sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

ALAN SHORE

.

Existe uma série de televisão produzida pela cadeia americana ABC, chamada Boston Legal que eu gostaria de recomendar. No Brasil ela é transmitida pela FOX sob o infeliz título de "Justiça sem Limites".

Não foram poucas as vezes em que me peguei pensando que não era possível que roteiros como os desta da série pudessem ter sido produzidos por cidadãos norte-americanos. A lucidez é imensa. Eu não tenho dúvida que Alan Shore, o personagem líder do seriado (vivido por James Spader), foi um dos principais responsáveis pela derrota dos republicanos nas últimas eleições de seu país. Fico feliz em saber que mesmo sob a total alienação e subserviência das grandes redes de TV da América do Norte, esta série já esteja em sua quinta temporada. Não deixa e der um mérito bárbaro para a rede ABC.

Significa dizer que quando ela começou a ser exibida, o mundo ainda vivia os horrores da primeira administração de George "Butcher". É uma série de comédia dramática com um conteúdo fortíssimo de esquerda que denuncia cruamente, por meio do discurso sempre ácido e ferino de Shore, as incongruências deste país que sempre gostou de se proclamar "The Homeland of Freedom".

Achei perdida no YouTube uma montagem (um tanto amadora em termos estéticos, mas de grande coerência ideológica), sobre um dos "encerramentos" do advogado Alan Shore no tribunal. Reflete o meu pensamento e o de muita gente da nossa estirpe, que vive em todos os lugares do planeta, que apesar de tudo, de todos os "senãos" que possam estar por trás da vitória de Barack Obama, ficou extremamente feliz com a saída do Açougueiro de Washington do poder.

O discurso é em inglês e infelizmente não vem legendado.

.




.

Nenhum comentário: