sábado, 20 de dezembro de 2008

FALTOU PAUTA?

.

Existe uma máxima na imprensa que versa a respeito da ausência de pauta. Se você não tem sobre o que falar ou escrever, sempre pode inventar uma crise entre os três poderes, uma sondagem de um jogador de futebol por um clube qualquer ou um assassinato não resolvido pela polícia. E se mesmo assim nada surgir, pode sair com a seguinte frase feita: "fulano NEGA não sei o que". Ou seja, se ele está se apressando em negar, é porque tem culpa no cartório.

Mas se você é de esquerda e escreve um blog como esse, sempre tem a alternativa de procurar pauta no sítio de pessoas "inteligentes". Daí é facil. Basta criticar o que esta "sapiência" falou ou fez e pronto, já tem uma pauta.

Por isso sempre recorro ao sábio Olavo de Carvalho. No país da piada pronta (do José Simão) ele é ótimo em abastecer de besteirol os mais abrangentes gostos de escrita.

Hoje eu me permito falar sobre a recorrente ladainha deste homem sobre a nacionalidade do Presidente eleito Barack Obama. Como se isso fizesse alguma diferença no mundo em que vivemos. Ele certamente (ele e mais algumas almas) preferem um legítimo americano a nos esfregar a bota, do que um havaiano, queniano ou sei lá o que.

E mesmo quando seus argumentos não batem, ele não desiste. Vejam este parágrafo de pura enrolação quando ele desdiz o que disse textualmente em data anterior:

"P. S. - Como eu escrevesse aqui que a certification não serve de prova de identidade nem mesmo para se obter uma carteira de motorista, dezenas de almas santas procederam a “verificações objetivas” e anunciaram que sou um mentiroso, que as certifications são aceitas em todos os departamentos de trânsito dos EUA. Há pessoas que, se você não lhes explica tudo tim-tim-por-tim-tim, não perdem a oportunidade de não entender nada e de brandir sua própria inépcia como prova de que esmagaram você num debate. Eu nunca disse que as certifications são rejeitadas: eu disse que, por si, não servem. E não servem porque todos os documentos apresentados para carteira de motorista são obrigatoriamente sujeitos a verificação. Não sendo a certification uma cópia do registro original, e sim um atestado de que o registro existe, só há uma maneira de verificá-la: comparando seus dados com o registro – é este, não a certification, o documento decisivo." (veja aqui)

Então esta é minha dica. Se não tiver nada pra falar, apele pro Olavo. Ele é um manancial inesgotável de tolices para serem criticadas o tempo todo. E com um plus. Ele adora!

.

Nenhum comentário: