sábado, 13 de dezembro de 2008

OS GAROTINHOS AMERICANOS

.

Esta notícia é mais uma da série "óbvio que não vai dar em nada", mas claro, sou brasileiro e não desisto nunca. Minha esperança morre depois de mim.

"A 6ª Vara de Fazenda Pública determinou a indisponibilidade de bens dos ex-governadores Rosinha Matheus, Anthony Garotinho e de outras 26 pessoas. Eles são acusados de desviar recursos do Fundo Estadual de Saúde por meio da Fundação Escola de Serviço Público do Estado do Rio de Janeiro (Fesp), empresas e organizações não-governamentais." (leia no Terra)

Mas tem um consolo, não estamos sós.

Quando eu era moleque, crescí ouvindo que o Brasil era um país de bananas e os EUA eram tudo de bom. Contudo, aos 13 anos de idade soube de um tal "Irã-Contras", aquele caso emblemático da venda ilegal de armas dos Estados Unidos ao Irã (apesar de apoiarem oficialmente Saddan Hussein na guerra Irã x Iraque) e com a grana, ajudarem os Contras na Nicarágua a derrubar o presidente democraticamente eleito, o sandinista Daniel Ortega.

Procurei mais informações em pouco tempo me contaram que por muito menos, um outro presidente americano tinha caído (Nixon), mas que nestes "novos tempos" que se aproximavam (a metade posterior dos anos 80), nenhum mandatário estadunidense seria deposto novamente por tramóias desta natureza.

Era um fato concreto. Os EUA continuariam fazendo o que quisessem e nada lhes aconteceria. Especificamente, nenhum político seria punido. E não faltaram deputados e senadores daquele país envolvidos em escândalos.

Ou seja, tanto lá como cá. Não somos só nós que levamos este péssimo costume.

.

Nenhum comentário: