma ótima ideia o PMDB e os sindicatos fazerem uma campanha comemorando a implantação do seguro desemprego e aproveitando para desmascarar este mão grande da politica brasileira.
Tambem existe uma lei antifumo a nivel federal desde 1996 o que não existe e fiscalização efetiva por parte de estados e municipios e apesar de todo trololo de SERRA sobre proibição de fumo em ambientes fechados tal lei não vem sendo fiscalizada em SP, o que existe e só marketing politico deste oportunista"


.

sexta-feira, 25 de setembro de 2009

CIRO: SERRA É MAIS FEIO NA ALMA QUE NO ROSTO

.






Ciro Gomes sobre Serra, o Jesus Luz da política nacional.

"Ele [Serra] é feio para caramba, mais feio na alma do que no rosto. Ele tem uma truculência ao se relacionar com seus adversários. A conduta pessoal dele em relação aos seus adversários é uma conduta feia, de não enfrentar com linguagem civilizada, uma atitude destrutiva, que inibe o diálogo. Para mim, é horrível. Até minha conta pessoal de salário ele conseguiu que um juiz de São Paulo bloqueasse" (veja aqui na Folha Online)

Ciro não está sozinho. A maioria da população também acha que Serra é medonho. E como muita gente vota pela cara, ele seguramente perde pontos. Especialmente quando olhamos para aquele lindo sorriso, todo gengivas. Dizem até que apesar de todas as pesquisas publicadas (interpretadas de forma favorável pelos veículos de comunicação amigos), Zé Chirico está no máximo de elegibilidade. É o teto do PSDB no Brasil. Trinta e poucos por cento.

Agora, em São Paulo a coisa é diferente. Alguma coisa que é misturada na água daquele lugar, faz um bom pedaço da população perder o tirocínio e acreditar neste homem que faz muitas promessas, e cumpre tão poucas. Sem mencionar que coloca a polícia na rua para descer o porrete em crianças que fazem greve na escola, joga a PM contra a polícia civil, abre uma cratera no centro de São Paulo e consegue fazer com que a imprensa dócil de seu país, não lhe atribua a culpa. Nem sequer uma mínima responsabilidade.

Serra é feio, mesmo. De doer.

Clique aqui para ver a evolução natural deste pitéuzinho carinhosamente conhecido por tantos apelidos. 

.

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

CHARGE

.
Charge de Frank, para A Notícia.



.

CHÁVEZ, COURTNEY LOVE

.




Ao que tudo indica, Courtney Love não acha que Hugo Chávez seja a pessoa assustadora que os republicanos insistem em dizer que é.

A foto foi tirada na exibição do filme "South of the Border", no qual o Presidente Venezuelano é o astro principal. Para quem não sabe, se trata do novo filme de Oliver Stone.

Veja mais detalhes aqui.
.

LULA NA ONU

.
Ouça o que disse Lula na ONU.



.

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

LULA NA NEWSWEEK

.

Instigado pelo amigo Joel, fui ver que mais uma vez a imprensa internacional reconhece as qualidades de Lula.

Esse blog não é feito por fãs do Presidente. Não é como se ele fosse um astro pop, ou alguém que você incondicionalmente segue, sem saber direito porque. Lula é um cara popular, mas não é uma estrela da mídia.

Sendo assim, ele assume uma importância fenomenal na vida de cada um. Se você adora o Brad Pitt e ele morre, apesar de triste, não fará muita diferença na sua vida. Mas um cara como Lula, se sumir do mapa, fará, definitivamente, TODA a diferença. Afinal, as políticas dele, para o bem ou para o mal, nos afetam a todos.

E até agora, tem sido muito mais para o bem do que para o mal. Como disse o assessor de campanha de Bill Clinton, James Carville. "é a economia, estúpido". Enquanto muitos tinham a idéia de que quem sabia mandar na economia eram os burocratas do PSDB que quebraram 3 vezes o Brasil em 8 anos, achavam que Lula e o PT só saberiam fazer greve e transformar tudo em uma balbúrdia.

Não foi o que aconteceu. As instituições, todas elas, ficaram mais fortes sob o governo de Lula. A democracia em sí, ganhou demais.

E isso aconteceu especialmente por uma diretriz básica. O PSDB só está interessado em enriquecer os amigos. Esta semana, José Serra privatizou hospitais públicos em SP (veja)! Eles sequer disfarçam a patranha.

Lula foi eleito pela primeira vez muito mais pela incompetência de Fernando Henrique, que por seus próprios méritos. O mesmo aconteceu com Obama. Bush quebrou a América. FHC quebrou o Brasil. Não poderia ser diferente. A diferença é o que se fez depois disso. Lula transformou o Brasil em uma potência. E isso aconteceu em apenas 6 anos.

Então é por isso que este blog e tantos outros se horrorizam quando a mídia nacional tenta tanto desqualificar o presidente. E os baluartes da direita racista espalham comentários através da internet ou da imprensa engajada chamando-o no mínimo, de bêbado. Isso é ridículo.

A mídia estrangeira de maneira geral, fala a verdade. Ela pode até manipular uma ou outra coisa, mas de forma ampla, tem falado a verdade sobre o Brasil atual. Sobre o Brasil de Lula. Fala dos defeitos e das qualidades. Quando está certo, elogia, quando está errado, critica. Ainda que sob um viés normalmente americanizado, maniqueísta, mesmo assim, tem conseguido fazer um retrato mais fiel do que os jornalões e as TVs brasileiras.

A mídia nacional só ressalta os defeitos. E os motivos disso são conhecidos. Ela adora o PSDB porque foi o partido que mais lhes deu espaço, mais lhes deu verbas, mais entregou o que é público para uma casta de privilegiados desfrutarem desavergonhadamente. E o resultado todos vimos. O país caiu em pouco tempo, 7 lugares no ranking mundial das maiores economias.

Agora temos chances concretas de nos tornarmos a quinta ou a terceira economia do mundo. E verdadeiramente, isso é possível. O Brasil vive hoje, o que os EUA viveram há 60 anos. E estaria vivendo ainda, se não fossem os absurdos cometidos pela direita escravocrata, inaugurada por Ronald Reagan e seguida por Bush pai e filho.

O que se pede é que nossa mídia pare de sabotar. Se ela quiser ganhar dinheiro, terá que produzir produtos bons, que mereçam ser adquiridos, como tantos em outras áreas já o fazem. O que não foi, naturalmente, o que ela aprendeu. A mídia nacional se especializou em enriquecer inflada por verbas governanmentais, ou por manipulações do esquema privatista, para auxiliar os amigos do rei. Ela é cria da corrupção e da ditadura. Basta ver como foram criadas a Globo e o SBT. Basta ver como a Folha emprestou carros para os generais transportarem os presos torturados e o Globo e o Estadão fizeram editoriais melosos sobre como a ditadura era boa para o Brasil.

O brasileiro precisa começar a ver, que a imprensa é privada. Tem interesses privados. Não é pública. Não liga  para o público. Ela está aí para faturar. Doa a quem doer.


Sendo assim, este blog e tantos outros convidam o internauta a ler a imprensa estrangeira, caso lhes seja possível. Ainda que seja a de Portugal ou da Espanha, possível de ser compreendida. Jogue fora os jornalões ou as "revistonas". Elas te cobram "x" reais por exemplar pra te manipular. Elas te cobram "x" reais para que você seja o papagaio do pirata. Que repita o que é importante, para ELAS.

Seja mais esperto. repita o que é importante pra VOCÊ.

Clique aqui para ler a tradução da entrevista de Lula na Newsweek e veja a diferença de um presidente que se posiciona; ao contrário de outros que só dizem "sim, mestre". O link vai para o Vermelho.

Clique aqui para ir ao artigo da Newsweek que fala do "político mais popular da Terra".

Clique aqui para ler outras notícias.

.

O ESQUEMA DAS MANCHETES

.





Veja como funciona o esquema das manchetes na imprensa. Repare o que publica o UOL (do Grupo Folha, o que emprestava carros pra ditadura militar transportar os torturados) e o Terra.

O conteúdo da matéria é basicamente o mesmo, mas como já dissemos, o que importa em verdade, é como a manchete é publicada, levando em conta que ela é a única coisa que a maioria das pessoas lê. A lógica é simples: seja na internet, seja na banca de jornais, você só lê a reportagem sobre o assunto pelo qual se interessa, mas as manchetes você lê todas. Assim, imagina, está sempre "bem informado" sobre tudo.

No Terra, existe a condicionante "teria", afinal, estão repassando uma história. Já no UOL, o "teria" some e se opta por dar certeza do que foi dito.

Naturalmente, as condicionantes variam dependendo do lado de quem, está o veículo. Se for mais isento, as condicionantes aparecem, ainda que discretas. Se for descaradamente manipulador, a condicionante some.

Clique aqui para ver que a oposição ficou sem discurso.
Clique aqui para ver o que a nova Datafolha esconde de quem lê a pesquisa.
Clique aqui para ver que Lula foi aplaudido 4 vezes em Copenhague. Mas a Folha não viu.
Clique aqui para ler a notícia dada pelo Terra e aqui a notícia dada pelo UOL.
Clique aqui para ler mais.

.

terça-feira, 22 de setembro de 2009

LULA NO WOODROW WILSON

.




Do Terra:

"Na noite desta segunda-feira, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi festejado no tradicional hotel Waldorf Astoria, em Nova York, quando recebeu o prêmio do Instituto Woodrow Wilson por atuação extraordinária em serviços públicos. O presidente destacou que Brasil e EUA devem estreitar ainda mais a sua parceria, para promover o progresso e a democracia nos outros países do continente.

Lula também aproveitou a oportunidade para falar no impacto que a exploração do petróleo da camada do pré-sal terá sobre o país. "Em 15 anos o Brasil será uma grande economia graças ao pré-sal que nos tornará grandes exportadores de óleo cru e de conhecimento técnico", disse Lula.

"Lula é um perfeito representante do espírito do antigo presidente americano, Woodrow Wilson, ao promover a causa da liberdade, oportunidade e prosperidade e mostrar que não importa o quão humilde sejam as raízes de uma pessoa, ela ainda pode vencer", disse Rex Tillerson, presidente da Exxon Mobile.

O empresário Eike Batista também estava presente para prestigiar o presidente brasileiro. "O sucesso das minhas empresas se deve ao nosso presidente" afirmou o Batista. Ele lembrou que o Brasil é hoje um país que respeita contratos, apresenta estabilidade econômica, produz pesquisas científicas e tem grande produtividade agrícola.

"O nosso país tem o poder de revolucionar o mundo. O próprio Barack Obama reconhece as conquistas de Lula e o admira. Agora só peço que os americanos tenham a gentileza de escolher o Rio de Janeiro para ser a cidade anfitriã dos Jogos Olímpicos de 2016", falou o presidente do grupo EBX. "
.

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

SERRA PRIVATIZA HOSPITAIS PÚBLICOS

.

 

Na Band a notícia ÓBVIA de que José Serra vai privatizar (ainda mais) os hospitais de SP. (veja)


"A Assembleia Legislativa aprovou ontem por 55 a 17 o projeto que amplia a terceirização no sistema de Saúde Público de São Paulo.

O texto, de autoria do governador José Serra (PSDB), permite que os hospitais públicos cobrem, de pacientes particulares ou convênios de saúde, por até 25% dos atendimentos realizados.

Hoje, a lei determina que 100% da cobertura seja gratuita. O projeto amplia o modelo de repasse da administração dos centros de saúde para as OSs (Organizações Sociais).

O governo defende a iniciativa alegando que o modelo torna menos burocrática e mais eficiente a administração da rede e o atendimento aos usuários (deve ser de novo, o tal choque de gestão tucana).


“Os hospitais terceirizados vão diferenciar quem pode e quem não pode pagar. Os funcionários concursados serão encostados. Não serão respeitados”, diz o deputado Carlos Giannazi (PSOL). Segundo ele, o partido entrará com ação no STF para barrar a lei.


Pois é, outro dia, um ouvinte alienado da própria BandNews em Curitiba, durante uma entrevista com o Ministro Paulo Bernardo, pediu pra ele parar de dizer que o PSDB era privatista. Segundo o ouvinte, dizer isso era fazer "terrorismo" eleitoral.

Privatizar um hospital público e não poder divulgar é o que? Na minha opinião, ditadura.
Mas de ditadura, o PSDB e o DEM entendem muito bem.

Clique aqui para ler porque as digitais de Serra estão no alagão de Atibaia. 
Clique aqui para ver Leitão defendendo a privataria e dizendo que Lula é "demodé". 
Clique aqui para ver que o Estadão distorce até a lei brasileira pra fraudar manchetes.
Clique aqui para ver que na linha Kassab boi de piranha, a Folha tenta de tudo.
Clique aqui para ver que Kassab tem culpa, mas foi jogado sozinho aos leões pela mídia que protege Serra.
.

sexta-feira, 18 de setembro de 2009

BRASIL, TERCEIRA MAIOR ECONOMIA?

.
Lula diz que o Brasil pode ser a terceira economia do mundo com os recursos do pré-sal.

Será que o Presidente Lula é o cara mais ingênuo e sem noção do planeta? Ora, qualquer pessoa com mais de 30 anos cresceu sabendo que o Brasil é um país rico com um povo pobre. Ou seja, é assim, porque querem que ele seja assim.

Mas quem quer? Bem, os mesmos que construiram as castas brasileiras. Os que impediram a água de chegar no Nordeste, que pretenderam privatizar o pré-sal, a Petrobrás e tudo o mais que for possível. Nas privatizações os únicos que ganham são os arrematadores. Perde o povo e perde o consumidor. Ou alguém consegue citar algum exemplo de privatização vantajosa?

Bem, alguns dirão as telefônicas.

Ok se você considera que é um avanço adquirir uma linha telefônica pagando nada ou quase nada mas depois não aguentar os preços das contas, de tão altas, Ou as roubalheiras embutidas nas faturas de serviços não autorizados ou ligações não realizadas, os desligamentos sem autorização, as inserções do nome dos consumidores nos serviços de proteção ao crédito sem que exista dívida, e tantos outros exemplos que ENTOPEM nossos tribunais ao ponto se serem criadas VARAS ESPECÍFICAS para cuidar dos processos contra "certas" companhias telefônicas, tudo bem.

Eu particularmente, não acho um avanço. Era ruim antes, quando o fone custava uma fortuna? Sim, era horrível. E o único jeito encontrado era ceder graciosamente as empresas para os amigos do rei? Sim, também; esse foi o único jeito encontrado.

Sinto dizer, fomos todos enganados.

Mas o Lula agora aparece com essa.

Pensemos por um minutos se Serra for o presidente. O presidente facilmente compra a maioria no Congresso. Alguém tem alguma dúvida de que no dia em que o Zé Chirico assumir, a Petrobrás começará a "dar prejuízo"? Como dava prejuízo a Vale, a maior mineiradora do planeta que foi doada muito generosamente por FHC aos seus "amigos". Amigos entre aspas. Igual ao Bill Clinton, de quem Don Fernando, jurava ser muito próximo.

Aí, no dia em que a Petrobrás começar a "dar prejuízo", a primeira coisa a fazer será trocar o seu nome para Petrobrax, para ser mais palatável no exterior (quem não se lembra?). A segunda coisa será passar a régua, afinal, ninguém é de ferro e uma privatizaçãozinha não mata ninguém.

Assim, sabe quando o Brasil vai ser a 3° economia do planeta. Dia de São Nunca. De tarde!

Basta lembrar que Don Fernadno pegou o país como a 8° economia. Conseguiu jogá-lo para décimo-quinto lugar. E continuava caindo. Já não tinhamos quase mais nada pra vender, só faltava comercializar o coro do cidadão pobre do sul do país (pois o do nordeste já havia sido penhorado).

Era mesmo um choque de gestão.


Vai nessa, Lula. Vai esperando crescimento do Brasil e distribuição de renda com essa corja de urubús que temos na nossa direita nacional, e na nossa imprensa, a legítima e incontestável filial da Gestapo em terras tupiniquins.

Vai nessa.

Clique aqui para ver porque a imprensa prefere que sejamos sempre de Terceiro Mundo.
Clique aqui para lembrar que o Le Monde também já havia escolhido Lula.
Clique aqui para ver FHC levando "tapas" em entrevista na BBC.
Clique aqui para lembrar que o FT também escolheu Lula com um dos mais da década.
Clique aqui para se divertir com uma global deixando escapar que Lula vencia.
Clique aqui para ver que nem Serra defende FHC.
Clique aqui para ver o "sucesso" de José (quem?) Serra no carnaval do nordeste.
Clique aqui para ver Serra e ACM Neto de mãos dadas em Salvador.
Clique aqui para ver algumas diferenças entre a imprensa brasileira e a de fora.
.

.

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

LE MONDE: LULA TINHA RAZÃO

.
Claro que jornais como a Folha ou revistas como a Veja não teriam a sensatez de dizer o que o Le Monde, da França, disse. Aqui essas coisas chegam na forma de notinhas escondidas no meio do informativo. Só pra não dizer que não "deram".

Por isso, cada vez menos, me informo pela imprensa brasileira. Pelo menos, não pela chamada "grande" imprensa. "Dá azia".

A partir do momento em que o jornalismo de um país (as grandes empresas, sejamos claros) escolhem por esconder a realidade em prol da eleição de um candidato por ela escolhido (os da direita), eu acho que é hora do boicote. Afinal, eles não estão interessados em mim, e sim, no que é bom apenas para eles.

.

Clique aqui para ver como se costuma distorcer uma notícia para atingir quem não se gosta.

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

SEM DISCURSO

.
Uma pessoa do meu convívio, muito próxima da cúpula paranaense do PSDB me confidenciou hoje, após uma breve conversa: se não tiver uma crise muito grave, qualquer crise, em qualquer área, até as próximas eleições, os tucanos saem derrotados já no primeiro turno. Serra, reconhecem os bicudos, está em seu teto de votos. Dilma só não passou porque muito pouca gente no interior e nas classes mais baixas, sabem que ela é a candidata de Lula. Mas quando souberem, serão favas contadas.

Por causa disso, me garantiu este colega, haverá um empenho muito sério das forças conservadoras em criar alguma crise. Seja ela qual seja. Ou seja, prepare seus ouvidos porque o Jornal Nacional, a Folha e a Veja farão das tripas coração pelo quanto pior melhor.

O discurso da oposição acabou, como se vê pelas manchetes dos veículos não engajados (leia-se não aparelhados pelo PSDB). O país saiu mais forte do que entrou, na crise. E muios setores nunca ganharam tanto dinheiro.

Como diz Paulo Henrique Amorim, byb-bye Serra, 2010.

.

KASSAB E O ZÉ CHIRICO

.
A coisa mais divertida de se analisar no discurso da direita brasileira, é comprovar a existência de uma peneira, que diferencia a promessa de campanha com a realização prática. Em se tratando da prefeitura de São Paulo, os buracos são imensos. Não só nas ruas (veja), mas em tudo.

Zé Chirico disse que não abandonaria a prefeitura no meio do mandato pra concorrer à governança. Óbvio que fez exatamente o contrário. Mesmo tendo assinado o compromisso em cartório (veja). Primeiro, mostra que com eles, contratos só servem para vender o país para estrangeiros e privatizar. Para mais nada. Kassab também prometeu uma série de coisas, como seu antecessor, e simplesmente desconsiderou tudo depois de eleito. Veja esta manchete do Yahoo Notícias. Alguém esperava algo diferente?

 
.

A POPULARIDADE DE FHC

.
Nem no Grupo Folha ( que diz que só o PT é corrupto) FHC é bem visto.



.

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

DISTORCENDO A PÁGINA PRINCIPAL

.
Os veículos de comunicação sabem que a maioria das pessoas só lê as manchetes. Especialmente em uma segunda-feira pela manhã, onde uma multidão avassaladora entra na rede buscando os resultados da rodada do final de semana, no futebol.

Por nenhum outro motivo o UOL (do Grupo Folha, o que acredita que só o PT é corrupto e o PSDB, santo) publicou a manchete aqui mostrada. Até as 6h da manhã, a chamada era escrita exatamente como o título da reportagem, "Governadores usam R$ 3,6 bi da saúde em outros gastos". Mas mudou o turno e provavelmente o editor das manchetes também mudou. Então, resolveram alterar para que a impressão imediata de que o governo que gasta a verba da saúde em outros campos é o federal, e não o dos estados, como diz a matéria.

O expediente é o mesmíssimo nas bancas de revista, onde sabem que a população (especialmente a mais pobre) dá apenas uma paradinha pra conferir os principais destaques. Chegam ao disparate de na manchete dizer uma coisa, e no miolo do jornal, outra totalmente diferente.

É essa a imprensa "isenta" que temos no Brasil. Ela não sossegará enquanto não tiver os SEUS ocupando o Planalto. E quando conseguir, se refestelará nas verbas públicas que já foram um dia, tão apetitosas.

Clique aqui para ver como a notícia é uma e depois na imagem para ver como é diferente da manchete.


clique para ampliar.


Clique aqui para ver outro exemplo de manipulação de manchetes.

Clique aqui para ler mais.

.

domingo, 13 de setembro de 2009

OSCAR DE MONTESINOS, HONDURAS

.
"Más duro con los golpistas!"

Veja a verve fabulosa do menino Oscar de Montesinos, 10 anos de idade, de Honduras, no palanque blasfemando contra o golpista Michelleti. Claro que a direita se horroriza, mas digam o que disserem, aquilo que o garoto fala não é mera decoreba (ao contrário dos papagaios de classe-média que tanto conhecemos, que reproduzem a revista Veja em suas opiniões de Gestapo).



.

sábado, 12 de setembro de 2009

OBAMA POPULISTA

.
Essa manchete saiu no UOL, do Grupo Folha (aquele que acha que só o PT é corrupto e o PSDB santinho). Obama pinta parede em projeto social em seu país, para dar o exemplo e estimular a participação.

Se fosse no Brasil, diriam que Lula é populista e que está fazendo demagogia.

Para nossa mídia costumeiramente ridícula, fazer caridade nos EUA é chique, no Brasil é esmola. É a mesma classe-média que viaja para o exterior para limpar latrinas na América, mas no Brasil, jamais trabalharia de garçom.

 
.

sexta-feira, 11 de setembro de 2009

LOOSE CHANGE: A TEORIA DA CONSPIRAÇÃO

.
Para muita gente, teoria da conspiração não passa disso. Teoria da conspiração. E como novamente estamos em 11 de setembro, convém assistir a este ótimo documentário, disponível no Google Vídeos. Você pode até não acreditar em tudo o que é dito nele, mas pense que só 5% for verdade, já verá que a história, como você a conhece, é muito furada. Tire uma horinha do seu dia para abrir seus horizontes.

A propósito, não tenha medo de levar a sério o que é dito no filme. Quem é familiarizado com os termos da realpolitik já sabe há muito tempo que isso tudo não somente é possível, mas praticado em larga escala pelas agências de espionagem (agências terroristas, diga-se) dos maiores governos mundiais.



Ou clique aqui para assistir Loose Change. Esta versão está dublada em português lusitano e legendada.

.

GLOBO X RECORD

.
A briga de foice entre Globo e Record nos oferece coisas boas. Se o povo brasileiro tiver um súbito ataque de coerência, perceberá que nenhuma das duas presta. Afinal, se esquecem nossos compatriotas, tanto uma como a outra, são empresas PRIVADAS que visam lucro. Muito lucro. Que vantagem levam elas, falando a verdade, qualquer que seja a tal verdade?

Vantagem nenhuma. Por isso, por meio de seu jornalismo (o produto considerado nobre de qualquer emissora pelo potencial manipulador de que dispõe) distorcem o que lhes serve e o que não lhes serve.

E desse fenômeno, NENHUMA televisão escapa. Seja ela uma rede nacional, seja ela uma reles repetidora local.

De todo modo, assista a esse pequeno videozinho de mais um round da briga das TVs e se delicie. Mas se for esperto mesmo, desligue a televisão a partir de agora. Ela não está aí pra te ajudar. Se quiser se informar, use a internet e aborte o jornalismo televisivo. Na internet você pode contrabalancear as notícias que saem por exemplo, no UOL (da Folha), lendo o que eles escrevem, e indo ao site da fonte para conferir se é isso mesmo. Já pela televisão, você passivamente escuta a mentira sendo dita, e não tem ninguém pra te dizer o contrário.




Clique aqui para ler outras notícias.

.

quinta-feira, 10 de setembro de 2009

SOUTH OF THE BORDER

.
O cineasta Oliver Stone é um homem de coragem. Especialmente porque seus filmes já não passam nos EUA, como seria razoavel, afinal, qualidade, não lhes falta. O que pega, especialmente para o governo estadunidense e para as distribuidoras que odeiam ir contra a maré oficial, é a ideologia de Stone.

Ele é um ex-combatente da guerra do Vietnã. Em razão do que viu por lá, fez ótimos filmes. E naturalmente, se declara contra a guerra. O que ocorre é que os EUA desde um século atrás, está SEMPRE em alguma guerra. Mas isso é outra história.

Stone teve muita fibra ao fazer o filme Comandante, retratando de perto do mega endemoniado (pela mídia, claro) Fidel Castro. Castro no fundo, é um bonachão e quem o conhece, sabe disso. Oliver Stone conhece e resolveu mostrar ao público.

Mas teve que se contentar com pouquíssimas salas de exibição. O filme é proibido nos EUA (apesar de não o ser oficialmente). A tal maior democracia do planeta proíbe a liberdade de expressão.

Depois de Fidel, Stone resolveu mostrar outro capeta anti-capitalismo. Retratou Hugo Chávez. Em um documentário mostrando outros 7 presidentes da América Latina (incluindo Raul Castro, de Cuba e Lula) ele faz um fiel retrato do que é o continente agora. Continente este, que por culpa exclusive de Bush, se distancia cada vez mais dos EUA.

Se seu inglês estiver mais ou menos, dê uma olhada neste trailer de "South of the Border" (ou, "ao sul da fronteira", como os estadunidenses costumam se referir mais notadamente ao México).

Aqui no Brasil, como vivemos numa democracia de verdade (onde um presidente empossado é aquele que ganha no voto), muito possivelmente haverá salas de cinema projetando o filme. E também, certamente, DVDs circulando nas locadoras em breve. Claro, isso se o governo americano não boicotar as distribuidoras que lançarem o filme ao redor do planeta. O filme é recente, está em exibição no Festival de Veneza. Festival aliás, que contou com a própria presença do ator principal do filme, ao lado do diretor.



.
Clique aqui para ver como é uma segunda-feira na redação do Globo.
Clique aqui para ver o que o Globo inventou sobre a bobagem da renúncia de Lula.
Clique aqui para ver que o Estadão distorce até a lei brasileira pra fraudar manchetes.
Clique aqui para ver a alienada mór, usando a mídia ao seu favor.
Clique aqui para ver mais momentos Caras.
Clique aqui para ver ainda outro momento Caras.
Clique aqui para assistir ao vídeo de Lula falando que levará banda larga para todo o país.
Clique aqui para ver que os adorados da Regina Duarte transformaram São Paulo na nova Atlântida.
Clique aqui para ver que os amigos da Regina ficaram sem discurso. 
Clique aqui e veja a futilidade de outra midiática. Mas esta, pertencente ao baixo clero.
Clique aqui para ver ótimo protesto contra a Globo feito durante uma intervenção ao vivo.
Clique aqui para ir à página inicial com a postagem de hoje. 
.

terça-feira, 8 de setembro de 2009

CHOQUE DE GESTÃO

.
Esta manchete do Terra simboliza o "choque de gestão" a que está submetido o paulistano. Mas é perda de tempo falar pois em regra, ele é igualzinho ao curitibano. Não vê um palmo a frente do nariz.


.

JORNAL NACIONAL

.


Ótimo artigo, publicado no Terra Magazine:


"Muitos leitores devem ter notado que a TV Globo passou as duas últimas semanas celebrando o aniversário de 40 anos do Jornal Nacional. Desde a sua criação, o telejornal global é, de longe, a principal fonte de informação de milhões de brasileiros.

Bonner e Fátima Bernardes fizeram questão de nos lembrar das tantas glórias conquistadas pelo JN e pelo jornalismo da emissora. Matérias intermináveis - intermináveis mesmo, de quase 15 minutos - exaltaram os feitos do telejornal. Os mais antigos repórteres (os que certamente melhor cumprem ordens do patrão) foram chamados à bancada e, ao vivo, recordaram as coberturas dos fatos que marcaram a história recente do país.

Telespectadores desavisados, desconhecedores de episódios importantes da vida nacional, talvez até tenham ficado com lágrimas nos olhos.

É fato incontestável que o Jornal Nacional consolidou-se desde a década de 1970 (estreou em 1969) como símbolo do poder das Organizações Globo. Com uma estrutura quatro, cinco ou seis vezes maior do que os telejornais de suas concorrentes, ainda hoje bota medo na maioria dos políticos, que temem ser alvos de abordagens, digamos, pouco simpáticas. Quando as menções são positivas, aí é só festa. Dá até pra pensar em vôos mais altos. Símbolo maior desse poder é o fato de seu lobista-chefe ser chamado de "senador" nos corredores do Congresso Nacional. Sem nunca ter sido candidato nem eleito para cargo algum, desfruta de poderes que nenhum parlamentar possui.

O JN tem todo o direito de comemorar o que bem entender. Aliás, a Globo é perita em se auto-promover. Já fez isso em diversas ocasiões e continua a fazer com competência, posando de defensora da cultura nacional e da liberdade de expressão, além da já manjada face "solidária" que os Crianças Esperanças da vida buscam construir.

O perigo iminente disso tudo é que, em um país pouco conhecedor da biografia de seus meios de comunicação, corre-se o risco de reescrever a história. O temor não se faz em vão: como historiadores cansam de afirmar, a memória coletiva muitas vezes é fruto do legado dos mais fortes.

Mas voltemos ao nosso tema. Como era previsível, o JN tratou de lembrar das tantas ocasiões nas quais noticiou fatos da vida política, econômica, cultural e esportiva do país.

Esqueceu-se, no entanto - e ao acaso isso não pode ser creditado -, de recordar os momentos em que o telejornal global foi ele mesmo sujeito da história.

Ficou de fora da retrospectiva, por exemplo, que o surgimento e fortalecimento da TV Globo deu-se a partir de um acordo ilegal com o grupo estrangeiro Time-Life, que foi inclusive objeto de CPI no Congresso Nacional.

Esqueceram de dizer que a emissora foi criada e se fortaleceu com o apoio decisivo dos sucessivos governos militares. E que seu jornalismo, em especial o JN, ignorou solenemente as torturas, os desaparecimentos e as mortes dos que lutavam contra a ditadura, como se não tivessem acontecido.

O resgate histórico deixou de lado a tentativa de ignorar o movimento pelas eleições diretas nos primeiros anos da década de 1980, assim como a participação da emissora na tentativa mal sucedida de fraude nas eleições para o governo do Rio de Janeiro, com o objetivo de evitar a posse de Leonel Brizola.

A memória seletiva igualmente deu conta de apagar a participação decisiva do JN na eleição de Fernando Collor em 1989, quando a emissora editou de forma canalha o último debate entre Collor e Lula, além de utilizar contra o candidato petista as acusações lunáticas de sua ex-mulher e o seqüestro do empresário Abílio Diniz.

Nos anos seguintes, de forma nem um pouco sutil, foi linha de frente na consolidação da idéia - hoje comprovadamente furada - de que o neoliberalismo e a privatização de empresas estatais eram o único caminho a seguir, impulsionando a eleição e reeleição de FHC à Presidência.

Há ainda uma série infindável de episódios mais recentes que poderiam ser acrescentados à lista, como a cobertura favorável ao tucano Alckmin nas últimas eleições presidenciais. Ao contrário de outras tentativas, a tática não deu certo, graças à multiplicação das fontes de informação e, quem sabe, ao aumento da consciência política das classes menos favorecidas.

Fato é que, ao longo de toda a sua história, a Globo consolidou-se como os olhos e ouvidos da atrasada elite brasileira, cerrando fileiras contra movimentos sociais e quaisquer políticas distributivas. Em Brasília, seu "senador" é sempre recebido com afagos. Tapetes vermelhos se estendem aos seus pés. E assim, políticas que visam democratizar as comunicações do país são enterradas antes mesmo de nascerem.

É normal, compreensível até, que o JN tente recontar a sua própria história. O que não pode acontecer é que a história não contada por ele seja esquecida por nós."


Diogo Moyses é jornalista e radialista especializado em regulação e políticas de comunicação, pesquisador do Idec - Instituto Brasileira de Defesa do Consumidor e autor de A convergência tecnológica das telecomunicações e o direito do consumidor
.

segunda-feira, 7 de setembro de 2009

SARKO E LULA

.
.
Mais de uma vez me perguntaram se eu procuro ser isento neste blog. Digo que sim, mas que é tarefa de Hércules porque nossa imprensa e nosso grupo político de direita, não nos deixam saída. É como alguns humoristas dizem a respeito do país com a piada pronta. A crítica política também está pronta. Você não precisa se esforçar muito.

Seria tão bacana se tivessemos que procurar bastante pra encontrar a estupidez da direita brasileira e da imprensa nacional. Mas não precisamos. Basta abrir qualquer jornal que se auto-proclame "grande" para ver como funciona a mente mesquinha da chamada "elite" brasileira. "Elite" da qual faz parte esta mesma mídia, que se entristece por ter sido obrigada a largar a magnânima teta da verba pública, com a saída do tucanato do poder federal.

Hoje, no 7 de setembro, dia da independência, deram demonstrações fantásticas disso que eu digo, os governadores Aécio Neves e José Serra (coincidentemente ambos do PSDB). Nenhum dos dois compareceu às comemorações em seus estados. Tinham medo de receber vaias. E as receberiam, com certeza.

Mas ninguém estranha. Todos os do povo sabem que essa estirpe de gente, não liga para o que seja brasileiro. Eles se dão muito melhor no 4 de julho americano.

Na outra ponta, Nicolas Sarkozy visitou o Brasil providencialmente no Dia da Pátria para anunciar um grande negócio onde o Brasil compra aviões militares franceses e a França, compra aviões de militares de outra espécie, brasileiros. Ainda haverá um trabalho em conjunto para a construção no submarino nuclear nacional.

Assim, este 7 de setembro deve ter sido muito difícil para um certo Don Fernando, o que se vangloriava de ser amigo de Bill Clinton. Ao contrário de Midas, tudo o que ele (Don Fernando) toca, vira "m". Dizem por aí que sua dor de cotovelo anda demasiada. Não deve ser verdade, claro.

É o país da crítica pronta. Não tem como ser isento.

Que dó!

.

LULA 7 DE SETEMBRO

.
Repare na diferença entre o que esse homem fala e o amontoado de lixo que você cresceu ouvindo, onde diziam, o Brasil era um país de inúteis.



Clique aqui para ver porque a imprensa prefere que sejamos sempre de Terceiro Mundo.
.

BRASIL COMPRA ARMAMENTO DA FRANÇA

.

Clique aqui para a versão atualizada deste texto, da escolha definitiva do Brasil pela França.

O governo brasileiro assinou acordo para o reaparelhamento das forças armadas com a França. Disso, se extraem 3 coisas.

A primeira é que não assinou com os EUA, um aliado que poderia ser natural, porque eles não transferem tecnologia. Ou seja, a manutenção e a reinvenção só poderiam ser feitas pelos americanos. Isso, óbvio não interessa a um país que pretende ser independente militarmente.

Vale a pena notar que o Presidente Barack Obama pediu textualmente para o Congresso de seu país, afrouxar as regras da transferência tecnológica. Mesmo assim, seria apenas pra inglês ver. Ao Brasil, não interessa.

E ser militarmente independente significa socialmente independente. Basta olhar os apuros por que que passam os países sem armamento na mão das grandes potências, especialmente dos EUA.

Segundo, se extrai que isso é mesmo um recado para os EUA. Já foi o tempo onde aqui se mandava. Logo no começo do governo Lula, eles barraram a compra de armamento russo. Mas naquele tempo o Brasil ainda não tinha a força que tem agora. Depois, graças a brilhantes estratégias no intrínseco xadrez diplomático jogado por Lula e por Celso Amorim, o país foi soltando as amarras. Bem diferente de quanto Celso Lafer tirava os sapatos pra entrar na América, sob as ordens de FHC que sempre pregou em seus escritos, que o caminho correto para o Brasil seria a dependência comercial dos EUA. Basta ler o que ele escreveu. As palavras escritas o perseguirão pela vida toda.

A terceira é uma incompreensão. Por qual razão os militares brasileiros, mesmo assim odeiam Lula e o governo de esquerda? Ora, eles sabem muito bem o quanto pastaram nas mãos da direita brasileira, que desmantelou o exército de maneira patética a ponto de decretar o meio período de trabalho para "economizar" dinheiro, e não dar aumento nos soldos das forças armadas. Assim, tiravam sua auto-estima e os colocavam em submissão. Esta para mim, é a dúvida mór. Os militares são espertos e conhecidos por sua sagacidade. Por que é tão difícil somar dois mais dois e perceber que seu ódio contra a esquerda é infantil e desnecessário? Ademais, os militares podem ter todos os defeitos, mas são patrióticos. Nossa direita não, ela é entreguista. Basta olhar a forma vassala pela qual FHC comandou este país por 8 longos anos, oferecendo de graça o patrimônio nacioal conseguido a duras penas no país, pela infra-estrutura construída especialmente pelos integrantes da caserna. Inclusive e especialmente a Petrobrás que quase foi privatizada.

É uma questão para pensar na cama.

Clique aqui para saber que o que Boris Casoy fez é crime previsto no Código Penal.
Clique aqui para ver que o Brasil também comprou armamento da Rússia.
Clique aqui para ler sobre a mídia partidarizada do Brasil e a quem ela serve.
.

sábado, 5 de setembro de 2009

ISRAEL

.
Aproveite porque você não verá esse tipo de cobertura muitas vezes na sua vida. Repare no texto do Terra que em nenhum momento diz que Israel estava "retaliando" contra alguma ação dos palestinos. Provavelmente a mesma foto divulgada pela Folha ou qualquer outra porcaria midiática nacional (ou ocidental), faria questão de ressaltar o caráter "coitadinho" do estado terrorista israelense. Estado este que só revida os ataques, nunca mata alguém a troco de nada.

A verdade é que ficaria difícil acreditar que os agricultores que foram baleados pudessem estar oferecendo realmente algum perigo aos tanques e aviões israelenses.


.

sexta-feira, 4 de setembro de 2009

A SUÁSTICA DO HIGIENÓPOLIS

.


Circula na internet uma "mentira deslavada" de um certo candidato à presidência do Brasil, que por odiar pobres e nordestinos, promoveu cacetasso da polícia na favela de Heliópolis. Naturalmente promoveu cacetasso pois sabe que o povo de lá, nunca transferiu seu título de eleitor e consequentemente, não poderia votar nele nem que quisesse.

Aqui o candidato é interpretado por Bruno Ganz e ao contrário do que diz o texto final do filminho, qualquer semelhança entre as ideologias mostradas na película e a do regime da suástica, não são mera coincidência. Não são porque beberam na fonte de outros magos inspiradores de um certo partido "democrático" brasileiro com ramificações fortíssimas no sul e no nordeste do Brasil. 

Clique aqui para ver onde estão sendo jogados alguns dos alagados de SP. 
Clique aqui para ver outro filminho de Serra, desta vez com a "atuação" de Homer Simpson.
Clique aqui para ver como é fácil fazer Serra perder as próximas eleições.
Clique aqui para ver que o UOL (da Folha) esconde que o pior ano de Lula, é melhor que os 8 de FHC.
Clique aqui para ver que o mesmo UOL que protege o Serra, protege o Arruda.
..

quinta-feira, 3 de setembro de 2009

PROTÓGENES NO PCdoB

.

A ida de Protógenes Queiroz para o PCdoB foi uma escolha sensata. O partido, aliado de todas as horas do Presidente Lula sabe ser crítico sem ser panfletário. No PCdoB não vemos incendiários como Heloisa Helena, Babá, e tantos outros que inclusive continuam no PT, como Eduardo Suplicy et caterva. Em verdade,estes senhores que participam e estimulam os novelões da midia querem apenas garantir o próximo pleito. Há tempos Suplicy deixou de ter atitudes responsáveis na política. Quase ficou de fora nas últimas eleições e sempre que pode, aparece na imprensa vestindo sua roupa de "sensato" tribuno romano, o eterno "político honesto e sonhador" por quem tanto temos anseios.

Ocorre que não condiz com a realidade prática, não coaduna com o papel verdadeiro que precisamos ver em um político. Na realpolitik as coisas são bem mais sérias. Não se conquistam coisas importantes subindo na Tribuna e tecendo uma ladainha. Política é um xadrez complexo que precisa de gente abnegada. Para o bem ou para o mal. Os aguerridos canastrões da direita, cumprem exemplarmente seu papel. Vão para a frente dar a cara pra bater, defendendo o ponto de vista de seu partido. Você pode até não gostar deles, saber que são canalhas, mas há que se verificar que são sensatos com o que defendem.

Já esses vestais alienados, HH, Cristovam Buarque (o insosso ex-Ministro que nada fez enquanto esteve à frente do Ministério da Educação na primeira leva de nomeações de Lula, mas saiu atirando como se fosse dos outros a culpa por sua incompetência), ou mesmo o respeitável e erudito falecido senador Lauro Campos (que não era panfletário nem desonesto, apenas ingênuo. Porém, de uma ingenuidade mais "honesta" do que a de Suplicy), em nada contribuiram com os grandes programas defendidos pelo PT, pelo governo e sua base aliada. Alguns deles sacrificaram a coerência em troca de uns miúdos apreços na próxima votação. Outros pagarão caro por isso. O ex-marido de Marta Suplicy (hoje entendo porque ela o deixou) será um exemplo, que, terá sérias dificuldades em se reeleger daqui quatro anos. O povo não é tão besta a esse ponto.

Já Protógenes, o odiado pela mídia ensandecida, escolheu um lugar coerente para se aninhar. As críticas no PCdoB são feitas onde devem ser, entre quatro paredes. E se fizerem parte da minoria, se calam e votam com o partido. É isso que se espera de um político sério e comprometido.

Está super fora de moda, infelizmente, mas o político decente é aquele aos moldes de um soldado. Vai para o front de batalha lutar por uma causa que acredita ser boa, e está disposto a dar a vida por sua crença.

Na minha opinião, o mundo que precisamos construir com uma sociedade mais justa, não perderia em nada se sumissem do cenário, figuras como Heloisa Helena, Buarque, Suplicy e tantos outros. Eles são pagos (e muito bem pagos) para defender uma causa e não para garantirem a gorda aposentadoria de congressista.

Leia aqui a entrevista do delegado Protógenes, a respeito de seu ingresso no PCdoB.
.

quarta-feira, 2 de setembro de 2009

PRÉ-SAL

.

Lula fala sobre o pré-sal. A diferença da intenção do que fazer com o petróleo de um governo de esquerda em relação a um governo de direita, é brutal.

Enquanto o PSDB e o PFL (ops, DEM) fazem gritaria através de sua mídia servil para privatizar nossa riqueza, vender toda a descoberta do pré-sal. Hoje é diferente. E se tudo continuar assim, como já previsto aqui mesmo e em outros lugares, o Brasil será a quinta economia do mundo em poucos anos.

Mas não se iluda. Tem muita gente querendo impedir que isso aconteça.

.

terça-feira, 1 de setembro de 2009

PRIVATIZAÇÃO, PRÉ-SAL

.
O PSDB e o DEM não surpreendem quando tentam sabotar qualquer coisa proposta pelo governo que venha a favorecer a nação brasileira e seus cidadãos. Afinal, oriundos da elite mais cachorra que já governou este país, eles estão aí para isso mesmo, não deixar pedra sobre pedra. Estão aí pra vender tudo o que for possível. Naturalmente, ganhando gordas comissões com isso pois nenhuma outra laia de pessoas conseguiu entender tão bem o que disse Milton Friedman no Consenso de Washington, "não existe almoço grátis".

Quase surpreende o PPS, que diz ser socialista (só no nome), fazer a mesma coisa. Mas é tudo balela e não passa de uma sigla de aluguel crianda no vácuo da débácle soviética, por seu mercenário mór. Os "ex-comunistas" do PPS envergonham a esquerda de qualquer país.

Assim, vão se unindo (em verdade, nunca estiveram separados) aos demo-tucanos para tentar privatizar o pré-sal.

Em se falando de esquerdas vendidas, até me admira que o PSOL não esteja junto, em sua ânsia de criticar absolutamente tudo o que faça o governo Lula. E na outra ponta logo, logo, Marina Silva e seu remodelado (pensa ela) PV também estarão tagarelando alguma tolice baseada no meio-ambiente, para travar o pré-sal.

Marina, desconfio eu, não se deu conta que está a 3 minutos de virar a nova bucha de canhão da campanha de José Serra. O PV é o novo PPS.

E é assim, de golpe em golpe, de pilantragem em pilantragem, que sobrevive a política brasileira.

 
.