terça-feira, 16 de dezembro de 2008

O BRASIL COMO ARTICULADOR EM SAUÍPE

.

No sítio do jornal global El País tem uma reportagem falando sobre o encontro em Sauípe. O que me chama a atenção é o último parágrafo. Ele diz assim:

"Aun así, y por el mero hecho de ser capaz de convocarlas, las cumbres de Sauípe pueden servir para demostrar la enorme capacidad de Brasil y de Lula en el nuevo panorama político global."

Notadamente, "a enorme capacidade do Brasil e de Lula em um novo panorama político global."

Ao contrário do que nossos jornais e nossas "Mirians" adoram dizer, a política externa do chanceler Celso Amorim não é "inexistente" ou ruim. Não. Ela é muito boa, por sinal.

É uma pena que tudo o que venha deste governo seja desqualificado por nossa "grande" imprensa. É um demonstração absurda de infantilismo como aquelas crianças que no futebol, ao começarem a peder, resolvem cancelar o jogo e levar a bola pra casa.

E quando não podem fugir do reconhecimento de que alguma coisa dá certo, precisam fazer uma ressalva. Daí colocam "especialistas" numa sala sóbria, com fundo escuro ou uma estante repleta de livros (passando a falsa impressão que de fato, eles lêem tudo aquilo) para dizerem, como cara de funeral que "não é bem assim, o governo está apenas te enganando".

Isso não é muito chato?

Convocam uma trupe de difamadores para espalhar e-mails absurdamente mal escritos e mal intencionados, para aparecerem nos programas de televisão ripando todo tipo de esquerda, analisando a economia nos jornais dizendo (e esperando) que o Brasil vai afundar, com um único e exclusivo intuito: preparar o país para receber de braços abertos o presidente José Serra, em 2010. Os Giannettis que estão aí, não me deixam mentir.

Afinal, ninguém é de ferro, né? A direita já terá passado 8 anos fora do poder. Tá na hora de fazer com que voltem...

.

Nenhum comentário: