sábado, 13 de dezembro de 2008

STALIN VISTO PELOS RUSSOS

.

Me deparei com um artigo que achei interessante no sítio da Al Jazeera. Ele fala sobre uma pesquisa russa sobre as figuras mais importantes de sua história. Em tradução livre, diz o seguinte:

-----------------

Um dos mais populares programas de televisão da Rússia perguntou quais seriam as figuras mais celebradas da história.

Com centenas de milhares de votos por e-mail, sms e telefone, Alexander Nevsky, um nome pouco conhecido por estrangeiros, emergiu em primeiro lugar até agora.

Nevsky foi um herói russo venerado como um santo.

Em segundo lugar, talvez o considerado favorito, veio Pedro O Grande. Contudo em terceiro lugar uma figura histórica que pode surpreender muitos fora da Rússia: Joseph Stalin.

Ele foi quem presidiu o assassínio de milhões de compatriotas, que enviou aos campos de trabalho forçado muitos para a correção de comportamento ou porque simplesmente, o desagradaram.

Ele dividiu familias e vidas e ainda é considerado por muitos na Rússia como um herói. Ele assegurou a vitória russa na Segunda Guerra, um momento definitivo na psiqué russa.

Ele transformou um país então rural, quase de substistência, em um gigante industrial com poder mundial.

Ele também influenciou o mundo como a figura dominante na Rússia por 31 anos.

A pesquisa termina em 28 de dezembro.

Alexander Lyubimov, o homem por trás do programa de televisão, há mais de 20 anos como âncora, acredita que o apoio a Stalin provém de uma campanha anti-establishment lançada por muitos jovens conectados à internet.

De toda forma ele aceita que muitos ao redor do país ainda reverenciam o ex-ditador.

Isso surpreende Masha Lipman da Promoção Internacional da Paz de Carnegie. Ela acredita que sua carreira como academica liberal (no sentido americano da palavra) a teria feito um alvo da política de Stalin.

"O que você vê com essa pesquisa é que os assassínios foram quase esquecidos. É como se não tivessem existido, não houvesse desaparecimentos ou campos de trabalho forçado", ela diz.

"As pessoas vêem apenas o herói de guerra, o reformador e esta é a versão que está começando a pipocar nos livros de história agora."

Al Jazeera perguntou aos russos nas ruas de Moscou o que eles pensam da lista de figuras históricas. Um homem disse. "Eu votaria por Pedro O Grande, Eu nunca poderia apoiar Stalin. Ele era mal".

Porém, uma jovem esperta é mais ponderada; ela diz que também acredita que Pedro O Grande irá vencer mas ela diz: "A Rússia precisa de alguém como o que Stalin foi em seu tempo, alguém que levasse o país para frente. Se não tivesse sido ele a promover aquelas coisas horríveis, outro teria feito".

É difícil encontrar estátuas de Stalin em qualquer parte da Rússia, atualmente. Contudo, em um canto de um quieto parque, está um cemitério das estátuas.

As estátuas que não são mais desejadas nas praças e nas ruas são levadas para lá.

Bem atrás está Joseph Stalin. Existem dois bustos dele; um é alto e imponente mas teve o nariz violentamente arrancado enquanto a outra, feita de mármore branco, parece ter sofrido pela exposição ao clima, parecendo agora abatida.

Stalin pode ter sido largado para trás e quase esquecido, mas esta pesquisa mostra que muitos acreditam que ele seja um verdadeiro herói russo.

Leia aqui no original.

------------

Eu acrescentaria que para ilustrar nossas mentes e ter uma visão alternativa sobre essa figura polêmica, seria bom dar uma lida no livro Stalin, Um Novo Olhar, de Ludo Martens (leia aqui o prefácio). O livro é parcial, não se nega, mas traz incontestáveis documentos históricos que desfazem boa parte daquilo atribuido ao antigo líder soviético.

.

Nenhum comentário: