terça-feira, 5 de outubro de 2010

MARINA: SABÃO NEUTRO NÃO LAVA MAIS BRANCO

.

Lula sempre dá exemplos práticos e acessíveis para que o povo entenda o que ele está falando. Ao contrário de "outros" que mais do que serem compreendidos, queriam ser temidos. Assim, colocavam um fosso medieval entre seu diálogo em francês ou inglês (macarrônico, diga-se) e o zé povinho.

Para compreender era preciso baixar a ponte levadiça que impedia que a plebe chegasse perto do rei. E como isso não era feito nunca, deu no que deu. Um plano econômico bem feito (inventado no governo de Itamar e apropriado pela turma do PSDB como se deles fosse), e mais nenhuma realização relevante. Era o tal cantor de um só sucesso.

FHC foi para o mundo político o que Biafra foi para a música brasileira nos anos 80. Fez uma única coisa relevante.

Opinião minha, claro.

Mas falei tudo isso pra reclamar novamente da postura de Marina Silva. E da imprensa.

Primeiro a imprensa, que trata o eleitor como imbecil. Para ela, o zé povinho não tem capacidade alguma de escolher nada. Terá que ir onde os poderosos mandarem. Ou seja, não mudaram uma vírgula seu pensamento retrógrado e preconceituoso. "O pobre que se exploda, eu quero é me arrumar" foram as palavras sábias de Justo Veríssimo, o personagem do ex-marido de Zélia Cardoso de Mello, o Chico Anysio. Chico sintetizou o pensamento da tucanolândia. Governos exclusivistas que sobrevivem de factóides. Sempre consideraram que o que valia mais era a imagem e não o que realmente era feito.

Lula veio e quebrou o paradigma. Adicionou aos 30% naturais de votos que o PT sempre teve, aqueles eleitores que perceberam que alguma coisa estava sendo feita. A tucanolândia por outro lado, sobrevive do mesmo. Seus 30% se baseiam em um país de mentira que era piada internacional  FHC e o imprensalão se baseavam na suposta amizade que Clinton tinha com ele. Bem que percebemos como essa amizade ajudou o país.

Depois disso tudo, eis que surge, como fruto único de uma estratégia de marketing, uma senhora chamada Marina Silva. Marina seria outra maria-ninguém a concorrer ao Planalto se o imprensalão não tivese se dado conta que ela era o fiel da balança. Uma candidata honesta (para os padrões de um político, ressalte-se) sem muitos calcanhares de aquiles que poderia ser moldada de acordo com o que se fosse imaginando que o povo queria ouvir. Como o passado de Marina é restrito aos que entendem de política e a sua boa atuação como Ministra, ela era a atriz ideal para aparecer em uma superprodução. Marina foi o Mestre dos Magos da política brasileira. Por fora um velho bonzinho, por dentro, aquele que impedia os meninos da Caverna do Dragão, de voltarem pra casa.




E aqui não se deixa de reconhecer as qualidades desta senhora, que sem dúvida, são muitas e imensas. Sem nenhuma margem pra erro, ela seria uma Presidenta muito mais honesta com o povo do que jamais poderia ser o José Serra.

Mas estamos falando da realpolitik, não de devaneios e de sonhos. Marina só chegou onde chegou nas eleições, porque precisavam dela. Não havia meios de inflar a imagem de Serra. Seu bom mocismo se esgotou  em todo lugar, exceto em São Paulo, seu curral eleitoral. Serra não convence o resto do planeta especialmente porque representa valores ultrapassados, que até a meca do conservadorismo já abandonou sob os votos de Obama.

Marina teve seus 15 minutos de fama, agora o que fará?

Vai ficar neutra? Ela sabe, pegando carona nos exemplos simples de Lula, que o sabão neutro não lava mais branco. O sabão precisa cumprir o que prometeu na propaganda.

Ela sabia que não iria para o segundo turno, mas insistiu em continuar com seu discurso vazio, porque não passou de uma marionete da direita. Marina fez o jogo tucano e chego a me questionar se ela realmente se dava conta disso.

Serra mesmo já reconheceu exaustivamente esta semana, que o PV sempre foi seu aliado.

E Marina vai ficar neutra? Ou ela vai pender pra onde seu partido mandar? Se for, estará absolutamente descredibilizada ao apoiar o sistema de governo de Serra e de FHC que ela tanto criticou e combateu em sua luta política.

Se ela ficar neutra e seu partido apoiar Serra, será a prova de que o PV não passa de uma legenda de aluguel e que Marina na verdade, nunca significou absolutamente nada a mais do que uma simples peça de propaganda política.

Marina só poderia em nome da lógica, apoiar Dilma. Mesmo com ressentimentos porque afinal, ela saiu atirando do PT. E foi o PT quem a projetou para o mundo. Foi Lula quem a conservou em um dos Ministérios mais visíveis de seu governo até que um brilhante estrategista político chegou em sua orelha e disse que ela "poderia mais".

Ela gastou seu cartucho em uma roubada. Mas ainda tem tempo de não cometer o mesmo suicídio político de Heloisa Helena, que se elege no máximo, para vereadora em Maceió.

Marina Silva virou a Marina dos Magos, aquela que impediu o povo brasileiro de voltar para casa são e salvo. Agora vai ter que se explicar perante a audiência


Clique aqui para ver que se descobriu que Serra tem Alzheimer.
Clique aqui para ver que Marina é um produto transgênico.
Clique aqui para ver o náipe dos emails que circulam na internet.
Clique aqui para ver que o PSDB acha que Lula despreza FHC.
Clique aqui para ver Dilma esculachando a Folha.
Clique aqui para ver que como FHC, Serra também foi professor de Deus.
Clique aqui para ver que FHC surrupiou obra de um colega e disse que era dele.
.

8 comentários:

Anônimo disse...

Agora é hora do livro NOS PORÕES DA PRIVATARIA. É a vez do Amaury botar a tropa na rua e acuar esta tucanalha.

Ou ele faz agora ou, em março, não terá mais nenhuma importância e vai cair no esquecimento como outras denúncias que já foram feitas, inclusive o livro do Aloysio Biondi, O Brasil Privatizado, lembras ? Fala muito e ninguém acredita. Nem a dr Curreua (?) ! Nem o Dantas, nem o STF.

Ou ele faz a parte dele para um Brasil melhor, ou será conhecido como aquele que poderia e mijou pra trás ! Um borra -botas ou um lesa-pátria como o Serra e o FHHC. Será igual a eles.

Unknown disse...

Já que insistem em misturar Política com Religião, pergunta q ñ quer calar:
- Será que Deus apoiaria um Governo que tirou milhões de brasileiros da míséria ou um Governo que colocou esses brasileiros lá ?

TWITTER - @andrequimico

Leia também "Eleitores da Marina" em:
http://andrequimico.blogspot.com/

Anônimo disse...

kkkk...Votei na Marina..e vcs Dilmaniacos estao morrendo de medo do nosso voto , né? kkkkkkk...ah qui delicia !!! Meu Pais chama-se Braisl e nao Lula da Silva !

Anônimo disse...

kkkk...Votei na Marina..e vcs Dilmaniacos estao morrendo de medo do nosso voto , né? kkkkkkk...ah qui delicia !!! Meu Pais chama-se Brasil e nao Lula da Silva !

Anônimo disse...

Sou eleitor da Marina..e é bom puxar o nosso saco!! Agora q vcs cairam na Real e baixaram a bolinha...

Roberto Hobold disse...

Prefiro acreditar que Marina é ingênua, pois aí há salvação. Se ela não se cuidar, seu destino será o mesmo de Heloísa Helena. De qualquer modo, é ingênuo pensar que os votos que foram dados a Marina vão para um único candidato. Tenho conhecidos que agora vão votar no Serra, e outros que vão votar na Dilma.

Anônimo disse...

Nossa, que infelicidade ver esse artigo agora... A Dilma está eleita, acredito que entre as duas únicas opções, era a menos pior: entre privatizador e assassina, fico com a assassina, que pelo menos "defendeu" um ideal. Mas daí a difamar a Marina Silva... É demais, hein! É certo que, como todos os outros, ela necessitou de muitos favores para chegar onde está... Mas uma mulher que fez parte da maioria excluída desse nosso Brasil, que lutou para estudar e baseou sua vida em lutas, ao meu ver, poderia ter disputado um segunto turno. VOTEI EM MARINA SIM! Melhor um sabão neutro que um sujo, cheio de podridão escondida, que não sabe se lava ou se é lavado, né Dilmaníacos? Espero que militantes como vocês, que com certeza deram uma "lidinha" na história política dos páis, decoraram nomes e saem falando porcaria por aí, continuem a idolatrar a deusa Dilma, em vez de ir trabalhar com honestidade e cara limpa e realmente batalhar pelo nosso país.
Eiiii povinho! De POBRES desse tipo que o Brasil precisa se livrar!
Ass.: colocar meu nome aqui: Jamais... Seria esquecer que o vice da deusa de vocês tem uma pequena relação com grileiros, né, pessoal?

Gabi disse...

a marina, na verdade, só fez o que o eleitores dela sugeriram que ela fizesse [inclusive eu e a minha irmã, que votamos nela]. no site que ela mantem, quem é inscito pôde opinar à vontade, a torto e a direito sobre os passos que ela deu na campanha. era isso o que ela queria dizer com famosa frase "a sociedade é quem vai decidir".

gostei MUITO do texto. coerente denro das tuas convicções e sem fanatismo. e o serra - ou "zé" [piada! HAHA]... é o candidato menos carismático da história das eleições.