domingo, 28 de dezembro de 2008

BALÃO DE ENSAIO

.

Rememorando a pergunta que fiz ao Governador do Paraná, Roberto Requião, certa vez durante uma entrevista:

"Governador, o que o senhor acha da possível candidatura de Fulano de Tal ao Governo nas próximas eleições?"

Ele, com toda sutileza que lhe cabe, me disse de maneira objetiva: "Bobagem. É uma candidatura balão de ensaio. É o famoso se colar, colou"

Como de fato pude perceber posteriormente, o Fulano de Tal sequer chegou a concorrer. Ele simplesmente deixou vazar num certo segmento da imprensa (que pertencia a ele) que gostaria de pleitear o cargo mas que só o faria se fosse escolhido pelo partido. Esta aliás, outra grande bobagem costumeiramente proferida pelos políticos.

Como notou que não houve o menor entusiasmo popular acerca de sua pretensa volta aos estábulos, não se delongou com a falação.

Daí me veio à mente a ladainha da imprensa direitóide sobre o suposto apoio do Presidente Lula ao Governador Aécio Neves na corrida de 2010. Na época eu ainda me dispunha a dizer aos incautos que essa não era uma hipótese. Lula pode não ser um radical de esquerda e nem ter diferenças enormes para com a cria de Tancredo. Porém, Lula é um homem de partido, ou no mínimo, é um homem de coligação.

O que se passou é que naturalmente, era a vontade de nossa mídia psdbista. Isso porque na época Lula nem tinha os 84% de aprovação de que dispõe agora. Mesmo assim, queria tratar de fazer o lulismo sem Lula, que prossegue até hoje. Sabedores da boa imagem do Presidente apesar das porradas constantes, não podem conviver com a idéia de ficarem longe do poder por mais 8 anos. Por isso, não se furtam a lançar todas as tolices possíveis e ir vendo qual delas vai pegar. E como nossos amigos não se conformam com a idéia de estarem afastados do Planalto por mais um longo período, perdem até os escrúpulos em sacrificar sua legenda predileta, a dos tucanos.

Segundo a versão circulante, Lula apoiaria Aécio se ele deixasse o PSDB e fosse para o PMDB.

Como esse factóide não grudou, tornaram a debandar todos novamente para o lado serrista da sigla, afinal o bom filho à casa sempre retorna.

Nesse meio tempo, para minha diversão, o torneiro mecânico vai quebrando paradigmas e deixando careca nossa imprensa "cantanhêde". Vou prestar atenção nos próximos balões de ensaio que as "Folhas" trarão com exclusividade.

.

Nenhum comentário: