sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

FIESP E CNI: ALGUÉM ESTÁ MENTINDO

.

Hoje ouví no rádio que o presidente da Fiesp e o da CNI afinaram o discurso. Ambos disseram que os juros altos eram pra outra conjuntura. Que eram pra uma época onde havia muita procura e oferta insuficiente. Isso serviria pra acalmar a inflação. Nisso, se referiram claramente ao período de dois meses atrás.

Disso posso extrair que eles achavam que a política de contenção da inflação estava correta, que ela era efetiva e funcional, já que afirmaram claramente que esta época de alta procura, já não existe mais, mas antes existiu.

Bem, então eu me pergunto, por qual razão eles buzinam há 6 anos na mídia onipresente que os juros altos são um absurdo, que isso desestimula a indústria e gera desemprego?

Significa que agora eles reconhecem que antes só não reajustaram descaradamente os preços por causa do empecilho dos juros?

Particularmente eu não concordo com juros altos, mas conhecendo alguns de nossos empresários, dá pra supor a razão.

Ora, eu ainda estou tentando entender por qual motivo, que não seja a pura especulação, bens duráveis como automóveis de motor 1.0 simplesmente dobraram de preço no período de 5 anos. Isso mesmo, dobraram.

Novamente cai a máscara dessa gente. Quem tem mais de 30 anos se lembra com qual facilidade certos setores da economia faziam a "festa" na época de inflação galopante.

Agora, posam de santos.

.

2 comentários:

Anônimo disse...

Por isso eu fico cabreira com o coro "Abaixem os juros" numa economia que não está em recessão. Se esta é a solução porque a solução dos países que estão em recessão é abaixar os juros?
Eles querem que entremos em recessão ou só sabem fazer o que os americanos fazem?
Eu não entendo nada de economia, mas, mesmo querendo, não dá para entender os economistas e muito menos os comentaristas de economia.

. disse...

Os mega empresários têm a simples intenção da aumentarem os preços, sempre, majorando sua margem de lucro. Com juros altos, isso se restringe. Sejamos honestos, essa balela de economia competitiva só serve para o consumidor, nunca pra els. Querem levar vantagem, sempre. Quantos aos comentaristas,bem, eles comentam na imprensa. E como é nossa imprensa? Sigo a mesma lógica que aprendí com 17 anos de mídia: a maioria é burra e desinformada. Uma outra parcela é mal intencionada e preconceituosa. Os bons e honestos, infelizmente, são a minoria da minoria.
Aliás, temo que infelizmente essa seja a lógica em qualquer profissão, inclusive na minha.