quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

POLÍTICA: É MAIS COMPLEXO DO QUE VOCÊ IMAGINA

.

Vejo muita gente nas ruas imaginando que a aprovação do Presidente Lula garante o passaporte para a eliminação permanente da direita no Brasil. Desta direita que nos levou da oitava para a décima-quinta economia do mundo, que jogou nossos indicadores sociais no lixo, que enterrou a saúde e a educação públicas para privilegiar os amigos do rei com seus cartéis bilionários que perfazem boa parte das cadeiras do Congresso Nacional.

Para essa gente que acha que por causa da aprovação de Lula podemos ficar tranquilos, que ele fará seu sucessor, é bom ficar atento pois nossa "grande" imprensa age sempre na surdina. Se passando por isenta, aquela que apenas mostra os fatos.

Quantas vezes eu ouvi pessoas dizendo (e realmente acreditando nisso) que a Globo estava do lado do Lula pois não "impediu" que ele ganhasse as eleições?

Ora, não se deixem levar por esse discurso. Nossa mídia é extremamente editorializada, não existe espaço para isenção, para a notícia pura e simples. Ela é prostituta, manipula inclusive dados sobre a criminalidade para derrubar um governador e eleger outro. Ela não assume sua cara.

E sim, é mais do que absolutamente verdadeira a tese de Eduardo Guimarães que esta quadrilha da qual faz parte a direita racista brasileira, levaria o Brasil ao caos para estar de volta ao poder. Ou por acaso o Brasil não estava no caos em seu governo? Como era nossa economia, nossa indústria?

Como era nossa educação? Como eram os financiamentos para casa própria? E os subsídios escolares para a baixa renda? Para quem não se lembra, eram quase inexistentes. O financiamento imobiliário estava disponível para uma classe com renda maior, o pobre não se enquadrava naquela faixa de ganhos. Os financiamentos estudantís existiam de maneira tão tímida que fazia com que o desvalido oriundo da escola pública simplesmente não pudesse jamais estudar em uma universidade por não ter um salário compatível com os requisitos creditícios. Ou seja, tendo nascido miserável, ele morreria também miserável pois jamais teria a chance de sequer pisar verdadeiramente de graça numa universidade brasileira. Exceto se fosse para limpar seus banheiros.

Hoje, os incautos acreditam que isso se trata por esmola. Dizem isso claro, por não entenderem de economia. Não entenderem que foi esta mesma "esmola" que tirou os Estados Unidos da Grande Depressão em 1930. Que livrou a Europa e o Japão do pós-guerra da completa falência.

O que nem sempre nos damos conta, é que esse tipo de governo exclusivista que tivemos por tantos séculos sempre acalentou um projeto de poder muito específico, que só dava guarida aos que faziam parte do círculo. Exatamente como fez Bush nos últimos 8 anos; que quebrou toda uma nação, inclusive boas e fortes indústrias, para privilegiar apenas aquelas de seu interesse.

Se vocês têm interesse em morar em um país que não seja (de novo) motivo de piada internacional, prestem atenção às manobras desta direita violenta.

Ela é sagaz.

Política é bem mais complexa do que a gente pode imaginar.

.

Nenhum comentário: